As estradas e acessos em vários pontos do interior são desafios do fomento ao Turismo Rural. |
Com o objetivo de estimular e fomentar o Turismo em Rio Bonito, a diretoria do Rio Bonito Convention & Visitors Bureau (RBC&VB) tem promovido encontros entre investidores e entusiastas do setor e representantes do poder público. Aproximar setores e atividades afins também é uma das estratégias da associação turística. Na tarde dessa terça-feira (20/04), por iniciativa do RBC&VB, o secretário municipal de Cultura e Turismo de Rio Bonito, Janderson Muniz; visitou a Fazenda Dara, localizada em Tomascar. A propriedade está sendo preparada para explorar o Turismo Rural e o Turismo de Aventura.
Outra personagem do encontro foi o ex-vereador e liderança local, Fernando da Mata; que também é servidor municipal lotado na Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico. Os representantes do poder público anotaram as necessidades apontadas pelo empreendedor, Adeir Moraes; que tem experiência no setor de hospedagem e atua em outros municípios. A manutenção das estradas para viabilizar o acesso dos futuros visitantes e transito do proprietário rural esteve na pauta principal do encontro.
– A estrada que passa pela propriedade é municipal e no tempo que estou aqui a única grande realização que tivemos foi feita em mutirão pelos moradores. Não foram poucas as vezes que ficamos ilhados aqui dentro, principalmente quando chovia muito, porque com o rio cheio não conseguíamos sair em direção a Tanguá e a subida prejudicada não nos permitia sair por Rio Bonito. A luta é grande e os visitantes que aqui estiverem não podem ficar reféns desse tipo de problema – ponderou Moraes.
A roda d'água que vai tocar o engenho que está sendo construído na propriedade chama atenção pelo seu tamanho. |
A estrada que passa pela Fazenda Dara é conhecida pelos ciclistas de Rio Bonito como “Circuito das Três Porteiras”, liga as localidades de Mata e Tomascar e está classificada pelo RBC&VB como uma das joias daquele da Região, por ser roteiro de variados eventos esportivos (caminhadas, corrida, ciclismo, off road). O secretário municipal de Cultura e Turismo, Janderson Muniz; ressaltou ainda o aspecto cultural e religioso que a propriedade oferece.
– A capela da propriedade tem São Jorge como padroeiro e isso fomenta o Turismo Religioso numa pegada cultural. Está sendo erguido um engenho de farinha, equipamento que também remete a cultura e alcança a Economia. O apelo histórico é nítido em tudo que estou vendo ser construído aqui. O engenho é novo, mas o proprietário promete uma pegada rústica que junto da roda d’água serão por si só um grande atrativo – pondera Janderson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário