O secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Teilor Cerqueira Gomes. |
A Prefeitura Municipal de Rio Bonito e a Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio) celebraram convênio, na tarde dessa terça-feira (06/04), que vai beneficiar o beneficiar e estimular a atividade comercial e o empreendedorismo. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Bonito é parceira desse projeto e vai sediar o espaço onde será instalado além da representação da AgeRio, a representação do Sistema Nacional do Emprego (Sine) e a Casa do Trabalhador. Quem dá os detalhes da novidade é o secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Teilor Cerqueira Gomes.
– A AgeRio é uma instituição do governo do estado que fomenta e estimula o pequeno empreendedor e esses negócios estão com suas atividades extremamente impactadas pela pandemia. A AgeRio está oferecendo uma opção de crédito de baixo custo, com juros de 3% ao ano, financiado em 24 vezes e carência de 12 meses para começar a pagar. Estamos todos preocupados com a questão da Saúde, mas a Economia também importa e o governo do estado, através da AgeRio, criou esse instrumento para salvar a Economia e fomentar o desenvolvimento econômico – explicou o secretário.
A parceria com instituições que representam o setor comercial é fundamental. Segundo o secretário, essa é a razão da presença de instituições como CDL e Associação comercial e Industrial de Rio Bonito (Ascirb). “Na situação atual de pandemia não foi possível trazer os empreendedores para esse encontro, mas os órgãos que representam o setor estão aqui”, destacou o Teilor. O secretário revelou que a AgeRio está se instalando no município por conta de outra parceria, com a CDL de Rio Bonito, que abriu sua sede para receber esse e outros instrumentos de incentivo a atividade comercial.
– A nossa CDL é bem localizada no Centro da cidade e o presidente, André Goettert; nos ofereceu uma das salas da CDL para instalarmos a base da AgeRio. Junto dessa estrutura também será instalada a Casa do Trabalhador, o Sine e estamos pensando em levar para esse espaço também a Casa do Empreendedor. Isso significa que a parceria com a CDL também é muito importante para nós – anunciou o secretário.
Opinião dos presentes
O prefeito, Leandro Netto; assina o convênio observado pelo vice-prefeito, José Américo e pelo presidente da AgeRio, André Vila Verde. |
O presidente da AgeRio, André Luiz Vila Verde; também conversou com nossa reportagem e explicou a natureza do convênio. “A AgeRio não tem capilaridade para estar em todos os municípios. A alternativa foi criar parcerias com as prefeituras”. O espaço oferecido para a AgeRio terá um servidor municipal que será treinado para receber o empreendedor e dar as orientações necessárias aos interessados em contrair o crédito oferecido pela AgeRio.
– O propósito é fazer o interessado chegar a AgeRio com a documentação completa para ele efetivamente ter acesso ao crédito, que é a ideia principal. Nosso foco é manter o negócio do empreendedor, a geração de renda e a manutenção dos empregos. A ideia é girar a economia da cidade, porque o impacto da pandemia nos pequenos negócios é muito forte e estamos confiantes que esse convênio ajudará os empreendedores e consequentemente os municípios – explicou Vila Verde.
O empresário e presidente da CDL de Tanguá, Felipe Flores; participou do encontro e também discorreu a respeito das vantagens que representa a presença da AgeRio para o empreendedor. “Essa parceria é importante tendo em vista que é difícil se deslocar até a AgeRio, instalada na cidade do Rio de Janeiro; e sempre foi muito complexo obter acesso aos créditos oferecidos. Além da distância as respostas as nossas dúvidas e questionamentos eram muito demoradas, situação que será resolvida com a presença desse núcleo aqui em Rio Bonito”, ponderou Felipe; acrescentando que esses incentivos ao microcrédito são importantíssimos para manter fortalecida a cadeia produtiva.
Representando a Câmara Municipal de Rio Bonito na solenidade, o vereador, Humberto Belgues; lembrou que é fiscal de Postura da Prefeitura e ressaltou que no exercício dessa atividade tem encontrado comerciantes encerrando suas atividades por conta dos efeitos da pandemia. Ele ressalta que a iniciativa do município e do governo do estado é importante “porque estamos falando de uma linha de crédito com juros de 3% ao ano que será paga em 24 vezes depois de um ano, quando as coisas estarão mais equilibradas”, analisa o vereador que aproveitou a oportunidade para cumprimentar a CDL por abrir as portas para receber a AgeRio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário