Escritora, palestrante e educadora, Maura de Oliveira; um dos símbolos da luta contra a pedofilia no país, visitou Rio Bonito nessa terça-feira (09/03), para apresentar seus projetos de luta contra “esse mal que está entre nós e não pode ser empurrado para baixo do tapete”, como descreveu Maura em entrevista a nossa reportagem. A escritora foi vítima de pedófilos dos 6 aos 16 anos e transformou sua história num marco de luta pelos direitos e proteção das crianças e adolescentes.
Líder de uma causa que já foi, inclusive, chancelada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e detentora de menção honrosa da ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama; Maura de Oliveira chegou a Rio Bonito através da chefe da delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da Ponte Rio Niterói, Renata Dutra. Ao longo dos últimos meses PRF e Maura de Oliveira deflagraram inúmeras campanhas de combate a pedofilia.
Na Prefeitura Municipal de Rio Bonito, Maura de Oliveira foi recebida pelo vice-prefeito, José Américo dos Santos; que representava o prefeito, Leandro Netto; que estava fora do município. Os titulares das pastas da Educação, Cultura e Turismo, e Segurança e Ordem Pública, foram chamados a participar do encontro que teve como pauta principal a implantação do Espaço Anjos em Rio Bonito.
– A pedofilia é real e depende de nós tirar essa sujeira de debaixo do tapete resolvendo, porque, hoje, cuidar da vítima já é algo muito difícil, nós não temos esse trabalho realizado em canto nenhum, nós não temos especialistas e não temos prevenção. Através da PRF iniciamos esse grande trabalho. O movimento na Ponte Rio-Niterói foi o ponta pé inicial para estarmos em vários locais levando conhecimento – destaca Maura, que lembrou sua experiência de ter sido vítima de pedófilos por 10 anos, acrescentando que “é muito difícil caminhar, sonhar e projetar coisas boas na vida se você está carregado de dor, de violência e submissão”.
O vice-prefeito, José Américo; destacou que embora o assunto seja pesado, a escritora, Maura Oliveira; torna a abordagem mais fácil e anunciou que “o combate a pedofilia será uma bandeira de Rio Bonito”. Ele destaca a importância de tratar as vítimas e disse que a Prefeitura, através de suas secretarias, estará de portas abertas para estabelecer parceria com a escritora. “Ganhamos uma eleição para fazer diferente, essa é uma pauta que por vezes não agrada, mas precisamos romper essas barreiras e tratar desse assunto que nos assusta”.
A chefe da delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da Ponte Rio Niterói, Renata Dutra; explicou como acontece o trabalho de orientação em parceria com Maura de Oliveira. “Nós fazemos uma grande blitz, inclusive, noutros momentos abordando caminhoneiros em postos de combustíveis; e nosso desejo é criar o Espaço Anjos em Rio Bonito. É um local que vai acolher as vítimas de pedofilia, fazendo triagem, oferecendo acompanhamento a vítima, a família e disponibilizando todo amparo judicial”, afirmou.
Os livros, “Anjos na Escuridão – Desmascarando a Pedofilia” e “Anjos – Pedofilia: aprender para se defender!”, ambos assinados por Maura de Oliveira; é fruto de profunda pesquisa sobre casos de pedofilia denunciados e registrados nos principais órgãos de proteção às crianças e adolescentes. Os livros trazem orientações a respeito das armadilhas que um pedófilo constrói para enredar e criar laços de afeto com suas vítimas.
Escrito em linguagem, cores e leiaute que chama atenção das crianças, o livro “Anjos – Pedofilia: Aprender para se defender” oferece conteúdo lúdico que ensinar crianças e adolescentes a se defender dos pedófilos e identifica-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário