segunda-feira, 12 de abril de 2021

Rio Bonito anuncia convênio com Proeis e Depósito Público Municipal em breve

O secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Rafael Sodré (D); ao lado barbeiro, Anderson Barreto.

Participando do semanal “Papo de Barbearia” dessa quinta-feira (08/04), o secretário municipal de Segurança e Ordem Pública de Rio Bonito, Rafael Sodré; discorreu a respeito dos avanços que tem alcançado na condução da pasta. Embora o Brasil seja “o país das leis” não são poucos os dispositivos legais que precisam ser regulamentados em âmbito municipal para que tenham efeito prático. De acordo com o secretário, “quando um governo novo se inicia a população, com razão, espera efeitos imediatos, mas muita coisa que se pretende fazer depende de regulamentação, principalmente quando tratamos da ordem pública”.

O semanal “Papo de Barbearia” é conduzido pelo barbeiro, Anderson Barreto; nas noites de quinta-feira. A atração vai ao ar pelo perfil “Anderson Barreto”, no Facebook. Vários secretários municipais, desportistas e personalidades do município já passaram pelo sofá da AB Barbearia.
– Eu trato com os entrevistados de assuntos, dúvidas, críticas e sugestões que ouço dos clientes enquanto estou trabalhando. O barbeiro é uma espécie de psicólogo, consultor e ouvidoria. Na entrevista eu trato de tudo e o propósito é levar a quem de direito as dúvidas para que os problemas sejam resolvidos – explica Barreto quando fala do “Papo de Barbearia”.

Uma das figuras que mais participou do “Papo de Barbearia”, Rafael Sodré entende ser fundamental aproveitar os espaços que oferecem visibilidade para ele prestar contas dos seus atos no comando da Segurança e Ordem e Pública. “Em 100 dias de gestão nós estamos arrumando a casa, mas já podemos falar de algumas conquistas. Ainda pequenas coisas, se compararmos com o que pretendemos para o município em longo prazo, mas são vitórias nessa fase de reestruturação da máquina administrativa do município”.

Assunto sempre presente nas rodas de conversa e entrevistas com autoridades, as motos barulhentas, situação que só não incomoda os “barulhentos”, segundo o secretário, “em breve acabarão em definitivo”. Ele lembra que já se percebe uma melhora a partir das blitzes que estão sendo promovidas no município. O secretário aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria que conseguiu com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Detran e outros órgãos; para promover as blitzes.
O secretário explica que um ganho fundamental para Segurança e Ordem Pública é a criação do Depósito Público Municipal. “Hoje, a realidade é que o município não tem onde acautelar uma moto ou um carro apreendido, porque não temos o depósito”. Na condução da entrevista, o barbeiro, Anderson Barreto; comentou que “os clientes já estão reclamando que as blitzes pararam, a barulheira já está voltando e eu tenho que perguntar”.
– Ainda existe sempre aquele comentário de que nós estamos prendendo moto de trabalhador, mas o fato do indivíduo ser trabalhador não o isenta de andar sem os equipamentos de segurança (capacete e cinto de segurança), Carteira Nacional de Habilitação e os documentos necessários de licenciamento do veículo – frisa Sodré; que anunciou já estar definida a área que receberá o Depósito Público, “instrumento que me permitirá ser muito mais eficiente e dar jeito nesse problema das motos barulhentas”.

Outra novidade anunciada pelo secretário é a retomada do convênio da prefeitura Municipal de Rio Bonito com o governo do estado através do Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis) que vai garantir dois policiais militares trabalhando diariamente nas ruas de Rio Bonito, mas a serviço do município.
– É importante saber que o policial interessado se inscreve no programa e o município paga ao estado que repassa esse pagamento ao policial. Eles trabalharão oito horas por dia e estamos pretendendo que estejam disponíveis entre 14h e 22h. Uma viatura própria será disponibilizada para esses policiais e lugares como Rodoviária, Mercado Municipal e outros pontos que estamos mapeando serão patrulhados constantemente – explicou.

O secretário aproveitou para explicar que o Colégio Municipal Maurício Kopke não vai virar Detran conforme foi veiculado por algumas pessoas. “O que acontece é que a sala de informática, por causa da pandemia, não está sendo utilizada. Oferecemos esse espaço ao Detran porque a fila de espera para fazer a prova teórica é grande. Não tem nada de transformar o colégio em Detran é apenas uma cooperação dentro da parceria que estamos construindo”, esclareceu Sodré.

Outro assunto em pauta foi o funcionamento da Defesa Civil Municipal “que precisamos equipar, transformar num setor mais eficiente, porém, precisamos regulamentar algumas coisas em âmbito municipal para iniciarmos a série de melhorias e modificações que está em nosso planejamento”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário