terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Excessos e exageros podem afetar a Saúde e estragar as comemorações pelo Ano Novo

Flávio Azevedo
Dois homens morreram vítimas de afogamento na manhã desta segunda-feira (30/12) em praias de Cabo Frio, na Região dos Lagos. As informações são do Corpo de Bombeiros. Um dos afogados é Dalman Morais (54 anos), que se afogou na praia do Peró. Banhistas relataram que ele teve um mal súbito ao entrar na água e afundou. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu ao dar entrada no Hospital Central de Emergências (HCE).

A outra vítima é João Teodoro (69 anos), que também deu entrada na unidade com vida, mas não resistiu. Ele estava na praia do Forte, próximo a Praia das Dunas, que tem mar mais agitado.

O volume de pessoas que se desloca para a Região dos Lagos, o comportamento natural do brasileiro que é dado ao excesso em períodos festivos e a pouca importância que se dá a orientações e recomendações de salvamento preocupam os bombeiros. Uma das recomendações é que os banhistas procurem locais onde tenham bases de salvamento próximas e que sejam respeitadas as bandeiras que indicam as áreas mais perigosas para o banho. Em 2019, só em Cabo Frio o Corpo de Bombeiros já registrou cerca de dois mil afogamentos.

Outra dica reforçada pelos Bombeiros vem dos profissionais de Saúde e diz respeito ao uso de bebida alcoólica, a comida temperada e salgada (tira gostos), o calor da areia e o natural choque térmico quando o corpo quente entra na água, dependendo do ponto da praia com temperatura muito fria. Pessoas que já tenham alguma doença, por exemplo, os cardíacos, diante dessa combinação acabam expostos a complicações que podem ser moderadas e/ou irreversíveis.

“Prevenção e caldo de galinha” nunca fizeram mal a ninguém. Aproveite o feriado, o período festivo, mas sem excessos e exageros para voltar do passeio com vida, saúde e energia renovada para desenvolver o que foi planejado para o Ano Novo. Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário