terça-feira, 14 de abril de 2020

“Quem não se comunica se trumbica”

Flávio Azevedo
O folclórico apresentador Chacrinha.
Acabo de postar nos meus canais de Comunicação um vídeo onde o secretário de estado de Educação, Pedro Fernandes; faz explicações a respeito da forma como a rede estadual vai lidar com o tema “kit de merenda” para os alunos do estado que estão sem aula. O secretário utilizou a sua página para dar o seu recado. Eu posso discordar das argumentações do secretário, mas ele não fugiu nem se esquivou de falar o que foi decidido nesse momento de crise.

Em nossos municípios, porém, a dificuldade de conseguir uma fala oficial e uma entrevista tem sido grande. A incapacidade de se comunicar não é uma particularidade de Rio Bonito e não alcança unicamente os prefeitos. É grande a quantidade de secretários e lideranças em geral que tem mais medo do povo, dos microfones e das câmeras, que do Corona Vírus.

Senhores políticos e seus auxiliares! É tempo de botar a cara, falar, aparecer e, sobretudo, liderar. O povo está desorientado com tanta informação, com Fake News. Venham a público mesmo que seja para dizer a mesma coisa. Vocês precisam dialogar com a população. Não querem falar com a imprensa, gravem um vídeo, postem nas redes sociais oficiais, façam live (pode ser curta), transformem os frios boletins com número publicitários em Comunicação “olho no olho”.

É lamentável que em tempos de rede social, plataformas digitais que atendem fins variados, comunicação instantânea etc., prefeitos, secretários, vereadores e lideranças em geral demonstrem tanta dificuldade e desinteresse em dialogar com o público. Vale acrescentar que Brasil a fora os críticos daqueles que usam essas ferramentas, geralmente estão no time da falta de transparência e no escrete dos que se escondem embaixo da cama nos momentos de crise.

A frase emblemática “quem não se comunica se trumbica” é do velho guerreiro, Abelardo Barbosa; o popular e emblemático apresentador, Chacrinha. Que os nossos governantes reflitam sobre isso! Minha gente, nós precisamos evoluir para seguirmos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário