O vice-presidente da Acta, Renato Teixeira; apresenta o projeto de Cicloturismo para Região Caminhos da Mata. O encontro aconteceu em Casimiro de Abreu/RJ. |
O cenário interiorano da Região Caminhos da Mata segue inalterado. As belezas naturais e atrativos estão no mesmo lugar. Os municípios seguem seu fluxo, agora, impactados pelo inclemente Corona Vírus. Diante desse cenário de incertezas, representantes dos setores de Cultura e Turismo; e Esporte e Lazer; dos municípios de Rio Bonito, Silva Jardim e Casimiro de Abreu; estiveram reunidos na manhã dessa segunda-feira (15/03) para conhecer uma das alternativas para o fomento da Economia regional no pós-pandemia.
Na oportunidade eles conheceram o roteiro de Cicloturismo que está sendo desenhado pela equipe técnica da Associação Carioca de Turismo de Aventura (Acta) em parceria com o governo do estado. Com cerca de 300 km de extensão o circuito tem característica “serra mar” por passar por municípios litorâneos e inseridos na Mata Atlântica. Inspirado no Circuito do Vale Europeu Catarinense o primeiro esboço foi apresentado pelo vice-presidente da Acta, Renato Teixeira; um entusiasta do Ciclismo.
– O desenvolvimento econômico desses municípios, sobretudo aqueles que estão localizados no pé da serra será muito grande. Destaque para o novo cenário que vai alcançar o homem do campo, os proprietários de terra e o produtor rural. Eles verão o cliente passar no portão de casa. É importante acrescentar que os praticantes do Cicloturismo não passarão simplesmente pelas cidades, porque a natureza exerce um poder de sedução e quem souber vender seus atrativos tende a ser muito bem-sucedido – explicou Renato Teixeira.
Rio Bonito esteve representado pelos secretários, Janderson Muniz e Bernardo Oliveira; titulares das pastas de Cultura e Turismo e Esporte e Lazer, respectivamente. Entusiasta da ideia do Cicloturismo, Janderson recorre a sua vasta experiência de operador de Turismo para comentar os ganhos para Região.
– Conheço todas as cidades turísticas do Brasil, inclusive o Circuito do Vale Europeu de Santa Catarina e as pessoas não tem ideia do que esse projeto pode promover em relação a Economia local e o fortalecimento do orçamento familiar – discorreu Janderson.
Considerada a cidade mais alemã entre todas que tem traços germânicos em sua origem, Pomerode encanta turistas e atrai visitantes o ano inteiro. Casas em enxaimel, áreas verdes e o que mais chama atenção: a cultura alemã em cada detalhe. “Se juntarmos, por exemplo, Pomerode e Timbó, fica claro que as pequenas cidades da nossa Região têm totais condições de repetir o sucesso catarinense, hoje, um roteiro turístico internacional”, destaca Janderson.
Se Turismo e Cultura não podem andar separados, o Esporte também não pode ficar distante de qualquer projeto dessa natureza. O secretário de Esporte e Lazer, Bernardo Oliveira; disse estar disponível para contribuir com a formação de qualquer projeto que seja importante para alavancar o município.
– Ver o surgimento de projetos desse porte e ajudar na construção de instrumentos que irão colocar as cidades da nossa Região num patamar diferente do que temos hoje é gratificante. Eu quero participar disso e quando tem Esporte eu sempre estarei junto para fomentar, apoiar e transformar possibilidades em realidade – salientou Bernardo Oliveira.
Do município de Casimiro de Abreu, participaram o secretário de Turismo, Vespaziano Luz; e de Esporte e Lazer, Cosme Batista Machado. Já Silva Jardim foi representado pelo secretário municipal de Indústria e Comércio, Yago Alves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário