As vendas
do comércio brasileiro na semana que antecede o Dia dos Namorados devem
aumentar 5% em relação ao ano passado. A estimativa é da CNDL (Confederação
Nacional de Dirigentes Lojistas) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC
Brasil), entidades líderes do comércio varejista, que juntas contam com mais
de 800 mil pontos de vendas
credenciados em todo país.
Em 2012, o
crescimento registrado pelo setor foi maior: 9,08%. Na avaliação do presidente
da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, haverá um aumento no volume de vendas, o que
é positivo, mas não tão robusto quanto o dos anos anteriores. “O consumidor
neste ano está se comportando de maneira diferente. O comércio já consegue
sentir a substituição de presentes físicos por serviços. Assim, a aposta de
crescimento é maior no segmento de bares, restaurantes, hotéis e motéis”,
afirma.
Dia dos Namorados
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Ano
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Vendas
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2012
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9,08%
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2011
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10,80%
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2010
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7,23%
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Pellizzaro
Junior explica que o consumidor brasileiro tem o hábito de comprar mais de dois
presentes para o Dia dos Namorados, além de comemorar a data com almoços e
jantares. “Acontece que agora, aqueles presentes mais baratinhos vão ser
substituídos por um momento de comemoração. Dessa forma, o comércio vai sentir
uma ligeira queda no volume de vendas”.
Gasto médio
Comemorado
no dia 12 de junho, o Dia dos Namorados é a terceira data mais lucrativa para o
comércio, ficando atrás somente do Natal e do Dia das Mães. De acordo com a
CNDL e o SPC Brasil, o gasto médio do consumidor brasileiro deve ser de R$ 100.
Entre os produtos mais procurados nas lojas durante as compras estão os itens
de vestuário, calçados, perfumaria, floricultura, jóias e bijuterias.
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