Flávio Azevedo
Entulhos jogados a beira da estrada de Cachoeira dos Bagres. |
Fui marcado numa postagem da enfermeira, Vanessa Aguiar; uma das poucas pessoas que tenho visto fazendo seguidas reclamações sobre um assunto antigo que a Prefeitura Municipal de Rio Bonito insiste em fingir não ser com ela: o lixão da estrada de Cachoeira dos Bagres, uma agressão ao Meio Ambiente e às centenas de famílias que moram no perímetro. Na condição de morador de Rio Bonito, o mais irritante é o silêncio cínico e a postura de “não é comigo” que percebemos das autoridades municipais. Tem gente que faz biquinho e fica até de mal por conta das críticas direcionadas a administração municipal.
Já há alguns anos parte da população de Rio Bonito, sem ter onde jogar seus inservíveis (entulho, restos de poda de árvores, móveis velhos e resto de obra); despeja esse material na estrada de Cachoeira dos Bagres, atrás daquele esqueleto de alvenaria que seria a Faculdade Cenecista de Rio Bonito. Eu já fiz várias reportagens e textos sobre o assunto, os moradores já filmaram, fotografaram, postaram, reclamaram nas mídias sociais, mas até agora o município não se pronunciou. A gestão Solange (péssima por sinal) fez cara de paisagem, fingiu não ser com ela; e o atual governo (péssimo também) dança a mesma música da gestão anterior: age com indiferença e sem oferecer nenhuma resposta a esse crime ambiental.
E eu nem vou entrar no mérito de que outras estradas vicinais do município, geralmente trechos com pouca circulação de pessoas e veículos, também estão tomadas de entulho, resto de obra, móveis velhos e toda sorte de lixo. Tudo isso acontece sob o olhar silencioso, conivente e cínico da administração municipal que curiosamente tem muito interesse no assunto descartáveis quando está na pauta o lixo doméstico, serviço que sorve milhões dos cofres municipais.
O mau comportamento, porém, não é uma característica do poder público. Boa parte da sociedade é desprovida de bom senso, norteia suas ações pelo “dane-se o outro” e usa como máxima o adágio “não é meu parente que se arrebente”. O que essa gente sem educação e bom senso esquece é que o político quando faz coisa feia ele também está representando a sociedade.
A falta de consciência é tamanha, que os jogadores de lixo ignoram que ali dentro tem dois bairros: o Green Parque e Cachoeira dos Bagres. Moradores dessas localidades e usuários do trecho ficam indignados. Não são poucas as fotos e os vídeos – produzidos por moradores – denunciando a imundice. O poder público, porém, segue inerte e dormente a qualquer apelo.
– Quem faz isso? Os moradores? Não! Pessoas de outros bairros, empresas, caminhões, carros particulares e por aí vai! Estou morando num verdadeiro lixão por desrespeito das pessoas – escreve Vanessa Aguiar, acrescentando que parte dos inservíveis é descartada à noite “e nada acontece”.
A moradora comenta que Rio Bonito é uma cidade linda, cheia de árvores, cachoeira, natureza, “mas vem sendo destruída”. Em resposta a declarações desse porte, a Prefeitura Municipal de Rio Bonito e suas Secretarias afins preferem manter um silêncio culposo, conivente e irresponsável.
No vídeo abaixo mais uma reclamação de morador do Green Parque.
Também já mandei algumas fotos do local...Sempre que vejo as pessoas despejando lixo ali fotografo tudo mas está ficando cada vez maior o entulho...na última ocasião também parei o carro para apoiar a enfermeira Vanessa que estava filmando e inibiu mas uma ação criminosa de outras pessoas.
ResponderExcluirEstamos de olho, mesmo como gotas em um oceano.
Abraços...Rodrigo P Franco.