sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Prefeitura de Rio Bonito/RJ anuncia data do Processo Seletivo


PMRB - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO – EDITAL Nº 001/2013

A Secretária Municipal de Educação e Cultura, no uso de suas atribuições legais e de acordo com a Lei nº. 708/98, de 20/04/1998, em conformidade com a previsão orçamentária, faz saber que estão abertas as inscrições para o PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO, destinado à contratação de Auxiliar de Educação Infantil, Auxiliar de Educação Especial, Instrutor de Libras Surdo, professor de Libras Ouvinte, Regente de Banda Escolar, Professor II, Professor I (Português/Prod.Textual, Artes, Inglês, Educação Física, História, Geografia, Ciências, Matemática/Geometria, Enfermagem, Informática, Mecânica.), Professor Tecnológico, Zelador escolar, pedreiro, servente de pedreiro, soldador, pintor, motorista, Agente de Serviços Gerais, Merendeiro, Inspetor de alunos, Assistente Administrativo em caráter temporário e de Excepcional Interesse Público, para atuação na educação básica da rede pública municipal, para o ano letivo de 2013, que reger-se-á pelas normas dispostas no presente Edital.

1 – DO PROCESSO SELETIVO

I – O processo Seletivo consistirá de 03 etapas:
a)      Primeira Etapa (eliminatória) – A Comissão de Seleção analisará a documentação do candidato e emitirá um parecer informando se o candidato está apto ou inapto, segundo todas as exigências do Decreto nº 452/2010 e deste Edital, para participar da segunda fase do processo seletivo;
b)      Depois de apreciada a documentação, ainda no âmbito da primeira etapa, será realizada uma prova de múltipla escolha a ser confeccionada por equipe multidisciplinar de 5 (cinco) membros designado pela SMEC.
c)      A prova acontecerá no dia 24 para professores, às 14 horas e no dia 25 para demais categorias às 14 horas. Os cinco últimos candidatos sairão juntos do local da prova. O candidato deverá comparecer com uma hora de antecedência. O portão fechará às 14 horas. Onde a prova acontecerá de acordo com o conteúdo programático para cada categoria (ANEXO I) e terá duração de duas horas.
d)     Serão considerados aptos a prosseguir a seleção os candidatos que obtiverem 65% ou mais de acertos na prova de múltipla escolha.
e)      Segunda Etapa (eliminatória) – A Comissão de Seleção analisará os currículos, de todos que foram aprovados na prova de múltipla escolha, em que serão consideradas as atividades de formação e atuação profissional, bem como cursos incluídos em entidades oficiais, com relevância para as atividades relacionadas à área da função em que se refere às exigências da atividade, a saber:

e.1) Experiência profissional na mesma área de atuação – 2,0 (dois pontos) por ano trabalhado;
e.2) Certificado de cursos de aperfeiçoamento relacionados a função exigida neste Edital e realizados nos últimos 5 anos – 2,0 (dois pontos) para cada título com o mínimo de 40 (quarenta) horas para Professores e auxiliares e 20 (vinte) horas para as demais categorias.
e.3) O resultado da prova e da análise do currículo será divulgado juntamente com a convocação para a entrevista, será afixado na Secretaria Municipal de Educação e Cultura e em espaços públicos, no dia 30 de janeiro de 2013, para início da terceira etapa.
f)       Terceira etapa (classificatória) constitui-se de entrevista a ser realizada nos dias 31 Janeiro e 01 de Fevereiro, na Escola Municipal Dr. Maurício Kopke e será realizada pela Comissão de Seleção.

g)      A entrevista consistirá em perguntas aplicadas aos candidatos, versando sobre assuntos relacionados à área de atuação e ao currículo submetido ao processo de seleção, em que serão analisados os seguintes tópicos:
§ Conhecimento técnico e prático;
§ Capacidade relacional e de comunicação;
§ Legislação pertinente à área de atuação;
§ Noções básicas sobre o serviço público;
§ Sensibilidade para questões sociais;

h)      Na classificação final, entre candidatos com igual número de pontuação, serão fatores de desempate:
§ Comprovação de desempenho no programa de opção do candidato, a ser aferido pelo maior tempo de prática profissional;
§ Comprovação de ter recebido algum prêmio ou título inerente a atividade a ser desempenhada;
§ Comprovação de participação em congressos nacionais;
§ Maior idade.

i)        O resultado final será divulgado a partir do dia 04 de Fevereiro de 2013. Na ocasião, os candidatos aprovados tomarão ciência de que deverão comparecer a Formação Continuada, promovida pela SMEC, nos dias 05 e 06 de fevereiro e nos dias 07 e 08, se apresentarão na sede da SMEC para tomarem ciência da Unidade Escolar ou do espaço físico de referência do seu trabalho.

2 – DO LOCAL, DATA, HORÁRIO E PROCEDIMENTO DAS INSCRIÇÕES.

2.1-      As inscrições serão realizadas nos dias 21 e 22/01/13 no horário de 8h às 17h, na Escola Municipal Dr. Maurício Kopker, localizada na Avenida Santos Dumont, número 80, Centro, Rio Bonito, devendo o candidato comparecer ao local de inscrição munido dos seguintes documentos : (original e xerox) de Documento de Identidade com foto, CPF, Certidão de Nascimento dos filhos (caso os tenha), Comprovante de residência , título de eleitor e comprovante de votação da última eleição, certificado de reservista (se do sexo masculino), currículo vitae atualizado, comprovando as atividades nele deferidas também será necessário, apresentar no mesmo momento, diploma ou certificado de conclusão da escolaridade exigida, com cópia autenticada, certificado de conclusão de cursos e uma foto 3x4.
2.2 - DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO:
a) Ter idade mínima de 18(dezoito) anos completos;
b) Estar em dia com as obrigações eleitorais;
c) Estar em dia com as obrigações militares, se, do sexo masculino;
d) Estar em gozo dos direitos políticos e civis;
e) Estar ciente de que, no ato da inscrição, deverá comprovar que preenche todos os requisitos exigidos para a vaga, inclusive a comprovação do grau de instrução exigido para o provimento, constantes do presidente edital, sob a pena de perda do direito à vaga, podendo tal documentação ser reapreciada em qualquer etapa do processo;
f) Para inscrever o candidato deverá ler o edital em sua integra e preencher as condições nele previstas;
g) Não será permitida inscrição condicional ou por correspondência de qualquer tipo e por instrumento particular de procuração.
h) Não será permitida mais de uma inscrição por candidato.
i) Ser brasileiro ou estrangeiro nos termos da emenda constitucional 19/98.
j) Gozar de boa saúde física e mental e não possuir necessidades especiais incompatíveis com o exercício das funções atinentes a vaga a que concorre.

2.3_ os documentos serão conferidos no ato da inscrição que será deferida de imediato, não podendo o candidato insistir na efetivação da mesma caso não apresente qualquer um dos documentos exigidos.
2.4 – Após a conferência, toda documentação será envelopada e lacrada sob assinatura do candidato, para que seja submetida à análise do currículo, caso o candidato seja aprovado na prova de múltipla escolha.

3. DAS FUNÇÕES

3.1 – O presente processo seletivo visa o preenchimento de vagas imediatas e cadastro de reserva para os seguintes cargos: Auxiliar de Educação Infantil, Auxiliar de Educação Especial, Instrutor de Libras Surdo, professor de Libras Ouvinte, Regente de Banda Escolar, Professor II, Professor I (Português/Prod.Textual, Artes, Inglês, Educação Física, História, Geografia, Ciências, Matemática/Geometria, Enfermagem, Informática,             Mecânica.), Professor Tecnológico, Zelador escolar, pedreiro, servente de pedreiro, soldador, pintor, motorista, Agente de Serviços Gerais, Merendeiro, Inspetor de alunos, Assistente Administrativo

3.2 – DO NÚMERO DE VAGAS E REMUNERAÇÃO OFERECIDAS

Cargo: Auxiliar de Educação Infantil.   Vagas Imediatas: 94. Cadastro Reserva: 10. Remuneração: R$678,00.

Cargo: Auxiliar de Educação Especial.   Vagas Imediatas: 56. Cadastro Reserva: 10. Remuneração: R$678,00.

Cargo: Regente de Banda Escolar.  Vagas Imediatas: 03. Cadastro Reserva: 01. Remuneração: R$678,00.

Cargo: Professor II.  Vagas Imediatas:  150.  Cadastro Reserva: 15. Remuneração: R$678,00.

Cargo: Professor I - Português/Prod. Textual.  Vagas Imediatas:  10.  Cadastro Reserva: 05.  Remuneração: R$741,00.

Cargo: Professor I - Inglês.  Vagas Imediatas: 05.  Cadastro Reserva: 03. Remuneração: R$741,00.

Cargo: Professor I - Ciências.  Vagas Imediatas:  10.  Cadastro Reserva: 01.  Remuneração: R$741,00.

Cargo: Professor I - Geografia.  Vagas Imediatas: 04 .  Cadastro Reserva: 01. Remuneração: R$741,00.

Cargo: Professor I - Educação Física.  Vagas Imediatas: 05.  Cadastro Reserva: 02. Remuneração: R$741,00.

Cargo: Professor I - História.  Vagas Imediatas: 09.  Cadastro Reserva: 02. Remuneração: R$741,00.

Cargo: Professor I - Matemática/Geometria.  Vagas Imediatas:  11.  Cadastro Reserva: 03. Remuneração: R$741,00.

Cargo: Professor I - Artes.  Vagas Imediatas: 07.  Cadastro Reserva: 02. Remuneração: R$741,00.

Cargo: Professor Tecnológico.  Vagas Imediatas: 34.  Cadastro Reserva: 03. Remuneração: R$678,00.

Cargo: Professor I - Enfermagem.  Vagas Imediatas: 02.  Cadastro Reserva: 02. Remuneração: R$741,00.

Cargo: Professor I - Mecânica.  Vagas Imediatas: 03.  Cadastro Reserva: 02. Remuneração: R$741,00.

Cargo: Professor I - Informática.  Vagas Imediatas:  01.  Cadastro Reserva: 03. Remuneração: R$741,00.

Cargo: Instrutor de LIBRAS surdo.  Vagas Imediatas:  07.  Cadastro Reserva: 01. Remuneração: R$678,00.

Cargo: Professor de LIBRAS ouvinte.  Vagas Imediatas:  02.  Cadastro Reserva: 01. Remuneração: R$741,00.

Cargo: Agente de Serviços Gerais.  Vagas Imediatas: 50.  Cadastro Reserva: 12. Remuneração: R$678,00.

Cargo: Merendeiro.  Vagas Imediatas: 33.  Cadastro Reserva: 12. Remuneração: R$678,00.

Cargo: Pedreiro.  Vagas Imediatas: 01.  Cadastro Reserva: 01. Remuneração: R$678,00.

Cargo: Servente de Pedreiro.  Vagas Imediatas: 01.  Cadastro Reserva: 01. Remuneração: R$678,00.

Cargo: Zelador Escolar.  Vagas Imediatas: 33.  Cadastro Reserva: 08. Remuneração: R$678,00.

Cargo: Assistente Administrativo.  Vagas Imediatas:  24.  Cadastro Reserva: 06. Remuneração: R$678,00.

Cargo: Inspetor de Alunos.  Vagas Imediatas: 37.  Cadastro Reserva: 10. Remuneração: R$678,00.

Cargo: Soldador.  Vagas Imediatas: 01.  Cadastro Reserva: 01. Remuneração: R$678,00.

Cargo: Pintor.  Vagas Imediatas:  01.  Cadastro Reserva: 01. Remuneração: R$678,00.

Cargo: Motorista.  Vagas Imediatas: 08.  Cadastro Reserva: 05. Remuneração: R$678,00.

Total de Vagas Imediatas: 602. Total de Cadastro Reserva: 124.


 4- DOS REQUISITOS, ATRIBUIÇÔES E CARGA HORÁRIA DOS CARGOS:

4.1 – Cargo: Auxiliar de Educação Infantil
Requisitos: Curso Normal/Curso de Formação de Professor habilitação para lecionar na Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental
Carga horária: 25 horas semanais
Atribuições:
. Executar atividades pedagógicas, atendendo a orientação do Professor regente e das equipes técnico-pedagógicas..
. Zelar pela higiene dos educandos, desempenhando as providências necessárias;
. Realizar controle e guarda de material pedagógico utilizado nas atividades;
. Acompanhar as crianças em atividades livres e em momentos de repouso;
Receber, diariamente, as crianças na sua chegada à escola e entregá-la, na saída aos pais e/ou responsáveis, cuidando de passar-lhes informações sobre a rotina das mesmas;
. Servir e orientar, junto ao professor, as refeições (café, almoço, lanche e/ou jantar), propiciando a formação de bons hábitos alimentares durante as mesmas;
. Preparar o espaço físico para recepcionar as crianças, de forma que o ambiente se torne agradável, facilitando a integração delas ao ambiente escolar;
. Auxiliar as crianças na troca de roupas e/ou trocá-las, formando nelas o hábito de se despirem ou de se vestirem sozinhas e de guardarem seus próprios pertences;
. Participar das discussões e atividades pedagógicas, juntamente com a equipe responsável;
. Colaborar no planejamento das atividades e na avaliação das crianças;
. Contribuir para a criação de um ambiente educativo, tendo clareza de que todas as suas ações estejam direcionadas para a formação de cada criança;
. Participar das reuniões de pais e/ou responsáveis visando ao intercâmbio de informações acerca do desenvolvimento das crianças;
. Participar das atividades de capacitação e treinamento promovidas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura;
. Executar outras atribuições afins.
4.2 – Cargo: Auxiliar de Educação Especial
Requisitos: Curso Normal/Curso de Formação de Professor habilitação para lecionar na Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental e curso de qualificação em área especifica (Deficiência Mental, Deficiência Física, Deficiência Visual ou Deficiência Auditiva)
Carga horária: 30 horas semanais
Atribuições:
. Exercer as atividades profissionais de docência com atuação no Ensino Infantil e no Ensino Fundamental junto a alunos com necessidades educativas especiais. (Deficiência Intelectual, Deficiência Física, Deficiência Sensorial)
. Participar da definição dos objetos da escola; elaborar planos, definindo o que e como vai ser ensinado, o material necessário e o tempo a ser gasto em cada etapa; selecionar atividades pedagógicas; colher, organizar e registrar dados e informações sobre os alunos, visando uma adequada avaliação do processo ensino e do processo de aprendizagem.
4.3 – Cargo: Regente de Banda Escolar
Requisitos: Certificado de conclusão do ensino fundamental completo
Carga horária: 40 horas semanais
Atribuições:
. Recrutar estudantes para a formação de bandas escolares;
. Apresentar, didaticamente, os instrumentos musicais;
. Garantir que as atividades musicais sejam regularmente praticadas  e socializadas em apresentações em atividades cívicas e escolares.
. Garantir a limpeza, segurança e preservação dos instrumentos durante o uso, transporte e guarda;
. Zelar pela apresentação dos alunos e pelo uso adequado dos uniformes.
. Desempenhar atividades pedagógicas direcionadas pelo |Departamento de Ensino através da Coordenação Articuladora.
4.4 – Cargo: Professor Tecnológico
Requisitos: Curso Normal/Curso de Formação de Professor habilitado para lecionar da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental e Licenciatura Plena, com curso de qualificação em área especifica (Informática: Linux, Broffice, Windows, Microsoft Office e Internet)
Carga horária: 25 horas/aulas semanais
Atribuições:
. Desenvolver ações metodológicas que atendam a especificidade de cada turma, para isto, deve-se considerar a matriz curricular e o projeto político pedagógico da rede municipal de ensino público.
. Atender aos alunos nos espaços do laboratório.
. Motivar para que professor, aluno, e qualquer outro membro da comunidade escolar, tenham acesso ao laboratório de informática. Zelar pela ambientação da sala e pela organização do software e hardware do laboratório, disponibilizado no dia na sua carga-horária de trabalho para efetivação de tal atividade de manutenção.
. Atuar como parceiro do professor regente de sala de aula.
. Comunicar ao Núcleo de Tecnologia Educacional (SEMEC/NTE- Rio Bonito) e a Direção escolar, quando da disfunção de algum dos recursos que compõe os laboratórios.
. Elaborar cronogramas de acordo com a culminância dos projetos para divulgação dos trabalhos desenvolvidos nos laboratórios.
. Promover e participar de encontros entre os professores dos laboratórios de uma mesma escola para que o planejamento seja articulado.
4.5 – Cargo: Professor II
Requisitos: Curso Normal/Curso de Formação de Professor habilitação para lecionar na Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental
Carga horária: 25 horas/aulas semanais
Atribuições:
. Exercer a docência nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental;
. Participar da definição dos objetos da escola; elaborar planos, definindo o que e como vai ser ensinado, o material necessário e o tempo a ser gasto em cada etapa; selecionar textos e exercícios; promover a recuperação de alunos que tenham problemas de aprendizagem; colher, organizar e registrar dados e informações sobre os alunos, visando uma adequada avaliação do processo ensino-aprendizagem.
4.6 – Cargo: Professor I
Requisitos: Curso Superior, com licenciatura plena ou curta na área de atuação, para lecionar 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
Carga horária: 12 horas/aulas semanais e 4 horas de atividades.
Atribuições:
. Educar o adolescente, visando prepará-lo pra a vida, ajudando-o a se encontrar, se firmar e se ajustar ao convívio social e ao futuro mercado de trabalho;
. Colaborar para o desenvolvimento e a formação integral do jovem em termos de aquisição de conhecimentos, hábitos e atitudes, desenvolvendo, em nível de unidade escolar, ações de planejamento, docência e avaliação do progresso ensino-aprendizagem;

4.7 - Cargo: Merendeiro
Requisitos: Declaração de Conclusão do 5º ano do Ensino Fundamental.
Carga horária:30 horas semanais
Atribuições: Executar os trabalhos de cozinha, preparando refeições e merendas para alunos, de acordo com as orientações técnicas dos cardápios; Zelar pela higiene, conservação e estocagem dos alimentos; Manter limpos cozinha, refeitórios e utensílios.
4.8 - Cargo: Agente de Serviços Gerais
Requisitos:Alfabetizado
Carga horária: 40 horas semanais
Atribuições:Cuidar da limpeza e retirada de lixo das instalações internas e externas de Unidades municipais; Desempenhar demais atribuições básicas a critério da chefia imediata.
4.9 - Cargo: Zelador
Requisitos:Alfabetizado
Carga horária: 40 horas semanais
Atribuições: Cuidar das dependências das Unidades Municipais, tomando providências com vistas a evitar roubos, prevenir incêndios e outros danos, verificar se portas, janelas e portões estão corretamente fechados; Controlar a movimentação de pessoas, veículos e materiais de modo a evitar desvio de materiais e outras faltas.
4.10 - Cargo: Soldador
Carga Horária: 40 horas semanais
Requisitos:Declaração de Conclusão do 5º ano do Ensino Fundamental.
Atribuições: Executar trabalhos de solda, corte, aquecimento e chanframento em partes de equipamento, peças e seções de estruturas, tubulações diversas e outros.
4.11 - Cargo: Pintor
Requisitos:Declaração de Conclusão do 5º ano do Ensino Fundamental.
Carga horária: 40 horas semanais.
Atribuições: Limpar, preparar e pintar paredes e outras superfícies; retocar falhas e emendas, corrigindo defeitos e facilitando a aderência de tinta; preparar o material de pintura de acordo com as especificações recebidas.
4.12- Cargo: Motorista
Requisitos:Declaração de Conclusão do 5º ano do Ensino Fundamental.
Carga horária: 40 horas semanais.
Atribuições: Dirigir veículos motorizados, conduzindo autoridades municipais e funcionários, sempre que solicitado; responsabilizar-se pela manutenção do veículo, encaminhando-o para revisão, lavagem, lubrificação, etc.; executar outras atribuições da mesma natureza, a critério do superior imediato.
4.13 - Cargo: Pedreiro
Requisitos: Declaração de Conclusão do 5º ano do Ensino Fundamental.
Carga horária: 40 horas semanais.
Atribuições: Construir e/ ou reformar obras de alvenaria, cuidando do assentamento de tijolos, pedras, manilhas, telhas e revestimentos diversos.
4.14 -Cargo: Inspetor de Alunos
Requisitos: Ensino Fundamental Completo
Carga horária: 30 horas semanais
Atribuições: Orientar os alunos, assistindo-os nas saídas das salas de aulas, na circulação nas dependências da Escola e na utilização dos sanitários e refeitórios; Atender à solicitações de professores e alunos, distribuindo e recolhendo material didático; Acompanhar os alunos no período de entrada e saída da Escola e nos períodos de recreio. Desempenhar demais atribuições básicas a critério da chefia imediata.
4.15 - Cargo: Assistente Administrativo
Carga Horária: 30 horas semanais
Requisitos: Ensino médio Completo
Atribuições: Executar ações nas áreas de comunicação, de arquivo, de análise e tramitação de processos administrativos e demais documentos de interesse da Secretaria, cuidar das atividades relativas a pessoal, participar de levantamentos, análises e executar procedimentos de controle em relação a aquisição de matérias primas e equipamentos para assegurar o suprimento os diversos setores; Colaborar na coleta e preparação de dados e informações necessárias ao funcionamento dos diversos órgãos da administração. Desempenhar demais atribuições básicas a critério da chefia imediata.
4.16 – Instrutor de Libras Surdo
Requisitos:Ensino Médio Completo e/ou superior – formação com certificado em curso para capacitação de instrutores emitidas pelo MEC – proficiência em LIBRAS, a nível médio e/ou superior.
Carga horária: 25 horas semanais.
Atribuições: Atuar em salas de aula, Sala de Recursos Multifuncionais e itinerância; coletar informações sobre o conteúdo a ser trabalhado para facilitar a aprendizagem e apropriação da língua nas atividades escolares; participar das atividades extra- classes, como palestras, cursos, cursos, jogos, encontros, debates e visitas, junto com a turma em que exercite a atividade como instrutor; participar de atividades não ligadas ao ensino, em que se faça  necessária apresentação da língua em cursos de formação de professores, de outros profissionais e orientação a família; executar outras tarefas correlatas.
4.17 – Professor de Libras Ouvinte
Requisitos:Ensino Médio Completo e/ou superior – formação com certificado em curso para capacitação de instrutores emitidas pelo MEC – proficiência em LIBRAS, a nível médio e/ou superior.
Carga horária: 25 horas semanais.
Atribuições: Atuar em salas de aula, Sala de Recursos Multifuncionais; coletar informações sobre o conteúdo a ser trabalhado para facilitar a aprendizagem e apropriação da língua nas atividades escolares; participar das atividades extra- classes, como palestras, cursos, cursos, jogos, encontros, debates e visitas, junto com a turma em que exercite a atividade como instrutor; participar de atividades não ligadas ao ensino, em que se faça  necessária apresentação da língua em cursos de formação de professores, de outros profissionais e orientação a família; executar outras tarefas correlatas.
4.18 – Servente de Pedreiro
Requisitos: Declaração de Conclusão do 5º ano do Ensino Fundamental.
Carga horária: 40 horas semanais.
Atribuições: Auxiliar na construção e/ ou reformas de obras de alvenaria, cuidando do assentamento de tijolos, pedras, manilhas, telhas e revestimentos diversos.

5 – DA CLASSIFICAÇÃO

5.1 – Para os candidatos que obtiverem pontuação igual ou superior a 65% na prova de múltiplas escolhas, a classificação dar-se-á de acordo com o somatório de pontos obtidos na análise curricular e nos documentos comprobatórios da habilitação apresentados;
5.2 – Os candidatos classificados serão chamados, obedecendo a uma ordem decrescente de pontos;

6 – DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

6.1 – Na classificação final, entre candidatos com igual número de pontuação, serão fatores de desempate:
a) Maior tempo de experiência comprovada na área em que pretende atuar;
b) Maior número de horas em curso de aperfeiçoamento na área em que pretende atuar;
c) Maior idade.

07 – DA VALIDADE

07.1 – O Processo Seletivo anunciado neste Edital tem validade de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Administração Municipal.

08 – PRAZO DE CONTRATAÇÃO

08.1 – O prazo de contratação é de 1 (um) ano, prorrogável uma única vez por igual período.

09 – DO VÍNCULO EMPREGATÍCIO

09.1 – Os contratos serão em regime temporário, de excepcional interesse público para atender às ações da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

 10 – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 – O candidato que no ato da inscrição prestar declarações falsas, inexatas ou apresentar documentos adulterados, terá sua inscrição cancelada e anulados todos os atos decorrentes, sem prejuízo das cominações legais;
101.2 – O pedido de inscrição do candidato importará no conhecimento do presente Edital e valerá como aceitação tácita das normas estabelecidas neste Processo Seletivo.
10.3- A aprovação do candidato no Processo Seletivo não gera direito à nomeação, que dependerá da conveniência e oportunidade da Administração Pública Municipal.
10.4- O presente Edital poderá ser cancelado ou alterado de acordo com os interesses da Administração, não gerando para tanto nenhum direito adquirido aos candidatos.
10.5- Os casos omissos serão resolvidos pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Rio Bonito,  09  de janeiro de 2013.
Anexo I 

Processo Seletivo Simplificado 001/2013
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA DE MÚLTIPLA-ESCOLHA:

PORTUGUÊS PARA TODOS OS CARGOS:
Interpretação de texto, Fonologia: Conceito; Encontros Vocálicos; Encontros Consonantais Dígrafos; Divisão Silábica; Ortografia; Acentuação.  Morfologia: Estrutura e Formação das palavras; Classes de Palavras. Síntaxe: Termos da Oração; Período Composto; Conceito e Classificação das Orações; Concordância Verbal e Nominal; Regência Verbal e Nominal; Crase; Pontuação

HISTÓRIA DE RIO BONITO PARA TODOS OS CARGOS:
SOARES, Clara Luíza de Moraes – Sua História sua gente – Rio Bonito – Um Estudo do município.
SANTOS, Roberto Pereira dos. Monografia de Rio Bonito.

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE BRASIL.: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. PARA TODOAS OS CARGOS

DOS CARGOS:
PARA OS CARGOS DE AGENTE DE SERVIÇOS GERAIS E ZELADOR:
Português/Interpretação de Texto,Conhecimentos de letras,Conhecimentos de números ( diferenciar letras de outros sinais gráficos),Ler frases com compreensão,Ler textos com compreensão.
Matemática/Números: Realizar contagens de pequenas quantidades, Realizar contagens de quantidades maiores, Realizar contagem de quantias em dinheiro com cédulas e moedas;Reconhecer os algarismos: associar o algarismo ao seu nome;Ler e escrever números de 2, 3 ou 4 algarismos,Comparar números naturais e decimais que expressam valor monetário,Resolver problemas envolvendo as 4 operações fundamentais.

História de Rio Bonito:
Transportes, Turismo, Municípios vizinhos de Rio Bonito, Hidrografia, Símbolos municipais e Hino de Rio Bonito.

PARA OS CARGOS DE: MERENDEIRO, PEDREIRO,PINTOR, SERVENTE DE PEDREIRO, SOLDADOR E MOTORISTA:
Português: Interpretação de Texto, Classes gramaticais, separação silábica, polissemia, sinonímia, antonímia, paronímia, ortografia, concordância, pontuação, ortoépia, variedade lingüística, texto verbal e não-verbal;
Matemática:
Números e operações: Ler, escrever e comparar números no sistema de numeração decimal e números decimais que expressem valor monetário; Resolução de problemas envolvendo as 4 operações fundamentais.Espaço e forma ( sólidos e geométricos e figuras geométricas Planas) Grandezas e medidas ( medidas de comprimento, capacidade, tempo, área e volume)Tratamento da Informação ( Interpretação de tabelas e gráficos)

História de Rio Bonito:
Datas comemorativas
Atividade Econômica
Localização
Hino e Brasão de Rio Bonito
Municípios Vizinhos

PARA O CARGO DE: INSPETOR DE ALUNOS

Português: Interpretação de TextoClasses gramaticais, concordância, regência, colocação pronominal, vícios de linguagem, estrutura e formação de palavras, ortoépia, prosódia, pontuação, tipologia textual, polissemia, sinonímia, antonímia, paronímia, ortografia, variedades lingüísticas, coesão e coerência.

Matemática:
- Conjunto dos números naturais
§ Leitura, escrita e comparação
§ Operações – Resolução de problemas
§ Múltiplos e divisores
§ Múltiplo comum e maior divisor Comum
- Conjunto dos números racionais
§ Representação e Leitura
§ Equivalência de frações
§ Resolução de problemas
§ Porcentagem
§ Regra de três 
- Conjunto dos números inteiros
§ Operação com números inteiros
§ Resolução de problemas

- Conjunto dos números reais
- Figuras semelhantes
- Círculo e circunferência
- Perímetro e área
- Espaço e forma
§ Sólidos geométricos
§ Figuras geométricas planas
- Grandezas e medidas
Tratamento da Informação
Interpretação de Tabelas e gráficos

- História de Rio Bonito:
 Atividade Econômica
Comunicação
Meio de Transporte
Aspectos físicos do município
Tradições e Folclore
Educação e Saúde
Hino do Município
Marco Histórico inicial do município, Rio Bonito no período colonial
Localização geográfica e cartográfica.

PARA O CARGO DE ASSISTENTE ADMINISTRATIVO:

Português: Interpretação de Texto, Linguagem, código, variedades lingüísticas, denotação e conotação, texto verbal e não-verbal, intertextualidade, sinonímia, antonímia, polissemia, estrutura e formação de palavras, classes gramaticais, concordância, regência, colocação pronominal, crase, pontuação, tipologia textual, coesão e coerência.

Matemática:
§ Noções de Conjuntos ( Os conjuntos numéricos: N, Z, O, R)
§ Operações com conjuntos ( União, Interseção, Diferença)
§ Problemas
§ Função Afim
§ Função Quadrática
§ Regra de Três
§ Porcentagem
§ Área e Volume
§ Grandezas e Medidas
§ Localização de Pontos no Plano Cartesiano
§ Sólidos e Geométricos
§ Circunferência e Círculos
§ Figuras geométricas planas
História de Rio Bonito:
§ Coordenadas geográficas
§ Aspecto físico e econômico
§ Localização do município em relação ao Estado do Rio de Janeiro
§ Aspectos históricos e culturais
PARA O CARGO DE: PROFESSOR I – INGLÊS

Português: Interpretação de Texto, Linguagem, código, variedades lingüísticas, denotação e conotação, texto verbal e não-verbal, intertextualidade, sinonímia, antonímia, polissemia, estrutura e formação de palavras, classes gramaticais, concordância, regência, colocação pronominal, crase, pontuação, tipologia textual, coesão e coerência.
Conhecimentos Específicos: Personal Pronouns, Verb to be, Affirmative, Negative, Interrogative, Irregular Verbs, Regular verbs, Simple Present, Past Tense, Future Tense, The Comparative, The Superlative, Must, Should, So Much, Auxiliaries Do/Does/Did., Nouns, Articles, Adjectives, Adverbs, Verbs, Prepositions, Passive and Active Voices.
História de Rio Bonito:
§ Coordenadas geográficas
§ Aspecto físico e econômico
§ Localização do município em relação ao Estado do Rio de Janeiro
§ Aspectos históricos e culturais
PARA O CARGO DE: PROFESSOR I – CIÊNCIAS

Português: Interpretação de Texto, Linguagem, código, variedades lingüísticas, denotação e conotação, texto verbal e não-verbal, intertextualidade, sinonímia, antonímia, polissemia, estrutura e formação de palavras, classes gramaticais, concordância, regência, colocação pronominal, crase, pontuação, tipologia textual, coesão e coerência.
Conhecimentos Específicos: Características Gerais do vertebrados; características gerais dos invertebrados; Sistemática, classificação e Biodiversidade; Ecologia.

- História de Rio Bonito:
§ Coordenadas geográficas
§ Aspecto físico e econômico
§ Localização do município em relação ao Estado do Rio de Janeiro
§ Aspectos históricos e culturais
PROFESSOR I – HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Tendências historiográficas: teorias, metodologias e conceituações. A História no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Os primeiros homens e seus modos de vida. As primeiras civilizações – Antigüidade Oriental, Ocidental, Africana. Religiões monoteístas (judaísmo, cristianismo e islamismo) e politeístas. A transição da Antigüidade para a Idade Média. A sociedade feudal. A Igreja medieval. O Renascimento Comercial e Urbano. A crise do século XIV. O Renascimento. Reforma e Contra-Reforma. A formação dos Estados Nacionais. A expansão marítima e comercial européia. Iluminismo. As revoluções inglesa e francesa. A Revolução Industrial e a consolidação do capitalismo. A organização da classe operária e o ideário socialista. Da corrida imperialista à Primeira Guerra Mundial. A Revolução Russa. A Europa Entre Guerras e a ascensão dos regimes totalitários. A Segunda Guerra Mundial. A Guerra Fria. A descolonização da Ásia e da África. A crise do socialismo e a construção da Nova Ordem Mundial. A hegemonia norte-americana e o terror. As civilizações pré-colombianas. A invasão européia e o confronto cultural. As modalidades de exploração da mão-de-obra indígena. O sistema de plantation. A crise do Antigo Regime e a formação das nações latino-americanas. A Independência dos E.U.A. A relação dos E.U.A. com a América Latina: da Doutrina Monroe à Aliança para o Progresso. História do Brasil: história do Brasil antes da chegada dos portugueses. A organização das comunidades indígenas. A ocupação do território, a implantação do escravismo e a resistência negra. O papel da Igreja na colonização: missões e catequese. A organização socioeconômica das zonas aurífera e açucareira. A administração colonial. Entradas, Bandeiras e a ocupação do território. A Independência do Brasil. Política, sociedade e economia no Brasil imperial. O fim da monarquia. A transição do trabalho escravo para o trabalho assalariado. A formação da classe operária brasileira. A República Velha. A Era Vargas. O retorno à democracia: Brasil de 1946 à 1964.O Governo JK.O Golpe de 1964 e a Ditadura militar no Brasil: sociedade, política e economia. A redemocratização: Do Governo Sarney ao governo Lula. História e diversidade cultural. Questões éticas, culturais e cidadãs envolvidas no ensino da história

PROFESSOR I DE GEOGRAFIA

Geografia: a história do pensamento geográfico. Conceitos, temas e teorias da Geografia. Espaço da natureza: as inter-relações entre os diferentes componentes do quadro natural; principais formas e estruturas do relevo terrestre (gênese e evolução); grandes conjuntos climatobotânicos; águas oceânicas e continentais: importância econômica; usos e problemas. Quadro natural: recursos e aproveitamento econômico; sensibilidade do meio-ambiente à ação do homem e estratégias para seu uso e conservação. A questão da energia no mundo: as diversas fontes de energia, seus usos e conseqüências. As mudanças ambientais globais. A organização do espaço mundial: a produção e a organização do espaço mundial; da Guerra Fria à nova ordem mundial; as transformações políticas do mundo contemporâneo; as alianças e disputas entre as grandes potências; a independência e a desigualdade nas relações entre as grandes potências e os demais países; os conflitos étnicos atuais e a questão das nacionalidades; os blocos econômicos. A geopolítica da globalização: os fluxos da economia global. Cidades e urbanização nos mundos desenvolvido e subdesenvolvido: metrópoles, cidades globais e redes urbanas. A população mundial: distribuição; as diferenças no crescimento das populações; teorias demográficas e desenvolvimento socioeconômico; a distribuição social e espacial da riqueza e as condições de vida; conflitos étnico-nacionalistas, movimentos separatistas e terrorismo; movimentos populacionais e globalização. cas: o processo industrial e a organização e produção do espaço; localização das indústrias; a industrialização nos países desenvolvidos e nos subdesenvolvidos; as atividades agropecuárias e extrativas nos países centrais e periféricos. O espaço brasileiro: Processo de ocupação e valorização territorial do Brasil: apropriação e produção do espaço. O Brasil na economia mundial. As formas do espaço brasileiro. As regionalizações e as grandes unidades regionais. A estruturação do Espaço Geográfico Brasileiro: a atuação do capital privado e o papel do Estado nas políticas territoriais; a dinâmica sócio-espacial: metropolização e urbanização. Cidades e urbanização no Brasil: metrópoles, redes urbanas e meio ambiente urbano. O processo de industrialização e a redefinição da atividade industrial na dinâmica sócio-espacial; as atividades agropecuárias e extrativas. A questão da terra e do trabalho no campo. Infraestrutura e desenvolvimento das atividades de telecomunicação e de transporte no Brasil. A população brasileira: formação étnica, crescimento e políticas demográficas, estrutura etária e movimentos populacionais. População e atividades econômicas. Sociedade e natureza no Espaço Brasileiro: os grandes domínios morfoclimáticos; os recursos naturais, distribuição e aproveitamento; os resultados das intervenções da sociedade na natureza. Fontes alternativas e energia no Brasil. A dinâmica dos elementos da natureza: atmosférica, hidrológica e litosférica. Os Parâmetros Curriculares de Geografia: ensino fundamental e médio. O ensino da geografia e a diversidade cultural. Questões éticas, ambientais e cidadãs envolvidas no ensino da geografia. Cartografia e sua importância para o Ensino da Geografia. Cartografia Básica.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

A Educação Física no currículo escolar. A história da Educação Física. Métodos e técnicas da Educação Física. Didática específica da Educação Física. Educação Física e Aprendizagem social. Educação Física e contexto social. As novas tendências da Educação Física: Educação Física Humanista, Educação Física Progressista e a Cultura Corporal. Educação Física Escolar, crescimento e desenvolvimento: diferentes abordagens. Desportos: técnicas fundamentais e regras oficiais. Recreação e lazer: conceito e finalidades. Noções de Fisiologia do exercício. A Educação Física e os parâmetros curriculares.Educação Física, Inclusão e Diversidade.  Concepção histórico social da criança. Jogos e brincadeiras na educação infantil.  Educação Psicomotora e as fases do desenvolvimento infantil.

PROFESSOR  I  MATEMÁTICA / GEOMETRIA

Teoria dos Conjuntos. Conjuntos Numéricos. Elementos Básicos de Teoria dos Números: Múltiplos e Divisores, MDC e MMC. Polinômios. Equações do primeiro e segundo graus. Razões, Proporções e Grandezas Proporcionais. Regra de Três Simples e Composta. Porcentagem. Juros Simples. Juros Compostos. Progressões Aritméticas. Progressões Geométricas. Relações e Funções. Funções polinomiais do primeiro e do segundo graus. Função Exponencial. Logaritmos,Funções Trigonométricas. Matrizes, Determinantes e Sistemas lineares. Análise Combinatória Simples. Cálculo de Probabilidades. Elementos de Estatística: Tabelas, Gráficos, Geometria Plana: ângulos, polígonos, triângulos, quadriláteros, semelhança  de triângulos, relações métricas nos triângulos retângulos e nos círculos, áreas de superfícies planas. Geometria Espacial: Poliedros, Prismas e Cilindros, Pirâmides e Cones, Esfera e Suas partes. Geometria Analítica: ponto, reta, circunferência..Questões  de Raciocínio Lógico Matemático. A Matemática no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais. O ensino de Matemática na perspectiva da Educação Matemática. A Etnomatemática; História da Matemática; O ensino de Matemática através da resolução de problemas. O ensino de Matemática e as questões de cidadania e de diversidade cultural.
PROFESSOR  I  ARTES

Parâmetros Curriculares Nacionais e o Ensino de Arte. Procedimentos pedagógicos em Arte: conteúdos, métodos e avaliação. A arte na educação escolar: Fundamentos e tendências pedagógicas do ensino de Arte no Brasil. História da Arte. Criatividade. Arte, comunicação e cultura. As linguagens artísticas na atualidade. O ensino da dança no contexto escolar. A corporeidade enquanto construção social. Dança e diversidade cultural. A música na educação escolar.  A Linguagem Musical na atualidade. Papel do teatro no processo educacional. Fundamentos básicos do teatro na educação. Aspectos da cultura popular brasileira e as Manifestações Populares. Arte Indígena. Arte Africana.

PROFESSOR I ENFERMAGEM

Assistência de enfermagem na atenção primária à pessoa com doenças crônicas não transmissíveis; Sistematização da assistência de enfermagem no parto humanizado; Assistência de enfermagem na puericultura: crescimento e desenvolvimento; Reforma Psiquiátrica Brasileira e Política Nacional de Saúde Mental; Assistência de Enfermagem perioperatória; Bases teóricas da administração e sua aplicação no gerenciamento em Enfermagem; Sistematização da assistência de enfermagem à mulher vítima de violência; Assistência de enfermagem ao paciente terminal no processo de morte e morrer;

PROFESSOR I INFORMÁTICA

Fundamentos de computação. Organização e arquitetura de computadores. Componentes de um computador (hardware e software). Sistemas de entrada e saída. Sistemas de numeração e codificação. Aritmética computacional.Princípios de sistemas operacionais. Características dos principais processadores do mercado. Princípios de Sistemas Operacionais: Ambientes Windows (2000 e XP), Linux e UNIX, Características e Organização Física de Sistemas de Arquivos (NTFS, FAT32, EXT2, EXT3), diretórios e direitos de acesso, compartilhamento e segurança, integridade.Princípios de Redes de Comunicação: Meios de transmissão, Topologias de redes de computadores, Arquitetura e protocolos de redes de comunicação, Modelo de referência OSI, Arquitetura cliente-servidor, Equipamentos de Interconexão, Protocolo TCP/IP; Desenvolvimento de sistemas. Metodologias de desenvolvimento. Análise e projeto estruturado. Modelagem funcional e de dados. Análise essencial. Análise e projetos orientados a objeto.Ferramentas de desenvolvimento de software e ferramentas CASE. Aspectos de linguagens de programação, algoritmos e estruturas de dados e objetos. Programação estruturada. Programação orientada a objetos: Conceito de abstração, encapsulamento, herança, polimorfismo, classes, objetos e interfaces. Noções de UML (Linguagem Unificada de Modelagem).Programação para ambiente web. Conceitos de programação para ambiente web.Configuração de servidores web. Banco de dados. Arquitetura, modelos lógicos e representação física. Implantação, administração e otimização de SGBDs relacionais. Linguagem de consulta a banco de dados relacionais (query language). Interação do Banco de Dados com as principais linguagens de programação orientadas a objetos. Gerenciamento de Banco de Dados em ambiente WEB; 3.6 MySQL, SQL Server.
Linguagens de programação.Tipos de dados elementares e estruturados. Funções e procedimentos. Estruturas de controle de fluxo. Montadores, compiladores, ligadores e interpretadores. Caracterização das principais linguagens de programação estruturada (C e Pascal). Ambientes de desenvolvimento visual (Delphi, Kylix, Java, Builder C/C++ e Visual Basic). Linguagem de programação Delphi, PHP e Java.

PROFESSOR I PORTUGUÊS/PRODUÇÃO TEXTUAL

Noções de cultura, arte e literatura. O texto literário e o não-literário. Aspectos básicos do texto literário: denotação e conotação; principais recursos expressivos. Gêneros literários: lírico, narrativo/épico, dramático. Principais aspectos da versificação. Elementos estruturais da narrativa. Formas narrativas: crônica, conto e romance. Texto: condições de leitura e produção textual: a enunciação. Coesão e coerência textuais. Intertextualidade. Tipologia textual. Gêneros Textuais. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia. Sistema fonológico do português. Sistema ortográfico vigente. Morfossintaxe: classes de palavras. Formação de palavras. Morfologia nominal. Morfologia verbal. Morfologia pronominal. Processos sintáticos: subordinação e coordenação. Constituintes da oração e orações no período. Frase e discurso. Valores semântico-sintáticos dos conectivos. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Colocação dos termos na frase. Emprego do acento da crase. Normas de pontuação. Abordagem linguístico/discursiva da teoria gramatical. A diversidade linguística e cultural e suas contribuições para a sociedade. Questões Éticas, Culturais e Cidadãs no ensino da língua portuguesa.

AUXILIAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Estimulação e criatividade para educação infantil, Atividades e brincadeiras na Educação Infantil; Trabalhando o comportamento e o desenvolvimento social e emocional da criança; As dificuldades da aprendizagem. Inclusão – Um novo olhar dentro da Educação Infantil; Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).  Descentralização: avaliação, currículo, legislação. Plano Nacional de Educação.

AUXILIAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Compreensão e interpretação de textos. Ortografia e acentuação gráfica. Verbos: conjugação, emprego dos tempos, modos e vozes verbais. Regras gerais de concordância nominal e verbal. Emprego dos sinais de pontuação. A diversidade cultural e lingüística e as suas contribuições para a sociedade. Questões éticas, culturais e cidadãs no ensino da língua portuguesa. Organização da educação brasileira. Políticas educacionais. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).  Descentralização: avaliação, currículo, legislação. Plano Nacional de Educação. Currículo, cidadania, diversidade humana e cultural. Educação Especial na perspectiva inclusiva. Atendimento Educacional Especializado para alunado da Educação Inclusiva. Legislação Educacional (LDB nº 9394/96). Estatuto da Criança e do Adolescente (Das disposições preliminares: do direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer; da política de atendimento; das medidas de proteção; da prática de ato infracional; das medidas socioeducativas da remissão; das medidas pertinentes aos pais ou responsável; do Conselho Tutelar. Disposições gerais: da Justiça da Infância e da Juventude; dos procedimentos; dos recursos; dos crimes e das infrações administrativas). Plano Nacional de Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva

REGENTE DE BANDA ESCOLAR

Conhecimentos avançados de música, sons de instrumentos de orquestra (percussão, sopro, cordas, teclas e etc.), cantos, ritmos, sons de instrumentos regionais e folclóricos, Leitura e Escrita Musical: cifras e partituras, instrumentos musicais (percussão, sopro, cordas, teclas e etc.) e suas aplicações em bandas e orquestras. Regência.  

PROFESSOR II

Compreensão e interpretação de textos. Ortografia e acentuação gráfica. Classes de palavras e suas flexões. Processo de formação de palavras. Verbos: conjugação, emprego dos tempos, modos e vozes verbais. Regras gerais de concordância nominal e verbal. Regras gerais de regência nominal e verbal. Emprego do acento indicativo da crase. Colocação dos pronomes átonos. Funções sintáticas. Sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos. Emprego dos sinais de pontuação. A diversidade cultural e lingüística e as suas contribuições para a sociedade. Questões éticas, culturais e cidadãs no ensino da língua portuguesa. Organização da educação brasileira. Políticas educacionais. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).  Descentralização: avaliação, currículo, legislação. Plano Nacional de Educação.  Sociologia da Educação: a democratização da escola; educação e sociedade. Psicologia da Educação: Teoria do desenvolvimento humano, abordagem sócio-construtivista. Gestão Educacional e Planejamento de Ensino. Avaliação.  Currículo, cidadania, diversidade humana e cultural. Educação Especial na perspectiva inclusiva. Atendimento Educacional Especializado para alunado da Educação Inclusiva. Legislação Educacional (LDB nº 9394/96). Estatuto da Criança e do Adolescente (Das disposições preliminares: do direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer; da política de atendimento; das medidas de proteção; da prática de ato infracional; das medidas socioeducativas da remissão; das medidas pertinentes aos pais ou responsável; do Conselho Tutelar. Disposições gerais: da Justiça da Infância e da Juventude; dos procedimentos; dos recursos; dos crimes e das infrações administrativas). Plano Nacional de Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva,

PARA O CARGO DE: PROFESSOR TECNOLÓGICO

Português: Linguagem, código, variedades lingüísticas, denotação e conotação, texto verbal e não-verbal, intertextualidade, sinonímia, antonímia, polissemia, estrutura e formação de palavras, classes gramaticais, concordância, regência, colocação pronominal, crase, pontuação, tipologia textual, coesão e coerência.

Conhecimentos Específicos:
Sistema operacional Linux Educacional e softwares livres;
Internet
Os aplicativos do BRoffice;
Ferramentas de comunicação via internet;

História de Rio Bonito:
Coordenadas geográficas
Aspecto físico e econômico
Localização do município em relação ao Estado do Rio de Janeiro
Aspectos históricos e culturais

PARA O CARGO DE: PROFESSOR I – TEC. EM MECÂNICA
Português: Linguagem, código, variedades lingüísticas, denotação e conotação, texto verbal e não-verbal, intertextualidade, sinonímia, antonímia, polissemia, estrutura e formação de palavras, classes gramaticais, concordância, regência, colocação pronominal, crase, pontuação, tipologia textual, coesão e coerência.
- Conhecimentos Específicos: Desenho Técnico Mecânico. Pneumática. Hidráulica. AutoCAD.
- História de Rio Bonito:
§ Coordenadas geográficas
§ Aspecto físico e econômico
§ Localização do município em relação ao Estado do Rio de Janeiro
§ Aspectos históricos e culturais

PARA O CARGO DE: PROFESSOR DE LIBRAS – OUVINTE

NÍVEL SUPERIOR

LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA COM PROFICIÊNCIA EM LIBRAS
Português: Linguagem, código, variedades lingüísticas, denotação e conotação, texto verbal e não-verbal, intertextualidade, sinonímia, antonímia, polissemia, estrutura e formação de palavras, classes gramaticais, concordância, regência, colocação pronominal, crase, pontuação, tipologia textual, coesão e coerência.

 Conhecimentos Específicos:
Legislação Específica na Área de  Surdez: LEI 10.436/02 - Oficialização da Libras. DECRETO 5626/05- Regulamentação da Libras. História Geral da Educação de Surdos: Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - 01/2008.
Aspectos Clínicos da Surdez: Conceitos; Classificação; Desempenho e consequências.  
Identidades surdas: identificações e locais das identidades (família, escola, associação, etc.). Cultura, identidade e comunidades surdas.  Língua Brasileira de Sinais: Línguas Naturais. Conceitos: língua, linguagem, fala e sinal.
Gramática da Libras: Fonética  Fonologia, Morfologia, Sintaxe. (Parâmetros, Pronomes Pessoais, Tipos de Frases, Verbos. Advérbios de Modo Incorporados ao Verbo, Classificadores). História da Língua de Sinais: Origem e evolução da Língua de Sinais; - Origem da LIBRAS; - Importância  da Língua de Sinais;  Mitos sobre a Língua de Sinais; Diferentes Línguas de Sinais e suas denominações. História da Educação de Surdos.

História de Rio Bonito:
§ Coordenadas geográficas
§ Aspecto físico e econômico
§ Localização do município em relação ao Estado do Rio de Janeiro
§ Aspectos históricos e culturais

PARA O CARGO DE: INSTRUTOR DE LIBRAS – SURDO
NÍVEL MÉDIO
Para esse Cargo não haverá prova de Língua Portuguesa.
Conhecimentos Específicos:
Legislação Específica na Área de  Surdez: LEI 10.436/02 - Oficialização da Libras. DECRETO 5626/05- Regulamentação da Libras. História Geral da Educação de Surdos: Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - 01/2008.
Aspectos Clínicos da Surdez: Conceitos; Classificação; Desempenho e consequências.  
Identidades surdas: identificações e locais das identidades (família, escola, associação, etc.). Cultura, identidade e comunidades surdas.  Língua Brasileira de Sinais: Línguas Naturais. Conceitos: língua, linguagem, fala e sinal.
Gramática da Libras: Fonética  Fonologia, Morfologia, Sintaxe. (Parâmetros, Pronomes Pessoais, Tipos de Frases, Verbos. Advérbios de Modo Incorporados ao Verbo, Classificadores). História da Língua de Sinais: Origem e evolução da Língua de Sinais; - Origem da LIBRAS; - Importância  da Língua de Sinais;  Mitos sobre a Língua de Sinais; Diferentes Línguas de Sinais e suas denominações. História da Educação de Surdos.

História de Rio Bonito:
§ Coordenadas geográficas
§ Aspecto físico e econômico
§ Localização do município em relação ao Estado do Rio de Janeiro
§ Aspectos históricos e culturais

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