domingo, 22 de abril de 2018

Blitz da Lei Seca expõe inoperância do Detran de Rio Bonito e fragilidade do Estado

Centenas de agentes da Lei a serviço de máfias travestidas de braços do Estado nessa engrenagem picareta criada por Cabral e suas quadrilhas.
O município de Rio Bonito tem registrado seguidas mortes de jovens em acidentes de Trânsito (carro e motocicletas), um cenário favorável e convidativo para a blitz da Lei Seca, que esteve na cidade na noite desse sábado (16/08). A visita da Lei Seca, porém, não serviu apenas para contribuir com a conscientização dos motoristas e motociclistas. Ela deixou exposta uma grave fratura do Detran de Rio Bonito: o serviço de vistorias, procedimento essencial para que o cidadão ande em dia com as suas obrigações diante do estado. Os policiais são unanimes ao afirmar que “não adianta somente pagar o IPVA, já que o carro precisa estar vistoriado para trafegar dentro da legalidade”. 

Todavia, o agendamento de vistorias para o Detran de Rio Bonito é praticamente impossível. Para legalizar a sua situação, geralmente o contribuinte tem que vistoriar o seu carro em outros municípios, um deslocamento que implica na perda de dias de serviço, gera prejuízos e consequente indignação, sobretudo porque a cidade conta com um Detran, para onde não se consegue agendar vistorias. O curioso é que quando o contribuinte “terceiriza” o agendamento a vaga aparece.

“Pouca vergonha”
Pagar o IPVA é rápido, porque o banco e o Estado querem receber a sua parte. A parte da Vistoria, quando as máfias entram em ação, já é uma dificuldade criada unicamente para vender facilidade.
No último dia 11 de agosto, uma ouvinte do programa Flávio Azevedo, por telefone, revelou que para conseguir vistoriar o seu carro, ela pagou R$ 50,00 a um suposto funcionário do Detran, que se encarregou de marcar a vistoria e ligar para ela informando a data. “Eu tenho consciência que estou errada, estou contribuindo com a sacanagem, mas essa foi a única maneira de vistoriar o meu carro, já que pelos meios legais é impossível conseguir o agendamento”, disse a ouvinte, revelando que questionou o porque dos R$ 50,00. “O homem me disse que esse dinheiro é para pagar a pessoa que fica de plantão diante do computador esperando as vagas de Rio Bonito abrirem para conseguir os agendamentos, uma pouca vergonha!”.

Na blitz da Lei Seca, além das pessoas que foram surpreendidas dirigindo com teor alcoólico; condutores sem o documento de habilitação; e veículos com débitos de IPVA, também foram alvo da fiscalização e recolhidos ao depósito, carros com IPVA quitado, mas que não haviam sido vistoriados. É o caso do jornalista Flávio Azevedo, um dos motoristas que teve o seu carro recolhido. Ao policial que o abordou, ele disse essa já era a segunda multa e que ele vai continuar sendo multado até conseguir vistoriar o seu carro em Rio Bonito. 
– O Estado está no seu direito, mas esse mesmo Estado é omisso, incompetente e conivente, porque em Rio Bonito existe um Detran, mas ele não atende a população como deveria. Eu não quero outros caminhos diferentes da normalidade para vistoriar o meu carro. Eu quero sentar diante do meu computador e agendar a vistoria para Rio Bonito, onde moro. A minha parte eu fiz, paguei o IPVA, espero, agora, que o Estado faça a parte dele e resolva a bagunça que é o nosso Detran – disparou o jornalista.

Numa mistura de indignação e raiva, o jornalista, visivelmente transtornado, menciona o destino do seu carro para provar o que está dizendo e com a sua tradicional língua afiada comenta uma série de fatos que são de domínio público, mas as pessoas preferem se calar.
– A coisa é tão absurda, tão suspeita, tão ridícula, que o meu carro vai ficar acautelado num depósito em Manilha, em Itaboraí, mas as questões documentais eu tenho que resolver em Tanguá! Ou seja, é um pouquinho para cada um. E o Detran de Rio Bonito serve para que? Por que não fecham logo essa joça? Não tem um cacique político que manda nessa desgraça aqui em Rio Bonito? Por que o infeliz não resolve isso? Todos nós sabemos o que existe por trás do Detran, a população finge que não vê, para não arrumar problemas outros se sujeitam a essa bandidagem, sabemos quanto esse ‘negócio’ movimenta... Que ganhem o dinheiro deles, mas o façam de maneira mais discreta, porque do jeito estão fazendo está feio, está descarado e ninguém toma uma providência em nome de compromissos políticos. É um bando! – dispara o jornalista. 

Polêmica
Sobretudo em cidades de menor porte, mafiosos se portam como se fossem a última bolacha do pacote, por ter certeza de que a população tem medo de devolver possíveis represálias na mesma moeda. 
Ao coordenador da operação, Flávio Azevedo disse que a Blitz da lei Seca chega a Rio Bonito com atraso, “porque se ela já estivesse sendo feita na cidade há mais tempo, muitas vidas que se foram tão precocemente nos últimos anos ainda estariam entre nós”. Ele, porém, destaca que “é triste ver a Lei Seca, uma ferramenta que tem um objetivo social tão nobre, se tornar mero instrumento arrecadador do Estado”.

O jornalista garantiu que não faz a vistoria do seu carro em outro município, porque tem um Detran em Rio Bonito. Ele disse estar de acordo com as multas e frisou que vai continuar sendo multado, até o Detran de Rio Bonito existir. “Eu não abro mão de vistoriar o meu carro em Rio Bonito. Todos deveriam agir assim, o que ajudaria a acabar com esse desrespeito ao cidadão”. O coordenador da operação disse que o jornalista estava na sua razão, argumentou que ele estava apenas executando a sua tarefa e sugeriu que o riobonitense denunciem esses fatos à Ouvidoria do Detran. “Existe uma corregedoria para coibir irregularidades, mas ela precisa dessas informações, inclusive, se o senhor for à imprensa, eu tenho certeza que se resolve esse caso”, comentou o coordenador da operação.

Segundo o jornalista, há muito tempo ele comenta o assunto através das suas mídias; lembrou que já fez matérias sobre a inoperância do Detran de Rio Bonito; e alegou que em virtude de ser um assunto polêmico, “que mexe com gente graúda e tem muita gente lucrando com essa sacanagem”, é difícil encontrar quem queira ser personagem desse tipo de reportagem, “mas agora eu encontrei esse personagem, eu mesmo”.
– Mais uma vez eu quero reiterar a minha satisfação de ver a Lei Seca na cidade, mas que junto com ela venha um Detran decente. Um órgão que atenda a população sem que ela precise recorrer a favores políticos, porque já não aguentamos mais viver batendo de porta em porta. Quando o sujeito fica doente, tem que bater na porta ‘dela’, quando precisa legalizar o carro, bate na porta ‘dele’. Ninguém merece isso! – desabafou Flávio, acrescentando que “nos últimos meses, o volume de gente que tem visitado Rio Bonito atrás de voto para deputado estadual é grande, mas ninguém toca no assunto “máfia do Detran, um câncer que já tomou todo corpo do órgão”.

Eleições 2014

Até o processo eleitoral em Rio Bonito foi tema do desabafo do jornalista na sua conversa com o coordenador da operação. De acordo com ele, “tem um monte de candidato se dizendo parceiro de Rio Bonito, o governador Pezão parece que se mudou para a cidade de tanto que vem aqui, mas a desgraça do Detran continua do mesmo jeito e ninguém diz nada”. Ainda segundo o jornalista, “os próprios políticos da cidade, aqueles que estão para baixo e para cima com esses figurões à tira colo, deveriam tocar no assunto e buscar uma resolução imediata para que o contribuinte tenha dignidade na hora de legalizar o seu veículo”, concluiu.

OBS: reportagem publicada em setembro de 2014 no jornal O Tempo e transcrita aqui, na íntegra, nessa data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário