domingo, 10 de fevereiro de 2019

Lixão da estrada de Cachoeiras dos Bagres é criticado por moradores

Flávio Azevedo
Entulhos jogados a beira da estrada de Cachoeira dos Bagres.
Fui marcado numa postagem da enfermeira, Vanessa Aguiar; uma das poucas pessoas que tenho visto fazendo seguidas reclamações sobre um assunto antigo que a Prefeitura Municipal de Rio Bonito insiste em fingir não ser com ela: o lixão da estrada de Cachoeira dos Bagres, uma agressão ao Meio Ambiente e às centenas de famílias que moram no perímetro. Na condição de morador de Rio Bonito, o mais irritante é o silêncio cínico e a postura de “não é comigo” que percebemos das autoridades municipais. Tem gente que faz biquinho e fica até de mal por conta das críticas direcionadas a administração municipal.

Já há alguns anos parte da população de Rio Bonito, sem ter onde jogar seus inservíveis (entulho, restos de poda de árvores, móveis velhos e resto de obra); despeja esse material na estrada de Cachoeira dos Bagres, atrás daquele esqueleto de alvenaria que seria a Faculdade Cenecista de Rio Bonito. Eu já fiz várias reportagens e textos sobre o assunto, os moradores já filmaram, fotografaram, postaram, reclamaram nas mídias sociais, mas até agora o município não se pronunciou. A gestão Solange (péssima por sinal) fez cara de paisagem, fingiu não ser com ela; e o atual governo (péssimo também) dança a mesma música da gestão anterior: age com indiferença e sem oferecer nenhuma resposta a esse crime ambiental.
E eu nem vou entrar no mérito de que outras estradas vicinais do município, geralmente trechos com pouca circulação de pessoas e veículos, também estão tomadas de entulho, resto de obra, móveis velhos e toda sorte de lixo. Tudo isso acontece sob o olhar silencioso, conivente e cínico da administração municipal que curiosamente tem muito interesse no assunto descartáveis quando está na pauta o lixo doméstico, serviço que sorve milhões dos cofres municipais. 

O mau comportamento, porém, não é uma característica do poder público. Boa parte da sociedade é desprovida de bom senso, norteia suas ações pelo “dane-se o outro” e usa como máxima o adágio “não é meu parente que se arrebente”. O que essa gente sem educação e bom senso esquece é que o político quando faz coisa feia ele também está representando a sociedade. 
A falta de consciência é tamanha, que os jogadores de lixo ignoram que ali dentro tem dois bairros: o Green Parque e Cachoeira dos Bagres. Moradores dessas localidades e usuários do trecho ficam indignados. Não são poucas as fotos e os vídeos – produzidos por moradores – denunciando a imundice. O poder público, porém, segue inerte e dormente a qualquer apelo.
– Quem faz isso? Os moradores? Não! Pessoas de outros bairros, empresas, caminhões, carros particulares e por aí vai! Estou morando num verdadeiro lixão por desrespeito das pessoas – escreve Vanessa Aguiar, acrescentando que parte dos inservíveis é descartada à noite “e nada acontece”.

A moradora comenta que Rio Bonito é uma cidade linda, cheia de árvores, cachoeira, natureza, “mas vem sendo destruída”. Em resposta a declarações desse porte, a Prefeitura Municipal de Rio Bonito e suas Secretarias afins preferem manter um silêncio culposo, conivente e irresponsável.

No vídeo abaixo mais uma reclamação de morador do Green Parque.

Um comentário:

  1. Também já mandei algumas fotos do local...Sempre que vejo as pessoas despejando lixo ali fotografo tudo mas está ficando cada vez maior o entulho...na última ocasião também parei o carro para apoiar a enfermeira Vanessa que estava filmando e inibiu mas uma ação criminosa de outras pessoas.
    Estamos de olho, mesmo como gotas em um oceano.
    Abraços...Rodrigo P Franco.

    ResponderExcluir