Flávio Azevedo
Então você está preocupado com a democracia? Está preocupado com um provável governo de Bolsonaro ou do Haddad? Quer preservar a democracia, amigo? Largue de ser bicho preguiça, sai de trás desse computador, esqueça o telefone e participe dos instrumentos que a democracia oferece. O risco que ronda a democracia brasileira foi criado pelo nosso descaso, pelo nosso desinteresse e, sobretudo, por ficarmos em cima do muro, um hábito feio que está fincado na covardia e na mania que temos de querer agradar todo mundo!
Todo município conta com conselhos municipais, fóruns comunitários, associações de moradores... Você faz parte de algum desses instrumentos? Não? Mas você não está preocupado com a democracia, por que não participa? Diz um adágio popular: “quem não gosta de política acaba sendo governado por quem gosta”. Na última eleição municipal você votou em quem? Por que votou, pra que votou e a que preço? Valeu a pena? Então...
A política não dá prazer. Não é uma confraria ou um clube de amigos. A política é um remédio e remédio não é gostoso. Nos anos que atuei na Saúde, eu nunca vi ninguém comemorando por estar tomando uma injeção ou por estar tomando soro. Nunca vi ninguém feliz por estar tomando Benzetacil. Vi inúmeros pacientes serem amputados. Tinham que perder uma perna para não perder a vida. Nunca vi nenhum desses pacientes alegres por passar por essa experiência.
A política não é prazerosa, mas é única forma de organizar a sociedade e definir metas e projetos que beneficiem a coletividade. Conselhos municipais, fóruns comunitários e associações de moradores são tão eficientes quanto as Câmaras Municipais, mas é preciso ter gente participando. O desespero que parte da sociedade demonstra diante dessa falaciosa “ditadura que pode tomar conta do Brasil”, dessa bobagem de “transformar o Brasil numa Venezuela”; deixa claro que pouca gente conhece o funcionamento do país. Também fica claro que não participamos de nada e fica muito nítido, que é possível manobrar as pessoas com qualquer reportagem e até por “Fakes News”.
Preguiça de pensar, preguiça de refletir, preguiça de ler e entender, preguiça de pesquisar, medo de desconfiar, receio de ser desagradável, preocupação com ‘mimimi’ e com gente que é cheia de melindres... Tudo isso marca a nossa sociedade. É preciso amadurecer minha gente! Precisamos sair da adolescência e sermos menos mimados, porque a vida não é um jardim de infância. Ideologia não é um brinquedo. A vida não é um “par ou impar” ou “Zerinho ou Um”. Não dá para fazer beicinho porque o meu candidato perdeu a eleição. Não é inteligente ficar de biquinho e de mau com o amigo, porque a maioria decidiu escolher um governo que não me agrada.
Está chateado com Bolsonaro presidente? Não te agrada Haddad presidente? Saia da letargia e pare de ficar igual papagaio reproduzindo e compartilhando tudo quanto é merda que você recebe pelo WhatsApp! Use o seu cérebro que Papai do Céu te deu e participe dos instrumentos que a democracia nos oferece! Caso você decida participar, eu vou acreditar na sua preocupação e apresso a democracia. Mas se você continuar sendo um inútil que vive reclamando da vida no conforto das mídias sociais e sem participação alguma, desculpe, vá plantar batatas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário