quinta-feira, 28 de junho de 2018

Morre moradora mais idosa de Rio Bonito

Flávio Azevedo
Dona Maria Crespo sempre recebia pessoas que queriam conhecê-la por conta da sua longevidade.
Registro nessa quinta-feira (28/06), o falecimento daquela que hoje deveria ser a moradora mais idosa de Rio Bonito: Maria dos Santos Crespo, de 113 anos, morava em Parque Andréa, 2º Distrito do município. Ela nasceu em 19/01/1905. Conheci Dona Maria quando ela estava prestes a completar 109 anos. À época, questionada por mim sobre sua longevidade, D. Maria, que era muito lúcida e cooperante, atribuiu os muitos anos de vida aos hábitos saudáveis que sempre cultivou. “Nunca fumei e nunca usei bebidas alcoólicas”, explicou.

Uma das atividades de D. Maria era o ofício de parteira. De acordo com ela, no seu currículo constam vários nascimentos, o que fazia dela um pouco mãe e avó de muita gente no 2º Distrito de Rio Bonito. Sobre o ofício que desempenhou por muitos anos, ela me disse que só deixava a nova mãe quando ela tinha condições de retornar aos afazeres domésticos.
– Eu tinha por costume fazer o parto e ficar na casa da família ajudando a organizar a casa, cuidar dos outros filhos, lavando roupas, entre outras atividades – contou D. Maria, explicando que não deixava as tarefas da sua casa de lado, mas voltava sempre a residência da nova mãe “para que ela guardasse o resguardo”.

Aos familiares e amigos de Dona Maria Crespo, meus sentimentos e oração para que Papai do Céu console e conforte o coração de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário