quarta-feira, 24 de março de 2021

Varredura pode encontrar recursos pendentes para Rio Bonito no Ministério da Cidadania

A partir da esquerda: secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Teilor Cerqueira Gomes; secretário de Cultura e Turismo, Janderson Muniz; e o vice-prefeito, José Américo dos Santos.

Durante reunião técnica realizada em caráter virtual na tarde dessa terça-feira (23/03), representantes do Ministério da Cidadania se comprometeram a buscar eventuais recursos de exercícios anteriores que possam ser enviados aos municípios de Rio Bonito, Três Rios, Quissamã, Cardoso Moreira, Bom Jesus de Itabapoana e Campos dos Goytacazes.

A coordenação do encontro foi da deputada federal, Clarissa Garotinho (PROS/RJ); após o secretário nacional de Inclusão Social e Produtiva, Celso Matsuda; informar que Campos dos Goytacazes tem ainda para gastar, referente ao exercício de 2020, recursos da ordem de R$ 130 mil, que beneficiariam 27 famílias de agricultores. O dinheiro estava previsto no orçamento, mas nunca foi movimentado pela gestão municipal anterior.
– Queria colocar meu gabinete à disposição para essa intermediação. Será muito importante verificar se existem mais recursos, além desses que o Ministério detectou, para podermos liberá-los para esses municípios. Esse dinheiro faz falta, sobretudo em tempos como o que vivemos, com as cidades tentando se virar para encontrar verbas – declarou Clarissa.

Representaram Rio Bonito na reunião virtual, o vice-prefeito, José Américo dos Santos; e os secretários, Janderson Muniz e Teilor Cerqueira Gomes, titulares das pastas de Cultura e Turismo; e Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico; respectivamente. Janderson e Teilor estão empenhados em buscar recursos para criação do “Roteiro da Banana”, projeto que promoverá uma série de ações a partir da fruta que é uma das marcas de Rio Bonito.

Parceria com Rio Bonito
A deputada federal, Clarissa Garotinho; durante visita a Bananada Rio Bonito, degustando uma mariola.
Na visita que fez a Rio Bonito no último dia 02/03, a deputada federal, Clarissa Garotinho; além de anunciar emenda de R$ 400 mil para a Saúde do município, afirmou que está disposta a auxiliar o município nos projetos turísticos que estão projetados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, entre eles, a prática do Balonismo, atividade que a administração municipal esperar lançar oficialmente no mês de maio por ocasião do aniversário de Rio Bonito. Na oportunidade a deputada visitou a indústria Bananada Rio Bonito, situada no Condomínio Industrial do município.
– A pandemia tem freado inúmeras ações que estão prontas para começar tanto no setor cultural como no turístico. O aniversário do município obviamente não contará com as festividades que geralmente marcam essa ocasião, por conta dos protocolos sanitários, mas não pode passar em branco. Por isso a ocasião será marcada por ações que estejam dentro das regras sanitárias e o Balonismo pode ser uma das alternativas – explicou Janderson Muniz.

O secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Telor Cerqueira Gomes; descreve a expectativa com o planejado “Roteiro da Banana”, que ele entende ser fundamental para amparar o pequeno produtor rural, principal ator a ser impactado positivamente com o projeto. “Muitos dos nossos produtores estão céticos em relação a possibilidade de ganho com o que é produzido em suas propriedades, porque não conseguem enxergar possibilidades. Alguns falam em abandonar tudo e esse cenário nos preocupa. Estamos buscando soluções e esse roteiro é uma das possibilidades”, analisou.

Para nossa reportagem, o vice-prefeito, José Américo dos Santos; explicou que por ocasião da visita que fez a Rio Bonito a deputada federal, Clarissa Garotinho; se colocou na condição de “madrinha” dos projetos que estão sendo desenvolvidos para fomentar do Turismo no município e frisou que “junto da sua equipe de trabalho Clarissa tem atuado para viabilizar recursos, alcançar instrumentos que ajudem o município transformar possibilidades em produtos turísticos e estamos acreditando que dará certo”.

Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva
Ligada ao Ministério da Cidadania, a Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva é responsável por planejar, implementar, coordenar, supervisionar e acompanhar programas, projetos e ações de inclusão social e produtiva, desenvolvimento produtivo e empreendedorismo das famílias em vulnerabilidade social, principalmente dos beneficiários do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família.

Além disso, a secretaria coordena ações de acordo com a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, com ações de fomento à inclusão produtiva rural e o acesso à alimentação adequada e saudável da população em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Bem como, coordena a execução de políticas públicas de qualificação do público beneficiário do Programa Bolsa Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário