quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Rio Bonito registra seguidos assaltos na principal via de acesso ao município

Flávio Azevedo
Noite da última quarta-feira (11/12), por volta das 19h, enquanto o Natal Bonito era lançado no Centro de Rio Bonito com toda pompa por um prefeito saltitante e pangaré, uma mulher era assaltada na esquina das ruas, Rodrigues Coelho com a Miguel Couto Filho, em frente ao material de construção Serra do Sambê, que fica estabelecido exatamente naquela esquina. Segundo a vítima, os assaltantes estavam num carro prata de placa não anotada. Eles anunciaram o assalto e levaram os seus pertences.

Não é de hoje que toda extensão dessa via, que começa no viaduto do Rio do Ouro e vai até o Green Valley (atualmente até ao Basílio), é apontada, inclusive, pelos policiais, como trecho preferido pelos assaltantes, por conta do acesso rápido que a via oferece a BR – 101. Marginais, geralmente de fora do município, atuam de preferência nessa via por conta da facilidade de fuga que ela oferece. Ouvi essa declaração ainda em 2011 do delegado da 119ª DP.

O curioso é que oito anos depois, os casos seguem acontecendo (na verdade aumentaram) e nenhuma providência estratégica (de inteligência e gestão) é tomada pela administração municipal (que precisa realizar e provocar outros setores). Pelo contrário, esses pangarés que se revezam na cadeira de prefeito nas últimas décadas seguem achando que pintar meio fio e poste de luz é gestão.
Concluo esse texto falando do ‘subregistro’ e cobrando mudança de atitude da população. Se na Saúde eu estudei a ‘subnotificação’, na Segurança Pública eu uso o termo “subregistro” para apontar os assaltos e delitos que não são registrados e por isso não chegam ao conhecimento da Polícia.

A verdade é que o riobonitense não vai à delegacia por pirraça. Todavia, ele sempre inventa argumentos para justificar sua mania. Minha gente, enquanto o riobonitense insistir com sua síndrome de Gabriela (“eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim”) e não registrar os assaltos, o número de ocorrências em Rio Bonito será mascarado, situação que afeta a mancha criminal e consequentemente as ações estratégicas da Polícia. Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário