quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Atenção com a dengue, zyka e chikungunya

Flávio Azevedo
Reportagem da grande mídia fluminense informa que ao longo do ano de 2019, uma pessoa foi infectada pelo vírus da chikungunya a cada 13 minutos na cidade do Rio de Janeiro. Até o dia 18 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 38.082 casos da doença, com 48 mortes. Todavia, número de casos da doença pode ser ainda maior se forem contabilizados os casos que não foram registrados.

Os dados devem servir de alerta para as Prefeituras da nossa Região, mas a população não pode ficar de fora desse estado de atenção. Olho vivo nas embalagens e objetos que podem conter água parada dentro de nossas casas e muita atenção aos nossos quintais. Acrescento que quando o assunto é dengue, zyka e chikungunya; vale, inclusive, uma olhada indiscreto no quintal do vizinho, sobretudo aqueles que tem histórico de relaxamento.

É que o mosquito que nasce no quintal do vizinho não se contenta em picar ele e a família dele. O mosquitinho voa sobre a cerca ou muro e pica também você que está com o quintal limpinho e com todo cuidado para não ter água parada dentro de casa. Cabe, inclusive, denunciar o vizinho porcalhão a Secretaria Municipal de Saúde. Em Rio Bonito o Programa Municipal de Combate a Dengue (PMCD) costuma atender no telefone 3634 – 4234. Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário