terça-feira, 27 de abril de 2021

Piscicultura pode alavancar pequenos e médios produtores de Rio Bonito

A prefeitura de Rio Bonito, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico retomou parceria com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj). Um dos objetivos é desenvolver a Piscicultura no município oferecendo consultoria, cursos de capacitação, criação de projetos e o estímulo da atividade junto aos pequenos e médios produtores rurais.

A Fiperj é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA) que promove o desenvolvimento sustentável da pesca, difundindo informações e tecnologias. A instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da Aquicultura e da pesca fluminenses. Com a nomeação do médico veterinário, Teilor Cerqueira Gomes; para comandar a Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, a parceria com a SEAPPA foi retomada e o secretário tem planos ambiciosos para a Piscicultura em Rio Bonito.

O secretário, Teilor Cerqueira Gomes; aproveita a oportunidade para esclarecer a diferença entre Aquicultura e Piscicultura, lembra que o peixe é usado como alimento desde as antigas civilizações, frisa que a Pesca é uma das primeiras atividades extrativistas e que lá na antiguidade o homem desenvolveu técnicas que facilitassem o acesso aos peixes, surgindo a Aquicultura.
– As duas nomenclaturas apontam atividades correlatas, mas são coisas diferentes. Enquanto a Aquicultura diz respeito à criação de qualquer organismo que se desenvolva na água, seja peixe, molusco, crustáceos etc.; a Piscicultura diz respeito a criação de peixes, por exemplo, quem trabalha com Ranicultura é o criador de rãs – explica Teilor, acrescentando que no Brasil a tilápia é a espécie mais cultivada, respondendo por mais da metade de toda a produção Aquicultora do país, seguidas por tambaqui e camarão.

A visita ao município do extensionista da Fiperj, Paulo Vianna; no último dia 13/04, já caracterizou o movimento de retomada dos trabalhos da Fiperj em Rio Bonito numa ação que o estado enxerga com aspecto regional. “Precisamos de apoio técnico para executar o que pretendemos realizar e com a presença da Fiperj teremos condições de desenvolver ações para o setor, cursos de qualificação e projetos para aumento do mercado consumidor, inclusive, transformando em realidade o antigo sonho de inserir o peixe na merenda escolar – avaliou Teilor.

Outros dois projetos em construção é o abatedouro de peixes e filetagem de tilápias que pode ter caráter regional, porque a Fiperj pensa o desenvolvimento de maneira macro e entende que os municípios de Rio Bonito, Tanguá, Silva Jardim e Casimiro de Abreu; devem cooperar entre si para esse fomento. “Está tudo pronto no papel e, agora, estamos na fase de captação de recursos para viabilização desse projeto. O trabalho está intenso, a nossa equipe é pequena, mas o foco está sobre as metas traçadas que é o desenvolvimento econômico do município”, finaliza o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário