quarta-feira, 21 de abril de 2021

Guarda Municipal capacita agentes para uso de armas não letais

A Prefeitura de Rio Bonito deu mais um passo importante no sentido de equipar e qualificar os serviços que são oferecidos pela Guarda Municipal da cidade.  A secretaria de Segurança e Ordem Pública organizou um curso, teórico e prático, de tecnologia para a utilização de armas não letais de dispositivo elétrico incapacitante (Spark), realizado nesta segunda e terça-feira (19 e 20/4) no Centro Administrativo da prefeitura, e na Escola Municipal Professor Honesto de Carvalho, na Mangueirinha. O emprego de tecnologias de armamentos não letais é recomendado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania e pela Organização das Nações Unidas.

O curso foi ministrado pela Condor Tecnologias Não-Letais, habilitou os guardas municipais a fazerem o uso de pistolas elétricas incapacitantes e de espargidores de gás de pimenta, também chamados de instrumentos de menor potencial ofensivo (IMPO). Os agentes poderão usar armas de potencial ofensivo não letal para evitar ações de agressão ou incapacitar temporariamente pessoas em flagrante, como taser, gás lacrimogêneo e spray de pimenta.
– As tecnologias não letais têm aplicação consagrada pelas forças policiais no controle de distúrbios, em operações especiais, no controle de rebeliões e modernamente no policiamento ostensivo, na proteção do patrimônio e mais recentemente nas áreas de segurança privada e proteção do patrimônio público e privado – explica o Major da Reserva da Polícia Militar, Ricardo Soares, responsável pela aplicação do curso.

Rio Bonito vem se debruçando nesta questão da segurança pública, principalmente no sentido de usar, de forma mais ampla, o efetivo da Guarda Municipal. “Demos mais um passo importante no sentido de equipar e qualificar os serviços que são oferecidos pela Guarda Municipal da cidade. A utilização dos instrumentos de menor potencial ofensivo traz uma segurança a mais nas ações tanto para o agente que o utiliza quanto para a preservação da integridade de vítimas e agressores. A utilização do equipamento por um guarda bem treinado já funciona para inibir uma atitude ou ação irregular”, afirma o prefeito Leandro Peixe.

Trabalho Eficaz

O secretário de Segurança e Ordem Pública, Rafael Sodré, explicou que a realização de cursos de qualificação e aperfeiçoamento, além de aquisição de novos equipamentos representa um avanço para a corporação no trabalho diário nas ruas.
– Esses equipamentos são utilizados apenas no último estágio de abordagem. Um dos principais benefícios das armas não letais é permitir que o profissional aja com mais segurança, resolvendo os problemas de maneira eficaz e racional, minimizando o risco de ferimentos, tanto para si quanto para os outros. Por determinação do prefeito, estamos reestruturando a Guarda Municipal e dando a ela uma missão muito clara de combate aos pequenos delitos e prevenção à violência – garante o secretário de Segurança.

Não Letais

As armas conhecidas como Sparks, são dispositivos elétricos incapacitantes que emitem pulsos elétricos que atuam sobre o sistema neuromuscular, causando desorientação, fortes contrações musculares e queda do indivíduo, permitindo a incapacitação temporária do agressor.

Fonte: Secom/PMRB

Nenhum comentário:

Postar um comentário