domingo, 5 de abril de 2020

Jovens usam tecnologia para ajudar a Saúde em Rio Bonito

Flávio Azevedo
Apesar do cenário de temor que está diante de nós em relação aos efeitos do Covid-19, ainda é possível encontrar algumas notícias positivas em meio a tanto disse me disse. Através de uma matéria que foi veiculada nos veículos oficiais da Prefeitura de Rio Bonito, nós conhecemos a história de dois jovens, Arthur Soares (27 anos) e Arthur Monnerat (23 anos); que através de suas expertises profissionais reforçam a agenda positiva do noticiário. Eles estão produzindo máscaras de acetato e os produtos são confeccionados em impressora 3D.

Segundo a reportagem, assinada pela jornalista, Lívia Louzada; em uma semana, com recursos próprios e ajuda da família, Arthur Soares; imprimiu cerca de 20 máscaras que já estão sendo utilizadas no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Regional Darcy Vargas de Rio Bonito/RJ. Um dos médicos da unidade, Luiz Rodolfo Braga; comenta que caso a produção seja ampliada as mascaras podem ser utilizadas no Centro Cirúrgico, na UPA e no hospital de campanha que está sendo preparado pela Prefeitura (vai funcionar ao lado da UPA).

O problema é que a produção está parada por falta da matéria prima principal: a folha de acetato, uma vez que as papelarias estão fechadas por conta dos Decretos que determinaram o fechamento do comércio lojista. Em razão disso, Arthur pede que as pessoas ajudem doando as folhas de acetato e mais máscaras sejam produzidas.
– Com uma folha A4 de acetato eu faço apenas uma máscara. Eu gostaria de pedir para quem tem ou sabe onde posso comprar em Rio Bonito, que me ajude, pois só tenho acetato para produzir mais uma máscara – apela Arthur Soares.

A grande sacada das máscaras de acetato é que enquanto as tradicionais máscaras cirúrgicas precisam ser descartadas após o uso, a máscara de acetato pode ser higienizada, desinfetada e reutilizada. Vale ressaltar que Arthur Soares é formado em desenho industrial de projeto e produto. Já Arthur Monnerat cursa engenharia de Controle e Automação, fabrica impressoras 3D e peças para esses equipamentos.

Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário