Denilson Santos
O evento reuniu um grande número de pessoas que participaram de palestras sobre Autismo e Cultura Inclusiva. |
Uma caminhada marcou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Rio Bonito, realizada na segunda-feira (2). Pais, familiares, crianças autistas e profissionais de várias áreas se vestiram de azul e percorreram as ruas do centro da cidade com o objetivo de divulgar informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (Tea), “sensibilizar” as pessoas e reivindicar os direitos das pessoas com autismo. A concentração da caminhada começou por volta das 17 horas no Espaço Inter-Ação, em frente a Casa da Amizade, na Avenida Carlos Lacerda. Depois o grupo seguiu em direção a Praça Fonseca Portela, no Centro, onde aconteceu a culminância do evento.
O evento reuniu um grande número de pessoas que participaram de palestras sobre Autismo e Cultura Inclusiva, ministradas pela professora Rosângela Martins da Silva e pela Coordenadora do Departamento de Educação Inclusiva da secretaria de Educação, Garrolici Alvarenga. O autismo é um transtorno de desenvolvimento caracterizado por alterações que se manifestam antes dos três anos de idade, comprometendo a interação social, a comunicação e o comportamento.
O objetivo do evento é fazer a sociedade discutir as questões ligadas a esse tema, bem como reafirmar o compromisso com a inclusão e a defesa dos direitos fundamentais dos autistas, cuja a incidência em crianças é mais comum e maior do que a soma dos casos de Aids, câncer e diabetes juntos. Estima-se que o Brasil possua cerca de 2 milhões de autistas, mais da metade ainda sem diagnóstico. O azul foi definido como o símbolo do autismo, porque a síndrome é mais comum nos meninos – na proporção de quatro meninos para cada menina.
O evento contou com a parceria das secretarias de Educação, Turismo, Saúde, Promoção Social, além do Espaço Inter-Ação.
Fonte: Secom/RB
Nenhum comentário:
Postar um comentário