quarta-feira, 10 de março de 2021

Um pouco da história do Convention & Visitors Bureau

Na última semana, na Prefeitura Municipal de Rio Bonito, durante a visita da deputada federal, Clarisa Garotinho; na condição de diretor do Rio Bonito Convention & Visitors Bureau (RBC&VB), ficou sob minha responsabilidade falar um pouco dessa associação que desperta uma série de interrogações, entre elas por que o nome em inglês.

Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que age como órgão de suporte e estímulo as atividades impactadas pelo Turismo. A ideia é oferecer auxilio técnico aos associados, banco de imagens, promover atrativos locais e criar mecanismos para que clientes das empresas associadas, turistas e visitantes; consigam conhecer o território de abrangência do “Convention”, em nosso caso, Rio Bonito e Região.

Um pouco de história. O primeiro “Convention & Visitors Bureau” surgiu em Detroit, nos Estados Unidos da América (EUA), no fim do século XIX, época que a cidade contava com grande desenvolvimento econômico e era reconhecida pelo potencial turístico sob variados aspectos.

O ano era 1896. Empresários e empreendedores de diferentes regiões se dirigiam a Detroit para participar de convenções, congressos e reuniões de negócio. Jornais da época noticiam que os hotéis, restaurantes, bares e boates ficavam lotados. O serviço de táxi nunca foi tão requisitado. Era o nascedouro do que conhecemos, hoje, como Turismo de Negócio. 

Diante desse cenário, o jornalista, Milton Carmichael; publicou um texto no The Detroit Journal, criticando a falta de criatividade dos empresários locais que não aproveitavam as oportunidades a partir dos visitantes que chegavam. Na sua provocação, ele também propôs que a classe atuasse de forma coletiva para fortalecer ainda mais a economia da cidade. Para Carmichael, a comunidade empresarial precisava se unir, agir e não ficar de braços cruzados esperando iniciativas do poder público (nosso pensamento também).

O movimento despertou o interesse de vários empresários e comerciantes que já integravam órgãos de classe como a Câmara de Comércio e Clubes dos Fabricantes. Durante uma reunião no Hotel Cadillac, representantes de variadas atividades decidiram criar uma associação para atrair mais convenções e encontros comerciais para Detroit. Foi fundada então a Liga de Convenções e Homens de Negócio, a primeira denominação da entidade, que em 1907 passou a ser conhecida como Detroit Convention & Tourists Bureau.

A iniciativa deu tão certo que outras cidades dos Estados Unidos e do mundo copiaram a ideia. Em 1915 já existiam 12 organizações similares que se uniram para fundar a International Association of Convention & Visitors Bureaux (IACVB), hoje, a maior associação do mundo de convenções e agencia de visitantes.

Atualmente, dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, 22 deles contam com a presença do “Convention & Visitors Bureau”. O propósito segue sendo unir segmentos afins, fortalecer o Turismo, atrair eventos de negócios, esportivos e promover as belezas naturais e o patrimônio histórico de cada lugar.

Finalizo destacando para onde aponta cada palavra em inglês da associação. “Convention” é o mesmo que convenções; “Visitors” compreende-se como visitantes; e “Bureau” indica para escritório e ambientes correlatos. Vamos em frente! #flavioazevedo

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