quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Ministério Público Federal ‘descobrindo a roda’ no RJ

Flávio Azevedo
Outra vez o Ministério Público Federal (MPF-RJ) descobriu a roda no Rio de Janeiro. A gracinha da vez é a denúncia feita à Justiça Federal contra a Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae). A estatal seria responsável por cinco crimes de poluição decorrentes do lançamento de esgoto não tratado na Baía de Guanabara e no mar (que coisa não?). Também foram denunciados os ex-diretores da empresa, Jorge Briard (presidente); Edes Fernandes de Oliveira (diretor de operação e grande produção); e o gerente de tratamento de esgotos, Miguel Freitas Cunha. 

A ação penal é resultado de um inquérito policial instaurado em 2015 pela Delegacia de Meio Ambiente da Polícia Federal do Rio de Janeiro (que grande descoberta!). Em abril de 2016 foram colhidas amostras de água afluente e efluente nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da Cedae da Barra da Tijuca, Alegria, Sarapuí, São Gonçalo, Penha e Pavuna. Segundo o MPF foram constatados índices de poluição, por esgoto, superiores aos estabelecidos pela Lei Estadual 2.661/96, pela Resolução Conama 430/2011 e por resoluções estaduais da Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA).
Estou impressionado com a perspicácia do MPF! Que competência! Que grandes descobertas! Há 40 anos eu vejo governadores picaretas falando em despoluir a Baia de Guanabara, mas sem falar em construir ETEs em Rio Bonito, Tanguá e outros municípios onde o esgoto é lançado na sua forma bruto na natureza. A tal Companhia Estadual de Aguas e Esgoto é muito boa em água, aliás, em cobrar água; porque do esgoto ela não cuida. Deixa por conta das prefeituras. Sempre que eu ouvia essa conversa de despoluir a Guanabara a minha vontade era dar uma porrada nos cornos do governador vagabundo (todos fizeram essa promessa), porque era nítido que aquela grana seria desviada para os bolsos deles e dos deputados amigos.

Todavia, o MPF nunca viu isso, porque estava em viagem. Quando ele chegou do exterior que descobriu essa situação. Alô MPF vai se enxergar! O que mais tem em nosso estado é ratazana e vocês fazem cara de paisagem e fingem que não estão vendo. Tem empresas de transporte, tem concessões de rodovias, tem o diabo... Mas só, agora, vocês descobriram a treta da Cedae. Vão catar coquinho no asfalto quente! 

Apesar desse tipo de cinismo que vemos estampado no noticiário vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário