segunda-feira, 27 de abril de 2020

Eu já vi esse filme e conheço o final, e você?

Flávio Azevedo
O mantra que tem sido repetido incansavelmente nas redes sociais diante dos últimos acontecimentos em Rio Bonito é “cadê os vereadores?”. Para atualizar os esquecidinhos convém lembrar que em 2016 os nossos vereadores, juntos, receberam 11.916 votos dos cerca de 35 mil votos válidos. A insatisfação popular que tem seu clímax na pergunta “cadê os vereadores?” me deixa com a impressão de que os nossos 10 parlamentares chegaram aos seus cargos entrando pela janela quando na verdade eles foram todos escolhidos pelo nosso voto.

Se você vai argumentar que não votou em nenhum deles saiba que eu também não. Todavia, a maioria escolheu os vereadores que aí estão. Não adianta espernear, fazer gracinha, dar chilique, se fazer de desentendido, porque a realidade é essa e ponto final. Deixo aqui uma dica: se formos mais seletivos na eleição do próximo mês de outubro nós poderemos mudar a configuração do colegiado do poder Legislativo. Todavia, o grande desafio é exatamente esse: conseguiremos reproduzir na vida real a indignação que demonstramos no mundo virtual?

Eu já perdi a conta da quantidade de vezes que eu assisti o filme “Rambo II” (sou fã do Stallone). Todas as vezes que assisto Rambo II (foto) o filme começa com ele preso recebendo uma missão, ele é deixado para trás no Vietnã, a mulher que é o contato dele no território inimigo morre, ele recupera prisioneiros americanos, mergulhado na lama Rambo dá uma facada no inimigo, no fim ele destrói a central de inteligência que deveria resgatá-lo e volta para um rancho empoeirado nos Estados Unidos. Todas as vezes que assisti foi assim. O filme Rambo II não tem dois capítulos finais tipo a novela Roque Santeiro.

O “processo eleitoral, a campanha e as eleições” é um filme que eu já assisti varias vezes. A minha primeira vez eu tinha 16 anos. Ou seja, há 30 anos eu assisto a esse filme que tem ação, aventura, paixão, intriga, traição, sexo, dinheiro, hipocrisia e só tem vilões. Todas as vezes que eu parei para assistir – a cada quatro anos nós somos obrigados a assistir e participar desse filme – o desenvolvimento, o enredo, a trama e o fim são os mesmos. Será que na temporada 2020 desse filme o desfecho será diferente?

Você pode estar achando desanimador o que eu acabo de escrever, mas existe um fio de esperança. Você se lembra do programa “Você Decide” da TV Globo? Uma estória era contada e o público telefonava para decidir o desfecho. Então, no longa metragem “processo eleitoral, campanha e eleições”, você também terá o poder de decidir. Nas temporadas anteriores, gravadas nos últimos 30 anos (a última foi em 2016), nós decidimos desfechos exatamente iguais. Tomara que na temporada 2020 nós tenhamos maturidade para dar um desfecho diferente a esse filme que no fundo é a história da vida de todos nós. Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário