quarta-feira, 28 de abril de 2021

Curso de capacitação fortalece Desenvolvimento Econômico e produtores rurais de Rio Bonito

Uma parceria entre Prefeitura Municipal de Rio Bonito (PMRB), através da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico; o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Rio Bonito; está qualificando mão de obra para atuar em propriedades rurais e no quadro funcional da PMRB. Depois de concluir os cursos de Apicultura Intermediaria (10 alunos), Proteção de Nascente (10 alunos) e Tratorista Agrícola (18 alunos em duas turmas), no próximo mês (maio) outros três cursos serão oferecidos.

Com turmas reduzidas (no máximo 10 alunos) e observando os protocolos preventivos estabelecidos por conta da pandemia do novo Corona Vírus, os próximos cursos oferecidos serão de Embutidos e Defumados (04 a 06 de maio); Doma Racional (10 a 14 de maio) e Derivados de Mel (25 a 27 de maio). Anunciados em março pela Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e pelo Sindicato Rural de Rio Bonito; os cursos já estão com as turmas fechadas.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico; Teilor Cerqueira Gomes; quem não conseguiu se inscrever para essa primeira oportunidade pode ficar tranquilo que nas próximas semanas novas turmas serão abertas para cursos que serão ministrados no segundo semestre.
– Estamos orientando os interessados a ficarem de olho em nossas redes sociais, porque as turmas obrigatoriamente, em razão da pandemia, precisam ser reduzidas. Por conta disso as inscrições fecham rapidamente. Então fiquem de atentos as nossas redes, porque a abertura de inscrições é noticiada em nossas mídias – explica Teilor, que comemora a parceria Prefeitura, Senar e Sindicato Rural, “uma junção de forças que será muito benéfica para o desenvolvimento econômico do nosso município e fortalecimento da área rural”.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) é uma entidade de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e administrada por um Conselho Deliberativo tripartite (governo federal, classes trabalhadora e patronal rural). O Senar foi idealizado em 1991 e integra o “Sistema S”.

Outra curiosidade é que o Senar não tem unidades de ensino. Na sua fundação ficou decidido que as salas de aula seriam os locais onde o trabalhador e o produtor rural atuam. De acordo com o curso ministrado esse local de aprendizado pode ser a plantação, um galpão da propriedade, embaixo de uma árvore e até na casa de um participante do curso. Os cursos são gratuitos e o público alvo são pessoas do meio rural e ligadas, direta ou indiretamente, ao setor produtivo agrário e pastoril.

Maiores informações nas sedes da Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Trabalho que tem setor administrativo na BR – 101, km 266 – Praça Cruzeiro (prédio da Prefeitura), de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. A Secretaria também tem endereço no Parque de Exposições, situado na RJ – 124 (ViaLagos), km 09, na Prainha, de 7h. às 12h.

Informações também podem ser obtidas no Sindicato Rural de Rio Bonito, que está situado na Rua Drº Francisco de Souza, nº 171, Centro, das 9h às 17h e atende no número 2734 – 0160. Os números da Prefeitura são o (21) 2734 – 0276 e ou (21) 99947 – 9655 (WhatsApp). O contato via e-mail (agricultura@riobonito.rj.gov.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário