domingo, 8 de abril de 2018

Sem sua participação as mudanças nunca serão possíveis

Flávio Azevedo
E nós brasileiros seguimos com a nossa tradição de esperar dos políticos a solução para os problemas. Depois de governar o país por oito anos, o ex-presidente Lula era encarado por muitos como “o cara” que daria jeito no Brasil. Do outro lado, eleitores e simpatizantes do Jair Bolsonaro acreditam firmemente que ele vai solucionar os complexos problemas do país, porque promete liberar o porte de arma para o cidadão. Eu sou favorável ao porte de arma, mas não penso que isso vai solucionar os nossos problemas. Na última sexta-feira (06/04), filiou-se ao PSB, o ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa; e já vejo gente dizendo que, “agora sim teremos alguém para mudar o Brasil”.

Esse cenário mostra que o propalado “desejo de mudança” é uma perspectiva que estendemos sempre ao outro e, por uma série de razões, raramente nos incluímos nesse universo. Esperarmos que as transformações que almejamos partam do Lula, do Bolsonaro, do Joaquim Barbosa, da Marina Silva etc. Entretanto amigo, as lideranças políticas nunca mudarão o cenário de convulsão social que atinge o Brasil, porque essa mudança “depende de nós”.

A canção de Ivan Lins acertadamente diz que “depende de nós, que o circo esteja armado, que o palhaço esteja engraçado, se esse mundo ainda tem jeito, apesar do que o homem tem feito, se a vida sobreviverá...”. Independentemente de quem estará sentado na presidência da República, no Senado, na Câmara de Deputados, nos governos estaduais, nas assembleias legislativas... Se nós não fizermos a nossa parte, a mudança não acontece.

E como podemos contribuir efetivamente com a mudança? Você se lembra das mensagens privadas que você me envia fazendo uma série de denúncias? Então, ao terminar a denúncia você escreve: “mas, por favor, o meu nome não pode aparecer!”. Eu tenho plena consciência de que esse tipo de comportamento está muito longe de ter fim. Todavia, eu também tenho plena consciência de que essa postura impede as mudanças pretendidas. No fundo você quer que eu ajude você a resolver o seu problema. É possível sim te ajudar, mas você precisa participar! Se você deseja mesmo mudar o Brasil, a transformação deve começar por você! 
Ouço sempre pessoas dizendo que não acompanham as sessões da Câmara Municipal, “porque não nos deixam falar”. Eu pergunto: se você recebesse a palavra, você iria dizer o que? Você entende de administração pública? Conhece os meandros da política? Sabe como funcionam as instituições? Tem noção do seu papel na sociedade? Você tem contribuído com as mudanças que pretendemos para o Brasil ou você acha que choramingar em redes sociais, nas filas de banco e nos papos de botequim; vai resolver alguma coisa?

Você participa da associação de moradores do seu bairro? Nesse espaço você pode falar a vontade! Mais uma: você participa de algum conselho municipal? Você sabia que nós temos mais de 15 conselhos municipais e que todos nós podemos participar desses espaços? Você sabia que nesses ambientes tu pode falar tudo que pensa? Amigos, a mudança que pretendemos para o Brasil começa dentro de nós, em nossa casa, na nossa rua, em nosso bairro, em nossa cidade, para finalmente alcançarmos o estado e o país. 

Se não caminharmos nessa direção, nós seguiremos choramingando, reclamando e lamentando. O caminho para a mudança independe de quem está governando. Seja Lula, Bolsonaro ou Manuela d’Ávila; se a sociedade não se organiza, não aprende a pleitear e não entende que reivindicar é muito diferente de choramingar; as mudanças nunca acontecerão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário