quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Fulano vem aí... Pra quê?

Flávio Azevedo
Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais (2020), já começou o tal do “fulano vem aí”. Afinal de contas: “vem aí pra quê?” Insisto na tese de que 90% dos candidatos a vereador não sabem como funciona o poder Legislativo. Metade deles nunca foi a Câmara Municipal. Aí eu pergunto: “farão o que lá?”. Eu sei o que farão: serão engolidos pelos mais experientes.

Além disso, por não conhecer a função do vereador, em campanha prometem mundos e fundos. A maior parte das promessas geralmente está fora da atribuição do vereador. Resultado: quando ganham acabam ficando com cara de mula, porque não poderão cumprir aquilo que prometeram. Mas a cobrança bate na porta. Com isso, o cara desaparece da casa do eleitor, do botequim onde viviam fazendo discurso inflamado, das mídias sociais... Simplesmente porque está com vergonha de procurar os eleitores e pedir desculpas. O caminho seria procurar o eleitor e dizer o seguinte:
– Eu vim aqui pedir desculpas, porque quando eu estava em campanha, eu falei um monte de bobagem. Eu não sabia onde estava entrando e, agora, que estou lá eu aprendi que a coisa não funciona do jeito que eu pensava. Aquele cara que eu tanto criticava não é o preguiçoso que eu pensava ser. Tem muita lei, muito rito, muito papel, licitação, prestação de contas, coisas que eu nunca imaginei. Emprego para todo mundo como prometi, não tem porque não funciona do jeito que eu pensava.

Como o sujeito não quer pedir desculpas e por estar do outro lado do balcão, ele passa a entender que o eleitor é pidão, chantagista e olho grande, o caminho mais fácil para se manter no poder é fazer caixa durante quatro anos para na próxima eleição comprar o voto da moçada que diz querer renovação, “porque está tudo errado e tem que mudar tudo”.

PS: em Rio Bonito, onde muita gente vive em Nárnia, quem pensa, fala e escreve essas coisas é "arrogante". Vamos acordar meu povo! Vote em quem reúne condições de te representar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário