quinta-feira, 6 de maio de 2021

Parceria com Sebrae e Senac visa impulsionar o Desenvolvimento Econômico em Rio Bonito

Equipe visitando o Rio Bonito Ecolodge, em Boa Esperança.

Outras duas instituições do Sistema S estão firmando parcerias com a Prefeitura de Rio Bonito para fortalecer o Desenvolvimento Econômico do município, através do fomento a geração de renda, emprego e a qualificação profissional. Nessa quarta-feira (05/05) representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) visitaram empreendimentos do município com o propósito de dialogar com empreendedores, identificar vulnerabilidades que limitam o crescimento do negócio e identificar a capacitação que pode ser oferecida.

A visita foi capitaneada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, junto com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Dois empreendimentos do setor hoteleiro foram visitados no 2º Distrito. O Rio Bonito Ecolodge, localizado aos pés da Serra Amar e Querer (Cavalo Russo), em Boa Esperança; e o Hotel Fazenda Colinas, localizado em Nova Cidade.
– Um dos nossos objetivos é criar maneiras de trazer empregos para os moradores do 2º Distrito. Empreendimentos como os hotéis contratam bastante. Temos certeza que de que controlada a pandemia esses espaços receberão muitas pessoas. Todavia, a atividade exige mão de obra qualificada, porque a clientela que exige preparo. No ramo hoteleiro a receptividade fideliza o cliente e nesse tempo de preocupação com as questões sanitárias esse é um aspecto que definirá o sucesso do empreendimento – explica o secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Teilor Cerqueira Gomes.

Atividades como recepcionista, camareira, serviços gerais, garçom, barman, preparo de drinks e coquetéis; são alguns cursos que podem ser oferecidos através da parceria do município com o Senac. Já o Sebrae aparece para oferecer orientações e consultorias administrativas na gestão do negócio.
– A preocupação com a Saúde é sempre muito questionada, percebo que o movimento dos setores que não estão diretamente relacionados a Saúde incomoda algumas pessoas, mas a Saúde é pensada pela Secretaria de Saúde. Nós estamos atuando naquilo que é atribuição da nossa pasta, nesse caso, Trabalho e Desenvolvimento Econômico – destaca o secretário Teilor Gomes; acrescentando que a determinação do prefeito é que esses setores, inclusive, a infraestrutura para o desenvolvimento do Turismo esteja preparada para girar quando a pandemia passar.

O secretário também comemora as parcerias que o município tem conseguido celebrar com instituições de fomento e fortalecimento do Desenvolvimento Econômico. “A primeira instituição do Sistema S que conseguimos atrair foi o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Várias pessoas já estão sendo qualificadas através dessa parceria, inclusive, hoje está acontecendo o curso de “Embutidos e Defumados”. Aproveito a ocasião para agradecer a importante parceria do Sindicato Rural de Rio Bonito”, comentou Teilor, ressaltando que “por exigência do Senar, as turmas foram reduzidas e todos os protocolos sanitários de combate ao Corona Vírus estão sendo rigorosamente observados”.

Sistema S
Grupo visitando as instalações do Hotel Fazenda Colinas.
O chamado Sistema S se refere a nove instituições prestadoras de serviços que são administradas de forma independente por federações e confederações empresariais dos principais setores da economia. Essas entidades prestam serviço de interesse público, mas não são ligadas ao governo. Direcionada a educação profissional estão instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac).

Já outras entidades do Sistema S são voltadas a prestação de serviço com foco na promoção social do indivíduo. É o caso do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Social da Indústria (Sesi). Completam a lista de instituições do Sistema S, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop); o Serviço Social de Aprendizagem do Transporte (Senat); o Serviço Social de Transporte (Sest); e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A manutenção dessas instituições se dá a partir dos recursos das empresas de cada setor, que oferecem variados serviços como escolas, cursos técnicos, pesquisas, atividades culturais e esportivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário