sexta-feira, 16 de abril de 2021

Desenvolvimento Econômico de Rio Bonito quer estimular Piscicultura em parceria com a Fiperj

O extensionista da Fiperj, Paulo Viana (E); ao lado do secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Teilor Cerqueira Gomes.

Em sua página oficial a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) ressalta que tem a missão de promover o desenvolvimento sustentável da aquicultura e pesca fluminense. A Fiperj também objetiva gerar e difundir informações e tecnologias, articulando e consolidando políticas públicas para o setor em benefício da sociedade. De olho nos propósitos da fundação o secretário municipal Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Rio Bonito, Teilor Cerqueira Gomes; tem atuado no sentido de estimular a Piscicultura no município.

Além das visitas técnicas em propriedades rurais que já trabalham com a Piscicultura, o secretário constantemente estimula demais ruralistas a ingressar na atividade. A volta do cultivo de peixes nos três lagos da sede rural da Secretaria Agricultura, na Prainha, no 2º Distrito; também é um desafio que está na pauta do secretário.
– Eu tenho o sonho de ver o peixe que é consumido na merenda escolar sendo produzido em nossas propriedades. Outro objetivo é estimular os pequenos produtores a acreditar nesse negócio que pode representar um reforço importante no orçamento familiar – explica Teilor, que quando dialoga a respeito do assunto não consegue esconder seu entusiasmo pela atividade.

Um desses momentos foi possível registrar na última terça-feira (13/04), quando o secretário recebeu, ao lado do prefeito, Leandro Netto; o extensionista da Fiperj, Paulo Vianna. O objetivo do encontro foi formalizar parceria entre o município e a Fiperj que tem como propósito final favorecer os produtores de Rio Bonito e Região.
– O setor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, um dos segmentos sob minha responsabilidade, sempre recebe empresários que atuam com filetagem de peixe interessados em se estabelecer em nosso condomínio industrial. Diante dessa procura já estamos estimulando os nossos produtores a fortalecer a produção, porque o peixe utilizado nessa indústria precisa ser produzido aqui – destaca Teilor, acrescentando que “quando município investe num equipamento como o Condomínio Industrial o propósito é gerar emprego e renda”.

Em diálogo com a nossa reportagem, o secretário, Teilor Cerqueira Gomes; revelou que está trabalhando num projeto que consiste em criar um abatedouro de tilápias no município e revelou que “várias são as possibilidades que chegam até nós o tempo todo”. O secretário acrescenta que alguma coisa ainda precisa ser regulamentada, “inclusive, estamos finalizando uma legislação que será encaminhada a Câmara Municipal para apreciação dos vereadores”.

Ainda dentro do universo da Piscicultura, o secretário frisa que o projeto do abatedouro e a filetagem de tilápias abrange também os municípios vizinhos, porque a Fiperj pensa o desenvolvimento regional de maneira macro, “sobretudo quando estamos falando de municípios pequenos, mas que precisam ser apoiados”.
– A Fiperj enxerga essa cadeia produtiva em caráter regional e ela consiste na produção de alevinos, farinha de pescado, fábrica de ração e até matéria prima para artesanato a partir da pele da tilápia. Em Casemiro de Abreu, por exemplo, existe um laboratório de produção de alevinos paralisada que pode ser revitalizada a partir dessa cooperação. Observe que Tanguá conta com a Patense, indústria que processa o resíduo do abate e transforma em farinha de pescado; e Rio Bonito tem as instalações da antiga Nutriara, que produzia ração – discorre Teilor, lembrando que “esse projeto está montado e em fase de captação de recursos financeiros para ser viabilizado”.

Também está na agenda de investidores dos projetos do secretário, Teilor Cerqueira Gomes; o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “Estamos trabalhando junto ao MAPA a viabilidade dos recursos e legalização desses projetos. Diante de tantas possibilidades estamos trabalhando muito, a nossa equipe é pequena, mas está focada o tempo todo nos projetos e objetivos que traçamos para Rio Bonito”, disse o secretário.

Outras pautas do diálogo com Paulo Viana foram a necessidade de integração de Rio Bonito com setores do governo estadual e federal para o município conseguir o Selo de Inspeção Nacional e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PENAE); além de cursos e palestras, para que o município conte com mão de obra especializada; tenha pessoal qualificado para oferecer assistência técnica ao produtor e também para desenvolver projetos que fortaleçam os produtores rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário