segunda-feira, 20 de abril de 2020

A polêmica e equivocada entrega do Kit de Merenda Escolar em Rio Bonito

Flávio Azevedo
A distribuição do Kit de Merenda escolar para alunos da rede municipal de Educação em quarentena está recheada de irregularidades. Minha gente, a entrega dos gêneros alimentícios deve ser feita a todos os alunos. Não interessa se o pai da criança é executivo da Petrobras, está desempregado ou é o prefeito da cidade. Todo estudante tem direito de receber o Kit de Merenda Escolar. Na escola, na hora da merenda, a refeição é servida para todos. Eu não tenho notícias de que façam algum tipo de triagem para oferecer a merenda. A refeição não é servida apenas para os filhos dos pobres, miseráveis e desempregados. Todos se alimentam, porque é um direito de todos.

Outra coisa a se observar: se a família tem quatro filhos na rede municipal de Educação precisa receber quatro Kits de Merenda Escolar. Não é um kit por família! Estamos falando de quatro bocas, logo são quatro kits. Não tenho notícias de que na escola servem um prato de comida e quatro colheres para quatro irmãos dividirem aquela refeição entre eles. Pelo contrário! Cada um recebe um prato com alimento. Então moçada da Prefeitura, parem de graça, porque o povo não é trouxa!

Esse papo de triagem para receber o Kit de Merenda Escolar está feio e fora do que preconiza a legislação. Outro ponto: muita gente que não está inscrita no Bolsa Família e programas assistenciais do governo, hoje, precisa ser auxiliada, porque está sem trabalho e o Kit de Merenda Escolar será um socorro importante nesse momento de crise.

Segundo a reportagem no site da Prefeitura, o Kit de Merenda Escolar terá os seguintes itens: arroz, feijão, óleo, fubá, leite, achocolatado e biscoito. Muita gente está questionando a ausência da proteína (carne), item que eu deixarei passar. Já considerarei um sucesso retumbante se todos os kits forem entregues de maneira justa a cada aluno e sem essa presepada que responsáveis estão denunciando de entregar um kit por família.

Outra coisa que também deve ser revista é essa parada de entregar o kit na casa do estudante. Os mais críticos dizem que essa é uma estratégia para o time do governo garantir a reeleição do prefeito e seus vereadores. Não quero pensar nessa direção. Mas tenho certeza que a estrutura administrativa da Prefeitura não tem pernas e carros para entregar todos esses kits a tempo de matar a fome dessas famílias. Por que não entregar nas escolas? A família sabe onde os filhos estudam. Basta ir lá retirar o Kit de Merenda Escolar. Não vejo dificuldade nisso!

O meu palpite de verdade é que não existe gênero alimentício suficiente na dispensa da Secretaria Municipal de Educação para ser distribuído com todos os alunos. Simplesmente porque não compraram o suficiente para alimentar toda rede como historicamente acontece em nosso município. Como é difícil vir a público confessar esse pecado praticado há décadas, usa-se a tal triagem via Bolsa Família, para escamotear a realidade e esconder a real situação.

Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário