quinta-feira, 15 de abril de 2021

“Ronda Escolar precisa promover Segurança e noções de cidadania”

O secretário municipal de Ordem Pública, Rafael Sodré; e a gestora do Emphac, Wanduza Guimarães.

Garantir a segurança dos alunos quando as aulas presenciais forem retomadas; prevenir acidentes com estudantes, professores e familiares; impedir que crianças e adolescentes sejam assediados por agentes do tráfico; proteger o patrimônio público municipal com a vigilância do perímetro da unidade escolar e oferecer noções de cidadania. Esses são alguns dos objetivos debatidos pelo secretário municipal de Segurança e Ordem Pública de Rio Bonito, Rafael Sodré; na visita que fez ao Colégio Municipal Professor Honesto Almeida de Carvalho (Ciep), na última terça-feira (13/04).

Recebido pela gestora da unidade, Wanduza Guimarães; a Ronda Escolar foi a pauta principal do encontro. A unidade é localizada no bairro Mangueirinha, as margens da BR – 101. “Por conta da nossa localização a unidade fica exposta a invasão, depredação e precisa de vigilância constante da nossa equipe e das forças de Segurança”, comentou a gestora da unidade, acrescentando que a “Ronda Escolar é um instrumento de apoio importante para salvaguardar o patrimônio físico e humano da unidade”.

Para o secretário, Rafael Sodré; além da Ronda Escolar, é importante a criação de um comitê envolvendo os atores que estão inseridos direta e indiretamente no desenvolvimento de crianças e adolescentes para juntos pensarem alternativas e colocar em prática um plano de ação.
– A Segurança Pública, hoje, tem o mesmo grau de importância de setores como Educação e Saúde. Sem Segurança o professor não trabalha, o aluno não tem tranquilidade para estudar, o médico não reúne condições para atender. A prova disso é que o local onde as vacinas de combate ao Corona Vírus estão armazenadas contam com vigilância 24h da Polícia Militar – destaca Sodré; que ouviu as reivindicações da gestora da unidade e apresentou a ideia de um comitê que pense as preocupações apresentadas pela gestora da unidade com um grupo multidisciplinar.

Ainda segundo o secretário, a Ronda Escolar também pode melhorar o desempenho social e educacional dos estudantes e da equipe de apoio das unidades escolares através de ações que ofereçam treinamento, noções de primeiros socorros, palestras a respeito do risco das drogas, proteção do Meio Ambiente e a importância dos equipamentos públicos.
– Não basta unicamente o carro da Guarda Municipal passar pela unidade escolar e ir embora. Essa presença física é importante, sabemos que faz alguma diferença, mas entendo que se envolvermos outros atores, inclusive, com instituições que atuam na rede de proteção as crianças e adolescentes, o que está sendo planejado oferecerá resultados muito mais assertivos – destacou Sodré, reiterando que a sociedade tem grande expectativa na gestão que começou em janeiro de 2021, “mas é importante compreender que as ações precisam ser planejadas e isso demanda algum tempo”.

O secretário concluiu seu raciocínio mostrando os resultados positivos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), iniciativa criada em 1992, no Rio de Janeiro, direcionado a estudantes do quinto ano do ensino fundamental. “O lema do Proerd é manter as crianças longe das drogas, mas é possível acrescentar outras orientações no programa que tenho em mente, inclusive, contaremos com voluntários colaborando com a iniciativa”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário