quinta-feira, 29 de abril de 2021

Turismo e Desenvolvimento Econômico para oferecer melhor Saúde e Educação

Visual da Serra do Roncador, em Tomascar, montanha onde estão os limites dos municípios de Rio Bonito, Saquarema, Tanguá e Maricá/RJ.
As palavras Saúde e Educação são instrumentos importantes na caixa de ferramentas dos políticos que gostam de contar estória e posar de preocupados com indivíduos que sofrem de qualquer tipo de vulnerabilidade. Prometer melhorias para esses setores mesmo que elas nunca aconteçam gera uma onda de satisfação coletiva e não tratar de ambos os setores a luz do “coitadismo” é heresia. O que ninguém questiona é a origem dos recursos – sempre diminutos – para executar tudo que se promete de investimento nesses setores.
Cercado de montanhas o município de Rio Bonito oferece variados mirantes onde é possível contemplar o nascer e o pôr do sol.
Governantes que administram seus territórios orientados por um paradigma moderno e tiveram coragem de fugir do tripé, assistencialismo, fisiologismo e clientelismo; entendem que setores como Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Turismo, Esporte, Ordem Pública, Lazer, Desenvolvimento Urbano, entre outros; também precisam ser enxergados como prioridade. Sobretudo nas cidades interioranas, a população foi adestrada a achar lindo discursos permeados pela pauta Saúde e Educação. Desconstruir essa realidade não é tarefa fácil. É um caminho espinhoso, mas é uma travessia obrigatória para gestores públicos que pretendem fazer diferente.
As trilhas e caminhadas são muito exploradas. O município conta com roteiro variado e para todos os níveis.
Envolvido que estou no incentivo ao Turismo, eu tenho pesquisado bastante a respeito desse setor e o que aguarda esse segmento no comentado pós-pandemia. Lendo uma reportagem do Estadão, eu descobri que hotéis da bandeira “Hard Rock”, “Westin”, “By Mercure”, “Canopy”, “Tapestry Collection”, entre outros estão aproveitando o período pandêmico para se estabelecer no Brasil, ampliar negócios por aqui e estão apostando na demanda reprimida por viagens.
As ruínas da Relicário, capela construída há mais 200 anos, é um concorrido patrimônio histórico cultural do município que todos os anos atrai milhares de pessoas. 
Outro dado importante vem da 15ª edição do Panorama da Hotelaria Brasileira que aponta a existência de 147 hotéis urbanos em desenvolvimento no País. Um estudo da consultoria HotelInvest, em parceria com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), conta com a participação de 34 das principais redes nacionais e internacionais presentes no Brasil. Com investimento total de R$ 6,1 bilhões, os empreendimentos têm inauguração até 2025, em 97 cidades brasileiras.
– Quem desenvolve um hotel pensa em 30 anos. Tudo o que a gente está passando agora pode representar dois ou três. Mas, se tiver 27 anos bons, compensa. Não é a crise que vai invalidar e dá a oportunidade de comprar terrenos e insumos com preços mais baixo – explica Pedro Cypriano, sócio-diretor da HotelInvest, que coordenou o levantamento.
Um dos saltos do sítio Encanto da Serra, localidade de Lavras; em Rio Bonito/RJ; propriedade cravada na rica Mata Atlântica.  
No próximo ano, começam a abrir hotéis da marca Hard Rock no Brasil, com as unidades de São Paulo e de Fortaleza (na Praia de Lagoinha) e a primeira fase do resort na Ilha de Sol, no Paraná. Depois, vêm Recife e Natal (2024), Foz do Iguaçu (2025), Campos do Jordão (2027) e Jericoacoara (2028). “Acreditamos na retomada gradual da Economia já a partir deste ano e do Turismo, que começará a aparecer melhor no início de 2022”, afirma Samuel Sicchierolli, presidente da VCI SA, incorporadora à frente de oito empreendimentos no Brasil em parceria com a Hard Rock International. Ele acrescenta que “o Turismo doméstico no País é gigantesco, mesmo quando comparado a grandes nações. Se já tínhamos cerca de 100 milhões de viajantes internos, após a pandemia, esse número tende a aumentar mais rapidamente”, analisa.
Além dos percursos na Mata Atlântica, outra força do município de Rio Bonito/RJ é o Turismo Rural desenvolvido na rica Zona Rural da Região. 
Ao contrário do que pensam os apocalípticos de plantão e dos arautos da desgraça, o presidente executivo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Orlando Souza; destaca que “se a vacinação continuar, as viagens de lazer devem retomar fortemente no último trimestre de 2021, pegando as férias de verão”. Também enxerga a vacinação como fundamental a diretora executiva da Associação Latino Americana de Gestores de Viagens e Eventos Corporativos (Alagev), Giovana Jannuzzelli. “A retomada completa está atrelada ao plano de imunização das pessoas e também à confiança no fornecedor e nos protocolos de segurança, que irão garantir a saúde e o bem-estar dos viajantes. Acreditamos que no segundo semestre desse ano já tenhamos um reaquecimento e movimentação do setor”, prevê.
O Voo Livre está entre os esportes radicais mais praticados em Rio Bonito/RJ. O município conta com seis rampas com isso é possível atender todos os quadrantes. 
Quando o Rio Bonito Convention & Visitors Bureau e a Prefeitura Municipal de Rio Bonito, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, se organizam para fomentar o Turismo é exatamente de olho nesse reaquecimento. É claro que a reportagem do Estadão está olhando para os grandes destinos turísticos do Brasil. Todavia, é possível acreditar que essa retomada será percebida em nosso território, sobretudo se a infraestrutura turística e o receptivo estiverem preparados para esse momento.
Rio Bonito é o paraíso dos ciclistas que diariamente pedalam pelas estradas de terra em variados e belíssimos roteiros. 
Vale acrescentar que o dinheiro novo que será injetado na Economia do município, através do desenvolvimento do Turismo, permitirá que a Prefeitura faça investimentos na qualidade de vida do munícipe em variados setores. Se nossa visão de mundo se livrar do paradigma anacrônico e do “coitadismo” que por anos nos foi imposto será possível enxergar possiblidades e a modernidade que está diante de nós. Vamos em frente! #flavioazevedo
Se o município é o paraíso dos ciclistas, os praticantes de off road também pensam igual e em variadas modalidades aproveitam as estradas de terras e as belas paisagens de Rio Bonito/RJ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário