PMRB - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO –
EDITAL Nº 001/2013
A Secretária
Municipal de Educação e Cultura, no uso de suas atribuições legais e de acordo
com a Lei nº. 708/98, de 20/04/1998, em conformidade com a previsão
orçamentária, faz saber que estão abertas as inscrições para o PROCESSO
SELETIVO SIMPLIFICADO, destinado à contratação de Auxiliar de Educação
Infantil, Auxiliar de Educação Especial, Instrutor de Libras Surdo, professor
de Libras Ouvinte, Regente de Banda Escolar, Professor II, Professor I
(Português/Prod.Textual, Artes, Inglês, Educação Física, História, Geografia,
Ciências, Matemática/Geometria, Enfermagem, Informática, Mecânica.), Professor
Tecnológico, Zelador escolar, pedreiro, servente de pedreiro, soldador, pintor,
motorista, Agente de Serviços Gerais, Merendeiro, Inspetor de alunos,
Assistente Administrativo em caráter temporário e de Excepcional Interesse
Público, para atuação na educação básica da rede pública municipal, para o ano
letivo de 2013, que reger-se-á pelas normas dispostas no presente Edital.
1 – DO PROCESSO
SELETIVO
I – O processo
Seletivo consistirá de 03 etapas:
a)
Primeira Etapa (eliminatória) – A Comissão de Seleção analisará a documentação
do candidato e emitirá um parecer informando se o candidato está apto ou
inapto, segundo todas as exigências do Decreto nº 452/2010 e deste Edital, para
participar da segunda fase do processo seletivo;
b)
Depois de apreciada a documentação, ainda no âmbito da primeira etapa, será
realizada uma prova de múltipla escolha a ser confeccionada por equipe
multidisciplinar de 5 (cinco) membros designado pela SMEC.
c)
A prova acontecerá no dia 24 para professores, às 14 horas e no dia 25 para
demais categorias às 14 horas. Os cinco últimos candidatos sairão juntos do
local da prova. O candidato deverá comparecer com uma hora de antecedência. O
portão fechará às 14 horas. Onde a prova acontecerá de acordo com o conteúdo
programático para cada categoria (ANEXO I) e terá duração de duas horas.
d)
Serão considerados aptos a prosseguir a seleção os candidatos que obtiverem 65%
ou mais de acertos na prova de múltipla escolha.
e)
Segunda Etapa (eliminatória) – A Comissão de Seleção analisará os currículos,
de todos que foram aprovados na prova de múltipla escolha, em que serão
consideradas as atividades de formação e atuação profissional, bem como cursos
incluídos em entidades oficiais, com relevância para as atividades relacionadas
à área da função em que se refere às exigências da atividade, a saber:
e.1) Experiência
profissional na mesma área de atuação – 2,0 (dois pontos) por ano trabalhado;
e.2) Certificado
de cursos de aperfeiçoamento relacionados a função exigida neste Edital e
realizados nos últimos 5 anos – 2,0 (dois pontos) para cada título com o mínimo
de 40 (quarenta) horas para Professores e auxiliares e 20 (vinte) horas para as
demais categorias.
e.3) O resultado
da prova e da análise do currículo será divulgado juntamente com a convocação
para a entrevista, será afixado na Secretaria Municipal de Educação e Cultura e
em espaços públicos, no dia 30 de janeiro de 2013, para início da terceira
etapa.
f)
Terceira etapa (classificatória) constitui-se de entrevista a ser realizada nos
dias 31 Janeiro e 01 de Fevereiro, na Escola Municipal Dr. Maurício Kopke e
será realizada pela Comissão de Seleção.
g)
A entrevista consistirá em perguntas aplicadas aos candidatos, versando sobre
assuntos relacionados à área de atuação e ao currículo submetido ao processo de
seleção, em que serão analisados os seguintes tópicos:
§ Conhecimento
técnico e prático;
§ Capacidade
relacional e de comunicação;
§ Legislação
pertinente à área de atuação;
§ Noções básicas
sobre o serviço público;
§ Sensibilidade para
questões sociais;
h)
Na classificação final, entre candidatos com igual número de pontuação, serão
fatores de desempate:
§ Comprovação de
desempenho no programa de opção do candidato, a ser aferido pelo maior tempo de
prática profissional;
§ Comprovação de ter
recebido algum prêmio ou título inerente a atividade a ser desempenhada;
§ Comprovação de
participação em congressos nacionais;
§ Maior idade.
i)
O resultado final será divulgado a partir do dia 04 de Fevereiro de 2013. Na
ocasião, os candidatos aprovados tomarão ciência de que deverão comparecer a
Formação Continuada, promovida pela SMEC, nos dias 05 e 06 de fevereiro e nos
dias 07 e 08, se apresentarão na sede da SMEC para tomarem ciência da Unidade
Escolar ou do espaço físico de referência do seu trabalho.
2 – DO LOCAL,
DATA, HORÁRIO E PROCEDIMENTO DAS INSCRIÇÕES.
2.1-
As inscrições serão realizadas nos dias 21 e 22/01/13 no horário de 8h às 17h,
na Escola Municipal Dr. Maurício Kopker, localizada na Avenida Santos Dumont,
número 80, Centro, Rio Bonito, devendo o candidato comparecer ao local de
inscrição munido dos seguintes documentos : (original e xerox) de Documento de
Identidade com foto, CPF, Certidão de Nascimento dos filhos (caso os tenha),
Comprovante de residência , título de eleitor e comprovante de votação da
última eleição, certificado de reservista (se do sexo masculino), currículo
vitae atualizado, comprovando as atividades nele deferidas também será
necessário, apresentar no mesmo momento, diploma ou certificado de conclusão da
escolaridade exigida, com cópia autenticada, certificado de conclusão de cursos
e uma foto 3x4.
2.2 - DAS
CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO:
a) Ter idade
mínima de 18(dezoito) anos completos;
b) Estar em dia
com as obrigações eleitorais;
c) Estar em dia
com as obrigações militares, se, do sexo masculino;
d) Estar em gozo
dos direitos políticos e civis;
e) Estar ciente de
que, no ato da inscrição, deverá comprovar que preenche todos os requisitos
exigidos para a vaga, inclusive a comprovação do grau de instrução exigido para
o provimento, constantes do presidente edital, sob a pena de perda do direito à
vaga, podendo tal documentação ser reapreciada em qualquer etapa do processo;
f) Para inscrever
o candidato deverá ler o edital em sua integra e preencher as condições nele
previstas;
g) Não será
permitida inscrição condicional ou por correspondência de qualquer tipo e por
instrumento particular de procuração.
h) Não será
permitida mais de uma inscrição por candidato.
i) Ser brasileiro
ou estrangeiro nos termos da emenda constitucional 19/98.
j) Gozar de boa
saúde física e mental e não possuir necessidades especiais incompatíveis com o
exercício das funções atinentes a vaga a que concorre.
2.3_ os documentos
serão conferidos no ato da inscrição que será deferida de imediato, não podendo
o candidato insistir na efetivação da mesma caso não apresente qualquer um dos
documentos exigidos.
2.4 – Após a
conferência, toda documentação será envelopada e lacrada sob assinatura do
candidato, para que seja submetida à análise do currículo, caso o candidato
seja aprovado na prova de múltipla escolha.
3. DAS FUNÇÕES
3.1 – O presente
processo seletivo visa o preenchimento de vagas imediatas e cadastro de reserva
para os seguintes cargos: Auxiliar de Educação Infantil, Auxiliar de Educação
Especial, Instrutor de Libras Surdo, professor de Libras Ouvinte, Regente de Banda
Escolar, Professor II, Professor I (Português/Prod.Textual, Artes, Inglês,
Educação Física, História, Geografia, Ciências, Matemática/Geometria,
Enfermagem, Informática,
Mecânica.),
Professor Tecnológico, Zelador escolar, pedreiro, servente de pedreiro,
soldador, pintor, motorista, Agente de Serviços Gerais, Merendeiro, Inspetor de
alunos, Assistente Administrativo
3.2 – DO NÚMERO DE
VAGAS E REMUNERAÇÃO OFERECIDAS
Cargo: Auxiliar
de Educação Infantil. Vagas Imediatas: 94. Cadastro
Reserva: 10. Remuneração: R$678,00.
Cargo: Auxiliar
de Educação Especial. Vagas Imediatas: 56. Cadastro Reserva:
10. Remuneração: R$678,00.
Cargo: Regente
de Banda Escolar. Vagas Imediatas: 03. Cadastro Reserva: 01.
Remuneração: R$678,00.
Cargo: Professor
II. Vagas Imediatas: 150. Cadastro Reserva: 15.
Remuneração: R$678,00.
Cargo: Professor
I - Português/Prod. Textual. Vagas Imediatas: 10.
Cadastro Reserva: 05. Remuneração: R$741,00.
Cargo: Professor
I - Inglês. Vagas Imediatas: 05. Cadastro Reserva: 03.
Remuneração: R$741,00.
Cargo: Professor
I - Ciências. Vagas Imediatas: 10. Cadastro Reserva:
01. Remuneração: R$741,00.
Cargo: Professor
I - Geografia. Vagas Imediatas: 04 . Cadastro Reserva: 01.
Remuneração: R$741,00.
Cargo: Professor
I - Educação Física. Vagas Imediatas: 05. Cadastro Reserva: 02.
Remuneração: R$741,00.
Cargo: Professor
I - História. Vagas Imediatas: 09. Cadastro Reserva: 02.
Remuneração: R$741,00.
Cargo: Professor
I - Matemática/Geometria. Vagas Imediatas: 11. Cadastro
Reserva: 03. Remuneração: R$741,00.
Cargo: Professor
I - Artes. Vagas Imediatas: 07. Cadastro Reserva: 02.
Remuneração: R$741,00.
Cargo: Professor
Tecnológico. Vagas Imediatas: 34. Cadastro Reserva: 03.
Remuneração: R$678,00.
Cargo: Professor
I - Enfermagem. Vagas Imediatas: 02. Cadastro Reserva: 02.
Remuneração: R$741,00.
Cargo: Professor
I - Mecânica. Vagas Imediatas: 03. Cadastro Reserva: 02.
Remuneração: R$741,00.
Cargo: Professor
I - Informática. Vagas Imediatas: 01. Cadastro Reserva:
03. Remuneração: R$741,00.
Cargo: Instrutor
de LIBRAS surdo. Vagas Imediatas: 07. Cadastro
Reserva: 01. Remuneração: R$678,00.
Cargo: Professor
de LIBRAS ouvinte. Vagas Imediatas: 02. Cadastro
Reserva: 01. Remuneração: R$741,00.
Cargo: Agente
de Serviços Gerais. Vagas Imediatas: 50. Cadastro Reserva:
12. Remuneração: R$678,00.
Cargo: Merendeiro.
Vagas Imediatas: 33. Cadastro Reserva: 12. Remuneração: R$678,00.
Cargo: Pedreiro.
Vagas Imediatas: 01. Cadastro Reserva: 01. Remuneração: R$678,00.
Cargo: Servente
de Pedreiro. Vagas Imediatas: 01. Cadastro Reserva: 01.
Remuneração: R$678,00.
Cargo: Zelador
Escolar. Vagas Imediatas: 33. Cadastro Reserva: 08.
Remuneração: R$678,00.
Cargo: Assistente
Administrativo. Vagas Imediatas: 24. Cadastro
Reserva: 06. Remuneração: R$678,00.
Cargo: Inspetor
de Alunos. Vagas Imediatas: 37. Cadastro Reserva: 10.
Remuneração: R$678,00.
Cargo: Soldador.
Vagas Imediatas: 01. Cadastro Reserva: 01. Remuneração: R$678,00.
Cargo: Pintor.
Vagas Imediatas: 01. Cadastro Reserva: 01. Remuneração: R$678,00.
Cargo: Motorista. Vagas
Imediatas: 08. Cadastro Reserva: 05. Remuneração: R$678,00.
Total de Vagas
Imediatas: 602. Total de Cadastro Reserva: 124.
4- DOS
REQUISITOS, ATRIBUIÇÔES E CARGA HORÁRIA DOS CARGOS:
4.1 – Cargo:
Auxiliar de Educação Infantil
Requisitos: Curso
Normal/Curso de Formação de Professor habilitação para lecionar na Educação
Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental
Carga horária: 25
horas semanais
Atribuições:
. Executar
atividades pedagógicas, atendendo a orientação do Professor regente e das
equipes técnico-pedagógicas..
. Zelar pela
higiene dos educandos, desempenhando as providências necessárias;
. Realizar
controle e guarda de material pedagógico utilizado nas atividades;
. Acompanhar as
crianças em atividades livres e em momentos de repouso;
Receber,
diariamente, as crianças na sua chegada à escola e entregá-la, na saída aos
pais e/ou responsáveis, cuidando de passar-lhes informações sobre a rotina das
mesmas;
. Servir e orientar,
junto ao professor, as refeições (café, almoço, lanche e/ou jantar),
propiciando a formação de bons hábitos alimentares durante as mesmas;
. Preparar o
espaço físico para recepcionar as crianças, de forma que o ambiente se torne
agradável, facilitando a integração delas ao ambiente escolar;
. Auxiliar as
crianças na troca de roupas e/ou trocá-las, formando nelas o hábito de se
despirem ou de se vestirem sozinhas e de guardarem seus próprios pertences;
. Participar das
discussões e atividades pedagógicas, juntamente com a equipe responsável;
. Colaborar no
planejamento das atividades e na avaliação das crianças;
. Contribuir para
a criação de um ambiente educativo, tendo clareza de que todas as suas ações
estejam direcionadas para a formação de cada criança;
. Participar das
reuniões de pais e/ou responsáveis visando ao intercâmbio de informações acerca
do desenvolvimento das crianças;
. Participar das
atividades de capacitação e treinamento promovidas pela Secretaria Municipal de
Educação e Cultura;
. Executar outras
atribuições afins.
4.2 – Cargo:
Auxiliar de Educação Especial
Requisitos: Curso
Normal/Curso de Formação de Professor habilitação para lecionar na Educação
Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental e curso de qualificação em área
especifica (Deficiência Mental, Deficiência Física, Deficiência Visual ou
Deficiência Auditiva)
Carga horária: 30
horas semanais
Atribuições:
. Exercer as
atividades profissionais de docência com atuação no Ensino Infantil e no Ensino
Fundamental junto a alunos com necessidades educativas especiais. (Deficiência
Intelectual, Deficiência Física, Deficiência Sensorial)
. Participar da
definição dos objetos da escola; elaborar planos, definindo o que e como vai
ser ensinado, o material necessário e o tempo a ser gasto em cada etapa;
selecionar atividades pedagógicas; colher, organizar e registrar dados e
informações sobre os alunos, visando uma adequada avaliação do processo ensino
e do processo de aprendizagem.
4.3 – Cargo:
Regente de Banda Escolar
Requisitos: Certificado
de conclusão do ensino fundamental completo
Carga horária: 40
horas semanais
Atribuições:
. Recrutar
estudantes para a formação de bandas escolares;
. Apresentar,
didaticamente, os instrumentos musicais;
. Garantir que as
atividades musicais sejam regularmente praticadas e socializadas em
apresentações em atividades cívicas e escolares.
. Garantir a
limpeza, segurança e preservação dos instrumentos durante o uso, transporte e
guarda;
. Zelar pela
apresentação dos alunos e pelo uso adequado dos uniformes.
. Desempenhar
atividades pedagógicas direcionadas pelo |Departamento de Ensino através da
Coordenação Articuladora.
4.4 – Cargo:
Professor Tecnológico
Requisitos: Curso
Normal/Curso de Formação de Professor habilitado para lecionar da Educação
Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental e Licenciatura Plena, com curso de
qualificação em área especifica (Informática: Linux, Broffice, Windows,
Microsoft Office e Internet)
Carga horária: 25
horas/aulas semanais
Atribuições:
. Desenvolver
ações metodológicas que atendam a especificidade de cada turma, para isto,
deve-se considerar a matriz curricular e o projeto político pedagógico da rede
municipal de ensino público.
. Atender aos
alunos nos espaços do laboratório.
. Motivar para que
professor, aluno, e qualquer outro membro da comunidade escolar, tenham acesso
ao laboratório de informática. Zelar pela ambientação da sala e pela
organização do software e hardware do laboratório, disponibilizado no dia na
sua carga-horária de trabalho para efetivação de tal atividade de manutenção.
. Atuar como
parceiro do professor regente de sala de aula.
. Comunicar ao
Núcleo de Tecnologia Educacional (SEMEC/NTE- Rio Bonito) e a Direção escolar,
quando da disfunção de algum dos recursos que compõe os laboratórios.
. Elaborar
cronogramas de acordo com a culminância dos projetos para divulgação dos
trabalhos desenvolvidos nos laboratórios.
. Promover e
participar de encontros entre os professores dos laboratórios de uma mesma
escola para que o planejamento seja articulado.
4.5 – Cargo:
Professor II
Requisitos: Curso
Normal/Curso de Formação de Professor habilitação para lecionar na Educação
Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental
Carga horária: 25
horas/aulas semanais
Atribuições:
. Exercer a
docência nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental;
. Participar da
definição dos objetos da escola; elaborar planos, definindo o que e como vai
ser ensinado, o material necessário e o tempo a ser gasto em cada etapa;
selecionar textos e exercícios; promover a recuperação de alunos que tenham
problemas de aprendizagem; colher, organizar e registrar dados e informações
sobre os alunos, visando uma adequada avaliação do processo
ensino-aprendizagem.
4.6 – Cargo:
Professor I
Requisitos: Curso
Superior, com licenciatura plena ou curta na área de atuação, para lecionar 6º
ao 9º ano do ensino fundamental.
Carga horária: 12
horas/aulas semanais e 4 horas de atividades.
Atribuições:
. Educar o
adolescente, visando prepará-lo pra a vida, ajudando-o a se encontrar, se
firmar e se ajustar ao convívio social e ao futuro mercado de trabalho;
. Colaborar para o
desenvolvimento e a formação integral do jovem em termos de aquisição de
conhecimentos, hábitos e atitudes, desenvolvendo, em nível de unidade escolar,
ações de planejamento, docência e avaliação do progresso ensino-aprendizagem;
4.7 - Cargo:
Merendeiro
Requisitos:
Declaração de Conclusão do 5º ano do Ensino Fundamental.
Carga horária:30
horas semanais
Atribuições:
Executar os trabalhos de cozinha, preparando refeições e merendas para alunos,
de acordo com as orientações técnicas dos cardápios; Zelar pela higiene,
conservação e estocagem dos alimentos; Manter limpos cozinha, refeitórios e
utensílios.
4.8 - Cargo:
Agente de Serviços Gerais
Requisitos:Alfabetizado
Carga horária: 40
horas semanais
Atribuições:Cuidar
da limpeza e retirada de lixo das instalações internas e externas de Unidades
municipais; Desempenhar demais atribuições básicas a critério da chefia
imediata.
4.9 - Cargo:
Zelador
Requisitos:Alfabetizado
Carga horária: 40
horas semanais
Atribuições:
Cuidar das dependências das Unidades Municipais, tomando providências com
vistas a evitar roubos, prevenir incêndios e outros danos, verificar se portas,
janelas e portões estão corretamente fechados; Controlar a movimentação de
pessoas, veículos e materiais de modo a evitar desvio de materiais e outras
faltas.
4.10 - Cargo:
Soldador
Carga Horária: 40
horas semanais
Requisitos:Declaração
de Conclusão do 5º ano do Ensino Fundamental.
Atribuições:
Executar trabalhos de solda, corte, aquecimento e chanframento em partes de
equipamento, peças e seções de estruturas, tubulações diversas e outros.
4.11 - Cargo:
Pintor
Requisitos:Declaração
de Conclusão do 5º ano do Ensino Fundamental.
Carga horária: 40
horas semanais.
Atribuições:
Limpar, preparar e pintar paredes e outras superfícies; retocar falhas e
emendas, corrigindo defeitos e facilitando a aderência de tinta; preparar o
material de pintura de acordo com as especificações recebidas.
4.12- Cargo:
Motorista
Requisitos:Declaração
de Conclusão do 5º ano do Ensino Fundamental.
Carga horária: 40
horas semanais.
Atribuições:
Dirigir veículos motorizados, conduzindo autoridades municipais e funcionários,
sempre que solicitado; responsabilizar-se pela manutenção do veículo,
encaminhando-o para revisão, lavagem, lubrificação, etc.; executar outras
atribuições da mesma natureza, a critério do superior imediato.
4.13 - Cargo:
Pedreiro
Requisitos:
Declaração de Conclusão do 5º ano do Ensino Fundamental.
Carga horária: 40
horas semanais.
Atribuições:
Construir e/ ou reformar obras de alvenaria, cuidando do assentamento de
tijolos, pedras, manilhas, telhas e revestimentos diversos.
4.14 -Cargo:
Inspetor de Alunos
Requisitos: Ensino
Fundamental Completo
Carga horária: 30
horas semanais
Atribuições:
Orientar os alunos, assistindo-os nas saídas das salas de aulas, na circulação
nas dependências da Escola e na utilização dos sanitários e refeitórios;
Atender à solicitações de professores e alunos, distribuindo e recolhendo
material didático; Acompanhar os alunos no período de entrada e saída da Escola
e nos períodos de recreio. Desempenhar demais atribuições básicas a critério da
chefia imediata.
4.15 - Cargo:
Assistente Administrativo
Carga Horária: 30
horas semanais
Requisitos: Ensino
médio Completo
Atribuições:
Executar ações nas áreas de comunicação, de arquivo, de análise e tramitação de
processos administrativos e demais documentos de interesse da Secretaria,
cuidar das atividades relativas a pessoal, participar de levantamentos,
análises e executar procedimentos de controle em relação a aquisição de
matérias primas e equipamentos para assegurar o suprimento os diversos setores;
Colaborar na coleta e preparação de dados e informações necessárias ao funcionamento
dos diversos órgãos da administração. Desempenhar demais atribuições básicas a
critério da chefia imediata.
4.16 – Instrutor
de Libras Surdo
Requisitos:Ensino
Médio Completo e/ou superior – formação com certificado em curso para
capacitação de instrutores emitidas pelo MEC – proficiência em LIBRAS, a nível
médio e/ou superior.
Carga horária: 25
horas semanais.
Atribuições: Atuar
em salas de aula, Sala de Recursos Multifuncionais e itinerância; coletar
informações sobre o conteúdo a ser trabalhado para facilitar a aprendizagem e
apropriação da língua nas atividades escolares; participar das atividades
extra- classes, como palestras, cursos, cursos, jogos, encontros, debates e
visitas, junto com a turma em que exercite a atividade como instrutor; participar
de atividades não ligadas ao ensino, em que se faça necessária
apresentação da língua em cursos de formação de professores, de outros
profissionais e orientação a família; executar outras tarefas correlatas.
4.17 – Professor
de Libras Ouvinte
Requisitos:Ensino
Médio Completo e/ou superior – formação com certificado em curso para
capacitação de instrutores emitidas pelo MEC – proficiência em LIBRAS, a nível
médio e/ou superior.
Carga horária: 25
horas semanais.
Atribuições: Atuar
em salas de aula, Sala de Recursos Multifuncionais; coletar informações sobre o
conteúdo a ser trabalhado para facilitar a aprendizagem e apropriação da língua
nas atividades escolares; participar das atividades extra- classes, como
palestras, cursos, cursos, jogos, encontros, debates e visitas, junto com a
turma em que exercite a atividade como instrutor; participar de atividades não
ligadas ao ensino, em que se faça necessária apresentação da língua em
cursos de formação de professores, de outros profissionais e orientação a
família; executar outras tarefas correlatas.
4.18 – Servente de
Pedreiro
Requisitos:
Declaração de Conclusão do 5º ano do Ensino Fundamental.
Carga horária: 40
horas semanais.
Atribuições:
Auxiliar na construção e/ ou reformas de obras de alvenaria, cuidando do
assentamento de tijolos, pedras, manilhas, telhas e revestimentos diversos.
5 – DA
CLASSIFICAÇÃO
5.1 – Para os
candidatos que obtiverem pontuação igual ou superior a 65% na prova de
múltiplas escolhas, a classificação dar-se-á de acordo com o somatório de
pontos obtidos na análise curricular e nos documentos comprobatórios da
habilitação apresentados;
5.2 – Os
candidatos classificados serão chamados, obedecendo a uma ordem decrescente de
pontos;
6 – DOS CRITÉRIOS
DE DESEMPATE
6.1 – Na classificação
final, entre candidatos com igual número de pontuação, serão fatores de
desempate:
a) Maior tempo de
experiência comprovada na área em que pretende atuar;
b) Maior número de
horas em curso de aperfeiçoamento na área em que pretende atuar;
c) Maior idade.
07 – DA VALIDADE
07.1 – O Processo
Seletivo anunciado neste Edital tem validade de 12 (doze) meses, podendo ser
prorrogado por igual período a critério da Administração Municipal.
08 – PRAZO DE
CONTRATAÇÃO
08.1 – O prazo de
contratação é de 1 (um) ano, prorrogável uma única vez por igual período.
09 – DO VÍNCULO EMPREGATÍCIO
09.1 – Os
contratos serão em regime temporário, de excepcional interesse público para
atender às ações da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
10 – DAS
DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1 – O candidato
que no ato da inscrição prestar declarações falsas, inexatas ou apresentar
documentos adulterados, terá sua inscrição cancelada e anulados todos os atos
decorrentes, sem prejuízo das cominações legais;
101.2 – O pedido
de inscrição do candidato importará no conhecimento do presente Edital e valerá
como aceitação tácita das normas estabelecidas neste Processo Seletivo.
10.3- A aprovação
do candidato no Processo Seletivo não gera direito à nomeação, que dependerá da
conveniência e oportunidade da Administração Pública Municipal.
10.4- O presente
Edital poderá ser cancelado ou alterado de acordo com os interesses da
Administração, não gerando para tanto nenhum direito adquirido aos candidatos.
10.5- Os casos
omissos serão resolvidos pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Rio Bonito,
09 de janeiro de 2013.
Anexo I
Processo Seletivo
Simplificado 001/2013
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO DA PROVA DE MÚLTIPLA-ESCOLHA:
PORTUGUÊS PARA
TODOS OS CARGOS:
Interpretação de
texto, Fonologia: Conceito; Encontros Vocálicos; Encontros Consonantais
Dígrafos; Divisão Silábica; Ortografia; Acentuação. Morfologia: Estrutura
e Formação das palavras; Classes de Palavras. Síntaxe: Termos da Oração;
Período Composto; Conceito e Classificação das Orações; Concordância Verbal e
Nominal; Regência Verbal e Nominal; Crase; Pontuação
HISTÓRIA DE RIO
BONITO PARA TODOS OS CARGOS:
SOARES, Clara
Luíza de Moraes – Sua História sua gente – Rio Bonito – Um Estudo do município.
SANTOS, Roberto
Pereira dos. Monografia de Rio Bonito.
ESTATUTO DA
CRIANÇA E DO ADOLESCENTE BRASIL.: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990.
PARA TODOAS OS CARGOS
DOS CARGOS:
PARA OS CARGOS DE
AGENTE DE SERVIÇOS GERAIS E ZELADOR:
Português/Interpretação de
Texto,Conhecimentos de letras,Conhecimentos de números ( diferenciar letras de
outros sinais gráficos),Ler frases com compreensão,Ler textos com compreensão.
Matemática/Números: Realizar
contagens de pequenas quantidades, Realizar contagens de quantidades maiores,
Realizar contagem de quantias em dinheiro com cédulas e moedas;Reconhecer os
algarismos: associar o algarismo ao seu nome;Ler e escrever números de 2, 3 ou
4 algarismos,Comparar números naturais e decimais que expressam valor monetário,Resolver
problemas envolvendo as 4 operações fundamentais.
História de Rio
Bonito:
Transportes,
Turismo, Municípios vizinhos de Rio Bonito, Hidrografia, Símbolos municipais e
Hino de Rio Bonito.
PARA OS CARGOS DE:
MERENDEIRO, PEDREIRO,PINTOR, SERVENTE DE PEDREIRO, SOLDADOR E MOTORISTA:
Português: Interpretação de
Texto, Classes gramaticais, separação silábica, polissemia, sinonímia,
antonímia, paronímia, ortografia, concordância, pontuação, ortoépia, variedade
lingüística, texto verbal e não-verbal;
Matemática:
Números e
operações: Ler, escrever e comparar números no sistema de numeração decimal e
números decimais que expressem valor monetário; Resolução de problemas
envolvendo as 4 operações fundamentais.Espaço e forma ( sólidos e geométricos e
figuras geométricas Planas) Grandezas e medidas ( medidas de comprimento,
capacidade, tempo, área e volume)Tratamento da Informação ( Interpretação de
tabelas e gráficos)
História de Rio
Bonito:
Datas comemorativas
Atividade
Econômica
Localização
Hino e Brasão de
Rio Bonito
Municípios
Vizinhos
PARA O CARGO DE:
INSPETOR DE ALUNOS
Português: Interpretação de
Texto, Classes gramaticais, concordância, regência, colocação
pronominal, vícios de linguagem, estrutura e formação de palavras, ortoépia,
prosódia, pontuação, tipologia textual, polissemia, sinonímia, antonímia,
paronímia, ortografia, variedades lingüísticas, coesão e coerência.
Matemática:
- Conjunto dos
números naturais
§ Leitura, escrita e
comparação
§ Operações –
Resolução de problemas
§ Múltiplos e
divisores
§ Múltiplo comum e
maior divisor Comum
- Conjunto dos
números racionais
§ Representação e
Leitura
§ Equivalência de
frações
§ Resolução de
problemas
§ Porcentagem
§ Regra de três
- Conjunto dos
números inteiros
§ Operação com
números inteiros
§ Resolução de
problemas
- Conjunto dos
números reais
- Figuras
semelhantes
- Círculo e
circunferência
- Perímetro e área
- Espaço e forma
§ Sólidos
geométricos
§ Figuras
geométricas planas
- Grandezas e
medidas
Tratamento da
Informação
Interpretação de
Tabelas e gráficos
- História de Rio
Bonito:
Atividade
Econômica
Comunicação
Meio de Transporte
Aspectos físicos
do município
Tradições e
Folclore
Educação e Saúde
Hino do Município
Marco Histórico
inicial do município, Rio Bonito no período colonial
Localização
geográfica e cartográfica.
PARA O CARGO DE
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO:
Português: Interpretação de
Texto, Linguagem, código, variedades lingüísticas, denotação e conotação, texto
verbal e não-verbal, intertextualidade, sinonímia, antonímia, polissemia,
estrutura e formação de palavras, classes gramaticais, concordância, regência,
colocação pronominal, crase, pontuação, tipologia textual, coesão e coerência.
Matemática:
§ Noções de
Conjuntos ( Os conjuntos numéricos: N, Z, O, R)
§ Operações com
conjuntos ( União, Interseção, Diferença)
§ Problemas
§ Função Afim
§ Função Quadrática
§ Regra de Três
§ Porcentagem
§ Área e Volume
§ Grandezas e
Medidas
§ Localização de
Pontos no Plano Cartesiano
§ Sólidos e
Geométricos
§ Circunferência e
Círculos
§ Figuras
geométricas planas
História de Rio
Bonito:
§ Coordenadas
geográficas
§ Aspecto físico e
econômico
§ Localização do
município em relação ao Estado do Rio de Janeiro
§ Aspectos
históricos e culturais
PARA O CARGO DE:
PROFESSOR I – INGLÊS
Português: Interpretação
de Texto, Linguagem, código, variedades lingüísticas, denotação e conotação,
texto verbal e não-verbal, intertextualidade, sinonímia, antonímia, polissemia,
estrutura e formação de palavras, classes gramaticais, concordância, regência,
colocação pronominal, crase, pontuação, tipologia textual, coesão e coerência.
Conhecimentos
Específicos: Personal Pronouns, Verb to be, Affirmative,
Negative, Interrogative, Irregular Verbs, Regular verbs, Simple Present, Past
Tense, Future Tense, The Comparative, The Superlative, Must, Should, So Much,
Auxiliaries Do/Does/Did., Nouns, Articles, Adjectives, Adverbs, Verbs,
Prepositions, Passive and Active Voices.
História de Rio
Bonito:
§ Coordenadas
geográficas
§ Aspecto físico e
econômico
§ Localização do
município em relação ao Estado do Rio de Janeiro
§ Aspectos
históricos e culturais
PARA O CARGO DE:
PROFESSOR I – CIÊNCIAS
Português: Interpretação
de Texto, Linguagem, código, variedades lingüísticas, denotação e conotação,
texto verbal e não-verbal, intertextualidade, sinonímia, antonímia, polissemia,
estrutura e formação de palavras, classes gramaticais, concordância, regência,
colocação pronominal, crase, pontuação, tipologia textual, coesão e coerência.
Conhecimentos
Específicos: Características Gerais do vertebrados; características gerais dos
invertebrados; Sistemática, classificação e Biodiversidade; Ecologia.
- História de Rio
Bonito:
§ Coordenadas
geográficas
§ Aspecto físico e
econômico
§ Localização do
município em relação ao Estado do Rio de Janeiro
§ Aspectos
históricos e culturais
PROFESSOR I –
HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Tendências
historiográficas: teorias, metodologias e conceituações. A História no contexto
dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Os primeiros homens e seus modos de
vida. As primeiras civilizações – Antigüidade Oriental, Ocidental, Africana.
Religiões monoteístas (judaísmo, cristianismo e islamismo) e politeístas. A
transição da Antigüidade para a Idade Média. A sociedade feudal. A Igreja
medieval. O Renascimento Comercial e Urbano. A crise do século XIV. O
Renascimento. Reforma e Contra-Reforma. A formação dos Estados Nacionais. A
expansão marítima e comercial européia. Iluminismo. As revoluções inglesa e
francesa. A Revolução Industrial e a consolidação do capitalismo. A organização
da classe operária e o ideário socialista. Da corrida imperialista à Primeira
Guerra Mundial. A Revolução Russa. A Europa Entre Guerras e a ascensão dos
regimes totalitários. A Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria. A descolonização
da Ásia e da África. A crise do socialismo e a construção da Nova Ordem
Mundial. A hegemonia norte-americana e o terror. As civilizações
pré-colombianas. A invasão européia e o confronto cultural. As modalidades de
exploração da mão-de-obra indígena. O sistema de plantation. A crise do Antigo
Regime e a formação das nações latino-americanas. A Independência dos E.U.A. A
relação dos E.U.A. com a América Latina: da Doutrina Monroe à Aliança para o
Progresso. História do Brasil: história do Brasil antes da chegada dos
portugueses. A organização das comunidades indígenas. A ocupação do território,
a implantação do escravismo e a resistência negra. O papel da Igreja na
colonização: missões e catequese. A organização socioeconômica das zonas aurífera
e açucareira. A administração colonial. Entradas, Bandeiras e a ocupação do
território. A Independência do Brasil. Política, sociedade e economia no Brasil
imperial. O fim da monarquia. A transição do trabalho escravo para o trabalho
assalariado. A formação da classe operária brasileira. A República Velha. A Era
Vargas. O retorno à democracia: Brasil de 1946 à 1964.O Governo JK.O Golpe de
1964 e a Ditadura militar no Brasil: sociedade, política e economia. A
redemocratização: Do Governo Sarney ao governo Lula. História e diversidade
cultural. Questões éticas, culturais e cidadãs envolvidas no ensino da história
PROFESSOR I DE
GEOGRAFIA
Geografia: a
história do pensamento geográfico. Conceitos, temas e teorias da Geografia.
Espaço da natureza: as inter-relações entre os diferentes componentes do quadro
natural; principais formas e estruturas do relevo terrestre (gênese e
evolução); grandes conjuntos climatobotânicos; águas oceânicas e continentais:
importância econômica; usos e problemas. Quadro natural: recursos e
aproveitamento econômico; sensibilidade do meio-ambiente à ação do homem e
estratégias para seu uso e conservação. A questão da energia no mundo: as
diversas fontes de energia, seus usos e conseqüências. As mudanças ambientais
globais. A organização do espaço mundial: a produção e a organização do espaço
mundial; da Guerra Fria à nova ordem mundial; as transformações políticas do
mundo contemporâneo; as alianças e disputas entre as grandes potências; a
independência e a desigualdade nas relações entre as grandes potências e os
demais países; os conflitos étnicos atuais e a questão das nacionalidades; os
blocos econômicos. A geopolítica da globalização: os fluxos da economia global.
Cidades e urbanização nos mundos desenvolvido e subdesenvolvido: metrópoles,
cidades globais e redes urbanas. A população mundial: distribuição; as
diferenças no crescimento das populações; teorias demográficas e
desenvolvimento socioeconômico; a distribuição social e espacial da riqueza e
as condições de vida; conflitos étnico-nacionalistas, movimentos separatistas e
terrorismo; movimentos populacionais e globalização. cas: o processo industrial
e a organização e produção do espaço; localização das indústrias; a
industrialização nos países desenvolvidos e nos subdesenvolvidos; as atividades
agropecuárias e extrativas nos países centrais e periféricos. O espaço
brasileiro: Processo de ocupação e valorização territorial do Brasil:
apropriação e produção do espaço. O Brasil na economia mundial. As formas do
espaço brasileiro. As regionalizações e as grandes unidades regionais. A
estruturação do Espaço Geográfico Brasileiro: a atuação do capital privado e o
papel do Estado nas políticas territoriais; a dinâmica sócio-espacial:
metropolização e urbanização. Cidades e urbanização no Brasil: metrópoles,
redes urbanas e meio ambiente urbano. O processo de industrialização e a
redefinição da atividade industrial na dinâmica sócio-espacial; as atividades
agropecuárias e extrativas. A questão da terra e do trabalho no campo.
Infraestrutura e desenvolvimento das atividades de telecomunicação e de
transporte no Brasil. A população brasileira: formação étnica, crescimento e
políticas demográficas, estrutura etária e movimentos populacionais. População
e atividades econômicas. Sociedade e natureza no Espaço Brasileiro: os grandes
domínios morfoclimáticos; os recursos naturais, distribuição e aproveitamento;
os resultados das intervenções da sociedade na natureza. Fontes alternativas e
energia no Brasil. A dinâmica dos elementos da natureza: atmosférica,
hidrológica e litosférica. Os Parâmetros Curriculares de Geografia: ensino
fundamental e médio. O ensino da geografia e a diversidade cultural. Questões
éticas, ambientais e cidadãs envolvidas no ensino da geografia. Cartografia e
sua importância para o Ensino da Geografia. Cartografia Básica.
PROFESSOR DE
EDUCAÇÃO FÍSICA
A Educação Física
no currículo escolar. A história da Educação Física. Métodos e técnicas da
Educação Física. Didática específica da Educação Física. Educação Física e
Aprendizagem social. Educação Física e contexto social. As novas tendências da
Educação Física: Educação Física Humanista, Educação Física Progressista e a
Cultura Corporal. Educação Física Escolar, crescimento e desenvolvimento:
diferentes abordagens. Desportos: técnicas fundamentais e regras oficiais.
Recreação e lazer: conceito e finalidades. Noções de Fisiologia do exercício. A
Educação Física e os parâmetros curriculares.Educação Física, Inclusão e
Diversidade. Concepção histórico social da criança. Jogos e brincadeiras
na educação infantil. Educação Psicomotora e as fases do desenvolvimento
infantil.
PROFESSOR
I MATEMÁTICA / GEOMETRIA
Teoria dos
Conjuntos. Conjuntos Numéricos. Elementos Básicos de Teoria dos Números:
Múltiplos e Divisores, MDC e MMC. Polinômios. Equações do primeiro e segundo
graus. Razões, Proporções e Grandezas Proporcionais. Regra de Três Simples e
Composta. Porcentagem. Juros Simples. Juros Compostos. Progressões Aritméticas.
Progressões Geométricas. Relações e Funções. Funções polinomiais do primeiro e
do segundo graus. Função Exponencial. Logaritmos,Funções Trigonométricas.
Matrizes, Determinantes e Sistemas lineares. Análise Combinatória Simples.
Cálculo de Probabilidades. Elementos de Estatística: Tabelas, Gráficos,
Geometria Plana: ângulos, polígonos, triângulos, quadriláteros,
semelhança de triângulos, relações métricas nos triângulos retângulos e
nos círculos, áreas de superfícies planas. Geometria Espacial: Poliedros,
Prismas e Cilindros, Pirâmides e Cones, Esfera e Suas partes. Geometria
Analítica: ponto, reta, circunferência..Questões de Raciocínio Lógico
Matemático. A Matemática no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais. O
ensino de Matemática na perspectiva da Educação Matemática. A Etnomatemática;
História da Matemática; O ensino de Matemática através da resolução de
problemas. O ensino de Matemática e as questões de cidadania e de diversidade cultural.
PROFESSOR
I ARTES
Parâmetros
Curriculares Nacionais e o Ensino de Arte. Procedimentos pedagógicos em Arte:
conteúdos, métodos e avaliação. A arte na educação escolar: Fundamentos e
tendências pedagógicas do ensino de Arte no Brasil. História da Arte.
Criatividade. Arte, comunicação e cultura. As linguagens artísticas na
atualidade. O ensino da dança no contexto escolar. A corporeidade enquanto
construção social. Dança e diversidade cultural. A música na educação
escolar. A Linguagem Musical na atualidade. Papel do teatro no processo
educacional. Fundamentos básicos do teatro na educação. Aspectos da cultura
popular brasileira e as Manifestações Populares. Arte Indígena. Arte Africana.
PROFESSOR I
ENFERMAGEM
Assistência de
enfermagem na atenção primária à pessoa com doenças crônicas não
transmissíveis; Sistematização da assistência de enfermagem no parto
humanizado; Assistência de enfermagem na puericultura: crescimento e
desenvolvimento; Reforma Psiquiátrica Brasileira e Política Nacional de Saúde Mental;
Assistência de Enfermagem perioperatória; Bases teóricas da administração e sua
aplicação no gerenciamento em Enfermagem; Sistematização da assistência de
enfermagem à mulher vítima de violência; Assistência de enfermagem ao paciente
terminal no processo de morte e morrer;
PROFESSOR I
INFORMÁTICA
Fundamentos de
computação. Organização e arquitetura de computadores. Componentes de um
computador (hardware e software). Sistemas de entrada e saída. Sistemas de
numeração e codificação. Aritmética computacional.Princípios de sistemas
operacionais. Características dos principais processadores do mercado.
Princípios de Sistemas Operacionais: Ambientes Windows (2000 e XP), Linux e
UNIX, Características e Organização Física de Sistemas de Arquivos (NTFS, FAT32,
EXT2, EXT3), diretórios e direitos de acesso, compartilhamento e segurança,
integridade.Princípios de Redes de Comunicação: Meios de transmissão,
Topologias de redes de computadores, Arquitetura e protocolos de redes de
comunicação, Modelo de referência OSI, Arquitetura cliente-servidor,
Equipamentos de Interconexão, Protocolo TCP/IP; Desenvolvimento de sistemas.
Metodologias de desenvolvimento. Análise e projeto estruturado. Modelagem
funcional e de dados. Análise essencial. Análise e projetos orientados a
objeto.Ferramentas de desenvolvimento de software e ferramentas CASE. Aspectos
de linguagens de programação, algoritmos e estruturas de dados e objetos.
Programação estruturada. Programação orientada a objetos: Conceito de
abstração, encapsulamento, herança, polimorfismo, classes, objetos e
interfaces. Noções de UML (Linguagem Unificada de Modelagem).Programação para
ambiente web. Conceitos de programação para ambiente web.Configuração de
servidores web. Banco de dados. Arquitetura, modelos lógicos e representação
física. Implantação, administração e otimização de SGBDs relacionais. Linguagem
de consulta a banco de dados relacionais (query language). Interação do Banco
de Dados com as principais linguagens de programação orientadas a objetos.
Gerenciamento de Banco de Dados em ambiente WEB; 3.6 MySQL, SQL Server.
Linguagens de
programação.Tipos de dados elementares e estruturados. Funções e procedimentos.
Estruturas de controle de fluxo. Montadores, compiladores, ligadores e
interpretadores. Caracterização das principais linguagens de programação
estruturada (C e Pascal). Ambientes de desenvolvimento visual (Delphi, Kylix,
Java, Builder C/C++ e Visual Basic). Linguagem de programação Delphi, PHP e
Java.
PROFESSOR I
PORTUGUÊS/PRODUÇÃO TEXTUAL
Noções de cultura,
arte e literatura. O texto literário e o não-literário. Aspectos básicos do
texto literário: denotação e conotação; principais recursos expressivos.
Gêneros literários: lírico, narrativo/épico, dramático. Principais aspectos da
versificação. Elementos estruturais da narrativa. Formas narrativas: crônica,
conto e romance. Texto: condições de leitura e produção textual: a enunciação.
Coesão e coerência textuais. Intertextualidade. Tipologia textual. Gêneros
Textuais. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia.
Sistema fonológico do português. Sistema ortográfico vigente. Morfossintaxe:
classes de palavras. Formação de palavras. Morfologia nominal. Morfologia
verbal. Morfologia pronominal. Processos sintáticos: subordinação e coordenação.
Constituintes da oração e orações no período. Frase e discurso. Valores
semântico-sintáticos dos conectivos. Concordância nominal e verbal. Regência
nominal e verbal. Colocação dos termos na frase. Emprego do acento da crase.
Normas de pontuação. Abordagem linguístico/discursiva da teoria gramatical. A
diversidade linguística e cultural e suas contribuições para a sociedade.
Questões Éticas, Culturais e Cidadãs no ensino da língua portuguesa.
AUXILIAR DE
EDUCAÇÃO INFANTIL
Estimulação e
criatividade para educação infantil, Atividades e brincadeiras na Educação
Infantil; Trabalhando o comportamento e o desenvolvimento social e emocional da
criança; As dificuldades da aprendizagem. Inclusão – Um novo olhar dentro da
Educação Infantil; Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
Descentralização: avaliação, currículo, legislação. Plano Nacional de Educação.
AUXILIAR DE
EDUCAÇÃO ESPECIAL
Compreensão e
interpretação de textos. Ortografia e acentuação gráfica. Verbos: conjugação,
emprego dos tempos, modos e vozes verbais. Regras gerais de concordância
nominal e verbal. Emprego dos sinais de pontuação. A diversidade cultural e
lingüística e as suas contribuições para a sociedade. Questões éticas,
culturais e cidadãs no ensino da língua portuguesa. Organização da educação
brasileira. Políticas educacionais. Parâmetros Curriculares Nacionais
(PCN). Descentralização: avaliação, currículo, legislação. Plano Nacional
de Educação. Currículo, cidadania, diversidade humana e cultural. Educação
Especial na perspectiva inclusiva. Atendimento Educacional Especializado para
alunado da Educação Inclusiva. Legislação Educacional (LDB nº 9394/96).
Estatuto da Criança e do Adolescente (Das disposições preliminares: do direito
à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer; da política de atendimento; das
medidas de proteção; da prática de ato infracional; das medidas socioeducativas
da remissão; das medidas pertinentes aos pais ou responsável; do Conselho
Tutelar. Disposições gerais: da Justiça da Infância e da Juventude; dos procedimentos;
dos recursos; dos crimes e das infrações administrativas). Plano Nacional de
Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação
Inclusiva
REGENTE DE BANDA
ESCOLAR
Conhecimentos
avançados de música, sons de instrumentos de orquestra (percussão, sopro,
cordas, teclas e etc.), cantos, ritmos, sons de instrumentos regionais e
folclóricos, Leitura e Escrita Musical: cifras e partituras, instrumentos
musicais (percussão, sopro, cordas, teclas e etc.) e suas aplicações em bandas
e orquestras. Regência.
PROFESSOR II
Compreensão e
interpretação de textos. Ortografia e acentuação gráfica. Classes de palavras e
suas flexões. Processo de formação de palavras. Verbos: conjugação, emprego dos
tempos, modos e vozes verbais. Regras gerais de concordância nominal e verbal.
Regras gerais de regência nominal e verbal. Emprego do acento indicativo da
crase. Colocação dos pronomes átonos. Funções sintáticas. Sinônimos, antônimos,
homônimos e parônimos. Emprego dos sinais de pontuação. A diversidade cultural
e lingüística e as suas contribuições para a sociedade. Questões éticas,
culturais e cidadãs no ensino da língua portuguesa. Organização da educação
brasileira. Políticas educacionais. Parâmetros Curriculares Nacionais
(PCN). Descentralização: avaliação, currículo, legislação. Plano Nacional
de Educação. Sociologia da Educação: a democratização da escola; educação
e sociedade. Psicologia da Educação: Teoria do desenvolvimento humano,
abordagem sócio-construtivista. Gestão Educacional e Planejamento de Ensino.
Avaliação. Currículo, cidadania, diversidade humana e cultural. Educação
Especial na perspectiva inclusiva. Atendimento Educacional Especializado para
alunado da Educação Inclusiva. Legislação Educacional (LDB nº 9394/96). Estatuto
da Criança e do Adolescente (Das disposições preliminares: do direito à
educação, à cultura, ao esporte e ao lazer; da política de atendimento; das
medidas de proteção; da prática de ato infracional; das medidas socioeducativas
da remissão; das medidas pertinentes aos pais ou responsável; do Conselho
Tutelar. Disposições gerais: da Justiça da Infância e da Juventude; dos
procedimentos; dos recursos; dos crimes e das infrações administrativas). Plano
Nacional de Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da
Educação Inclusiva,
PARA O CARGO DE:
PROFESSOR TECNOLÓGICO
Português: Linguagem,
código, variedades lingüísticas, denotação e conotação, texto verbal e
não-verbal, intertextualidade, sinonímia, antonímia, polissemia, estrutura e
formação de palavras, classes gramaticais, concordância, regência, colocação
pronominal, crase, pontuação, tipologia textual, coesão e coerência.
Conhecimentos
Específicos:
Sistema
operacional Linux Educacional e softwares livres;
Internet
Os aplicativos do
BRoffice;
Ferramentas de
comunicação via internet;
História de Rio
Bonito:
Coordenadas
geográficas
Aspecto físico e
econômico
Localização do
município em relação ao Estado do Rio de Janeiro
Aspectos
históricos e culturais
PARA O CARGO DE:
PROFESSOR I – TEC. EM MECÂNICA
- Português: Linguagem,
código, variedades lingüísticas, denotação e conotação, texto verbal e
não-verbal, intertextualidade, sinonímia, antonímia, polissemia, estrutura e
formação de palavras, classes gramaticais, concordância, regência, colocação
pronominal, crase, pontuação, tipologia textual, coesão e coerência.
- Conhecimentos
Específicos: Desenho Técnico Mecânico. Pneumática. Hidráulica.
AutoCAD.
- História de Rio
Bonito:
§ Coordenadas
geográficas
§ Aspecto físico e
econômico
§ Localização do
município em relação ao Estado do Rio de Janeiro
§ Aspectos
históricos e culturais
PARA O CARGO DE:
PROFESSOR DE LIBRAS – OUVINTE
NÍVEL SUPERIOR
LICENCIATURA EM
LÍNGUA PORTUGUESA COM PROFICIÊNCIA EM LIBRAS
Português: Linguagem,
código, variedades lingüísticas, denotação e conotação, texto verbal e
não-verbal, intertextualidade, sinonímia, antonímia, polissemia, estrutura e
formação de palavras, classes gramaticais, concordância, regência, colocação
pronominal, crase, pontuação, tipologia textual, coesão e coerência.
Conhecimentos
Específicos:
Legislação
Específica na Área de Surdez: LEI 10.436/02 - Oficialização da Libras.
DECRETO 5626/05- Regulamentação da Libras. História Geral da Educação de
Surdos: Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação
Inclusiva - 01/2008.
Aspectos Clínicos
da Surdez: Conceitos; Classificação; Desempenho e consequências.
Identidades
surdas: identificações e locais das identidades (família, escola, associação,
etc.). Cultura, identidade e comunidades surdas. Língua Brasileira de
Sinais: Línguas Naturais. Conceitos: língua, linguagem, fala e sinal.
Gramática da
Libras: Fonética Fonologia, Morfologia, Sintaxe. (Parâmetros, Pronomes
Pessoais, Tipos de Frases, Verbos. Advérbios de Modo Incorporados ao Verbo,
Classificadores). História da Língua de Sinais: Origem e evolução da Língua de
Sinais; - Origem da LIBRAS; - Importância da Língua de Sinais;
Mitos sobre a Língua de Sinais; Diferentes Línguas de Sinais e suas
denominações. História da Educação de Surdos.
História de Rio
Bonito:
§ Coordenadas geográficas
§ Aspecto físico e
econômico
§ Localização do
município em relação ao Estado do Rio de Janeiro
§ Aspectos
históricos e culturais
PARA O CARGO DE:
INSTRUTOR DE LIBRAS – SURDO
NÍVEL MÉDIO
Para esse Cargo
não haverá prova de Língua Portuguesa.
Conhecimentos
Específicos:
Legislação
Específica na Área de Surdez: LEI 10.436/02 - Oficialização da Libras.
DECRETO 5626/05- Regulamentação da Libras. História Geral da Educação de
Surdos: Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação
Inclusiva - 01/2008.
Aspectos Clínicos
da Surdez: Conceitos; Classificação; Desempenho e consequências.
Identidades
surdas: identificações e locais das identidades (família, escola, associação,
etc.). Cultura, identidade e comunidades surdas. Língua Brasileira de
Sinais: Línguas Naturais. Conceitos: língua, linguagem, fala e sinal.
Gramática da
Libras: Fonética Fonologia, Morfologia, Sintaxe. (Parâmetros, Pronomes
Pessoais, Tipos de Frases, Verbos. Advérbios de Modo Incorporados ao Verbo,
Classificadores). História da Língua de Sinais: Origem e evolução da Língua de
Sinais; - Origem da LIBRAS; - Importância da Língua de Sinais;
Mitos sobre a Língua de Sinais; Diferentes Línguas de Sinais e suas
denominações. História da Educação de Surdos.
História de Rio
Bonito:
§ Coordenadas
geográficas
§ Aspecto físico e
econômico
§ Localização do
município em relação ao Estado do Rio de Janeiro
§ Aspectos
históricos e culturais
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