terça-feira, 27 de abril de 2021

No Alto Mourão - Pedra do Elefante

Gratidão especial, hoje, ao professor, Felipe Rocha; que me proporcionou mais uma aula prática da instigante arte de 'conduzir pessoas' em trilhas. A experiência foi no Alto Mourão, montanha que é limite dos municípios de Niterói e Maricá/RJ. Estou me especializando nessa arte e o turismólogo e guia de turismo, Felipe Rocha; certamente é o nome mais indicado para minha formação e crescimento profissional.

Curiosidade: conhecida popularmente como “Pedra do Elefante”, o Alto Mourão recebeu esse apelido porque quem olha do mar consegue ver a cara de um elefante na face da pedra. O pico tem altimetria de 412m e oferece um “emocionante” “Trepa Pedra” como chamam a escalaminhada que o visitante é obrigado a fazer para chegar ao ponto mais alto da montanha e do município de Niterói.
História: na pegada histórica vale acrescentar que o nome “Alto Mourão” homenageia, Duarte Martins Mourão; líder político que recebeu da coroa portuguesa o título de proprietário dessas terras no século XVI. Ao lado de figuras como Estácio de Sá, Belchior de Azevedo, Braz Fragoso, do líder indígena, Arariboia; entre outros, Mourão integrou as forças militares que expulsaram os franceses que tentavam se instalar no Brasil pelo litoral do Rio de Janeiro, especificamente no trecho de Niterói a Cabo Frio.

A distribuição de terras que era chamada de "sesmarias" foi uma das formas que a Coroa encontrou para evitar a invasão do território brasileiro. Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário