sexta-feira, 7 de maio de 2021

Rio Bonito completa 175 anos de emancipação política administrativo

Rio Bonito completa 175 anos de emancipação política administrativo nesse 07/05/2021. Embora essa emancipação tenha acontecido em 1846, os registros históricos falam do nosso território muito antes disso. Primeiro é importante registrar que inicialmente essas terras eram habitadas pelos Tamoios. Uma das versões a respeito da presença do domínio português por aqui aponta os “Sete Capitães” que receberam sesmarias em terras do Norte Fluminense no século XVII. São eles: Miguel Aires Maldonado, Miguel da Silva Riscado, Antônio Pinto Pereira, João de Castilho, Gonçalves Correia de Sá, Manoel Correia e Duarte Correia.

Os primeiros proprietários a movimentar as terras por aqui foram Paulo da Mata Duque Estrada, Pedro de Souza Pereira e o sargento-mor, Gregório Pereira Pinto, fundador da fazenda que recebeu o nome de "Madre de Deus". A sede da propriedade e a capela foram erguidos provavelmente no atual bairro do Rio do Ouro.

Registros históricos dizem que em 1760 a pequena capela recebeu o título de “curada” e oito anos depois a localidade foi elevada ao grau de freguesia. Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário