segunda-feira, 6 de abril de 2020

O Corona Vírus e o comércio em Rio Bonito/RJ

Flávio Azevedo
Eu não sou contrário as barreiras e medidas de combate ao Covid-19 que foram impostas pela Prefeitura Municipal de Rio Bonito para diminuir a circulação de pessoas na cidade. Penso que a iniciativa foi correta. Só não sei se os objetivos foram alcançados. Pensando nisso eu gostaria de deixar uma sugestão aos comerciantes do ramo de supermercados e ao próprio prefeito. 

Penso que os horários de funcionamento dos supermercados, hoje, funcionando das 8h às 17h, deveriam retornar ao que era praticado antes do Decreto, porque a redução de horário apenas colaborou para lotar esses estabelecimentos e as filas em suas portas. Fico com a impressão que caso os supermercados voltassem a funcionar, como era antes, até às 20h ou 21h, a muvuca seria diminuída sensivelmente. 

É claro que os protocolos de higiene e o distanciamento entre as pessoas devem continuar, mas as filas diminuirão e os empregos seriam preservados, porque os supermercados voltariam a trabalhar com dois turnos e tem que ter gente para fazer essa dinâmica funcionar.
OPORTUNIDADE – A história da humanidade mostra que toda crise oferece uma janela de oportunidade para quem é criativo. Milionários e barões do capitalismo surgiram nas inúmeras crises, guerras e dificuldades econômicas ao longo da história. Hoje, o Covid-19 amedronta, mas oferece algumas oportunidades para comerciantes e consumidores. Apesar da fila na porta dos estabelecimentos, a compra on-line e o delivery nunca foram tão praticados. 

Todavia, como o serviço não é o objetivo principal dos estabelecimentos, ainda se percebe muitas falhas na anotação dos pedidos, na entrega e tempo de entrega. Por outro lado, se o consumidor apontar as fragilidades que percebe no serviço e apresentar reclamações razoáveis (fora do campo da chatice), a compra on-line e o delivery podem se firmar e essa mudança será benéfica para todo mundo, porque diminuirá o fluxo de pessoas circulando, diminui o trânsito de veículos, diminui a muvuca, naturalmente diminui a emissão de gases poluentes e o principal: as horas no mercado e no transito poderão ser gastas no lazer, junto da família ou outra atividade. Pensemos nisso e vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário