domingo, 28 de janeiro de 2018

Recuperado caminho provisório que liga Boa Esperança a Nova Cidade

Flávio Azevedo
O prefeito Mandiocão, de branco, observação a ação da sua equipe na recuperação do trecho.
O prefeito José Luiz Antunes (PP) liderou pessoalmente na manhã desse domingo (28/01), a recuperação da passagem provisória que liga Boa Esperança a Nova Cidade, no 2º Distrito de Rio Bonito. Máquinas, caminhões e consertaram o trecho, que havia sido arrasado pelas águas do rio que subiram muito em virtude da chuva forte que atingiu a Região nesse sábado (27). 

A RJ – 55, o caminho oficial que liga as localidades e principal acesso para Nova Cidade, segue interditado há cerca de dois anos. Em 29/02/2016, uma cabeça d’água que atingiu o 2º Distrito, alagou o Parque Andréa, arrasou várias localidades, entre elas o Rio Mole; também arruinou a ponte da RJ – 55, que ainda não foi recuperada pelo governo estadual.

Apesar das críticas e reclamações da população, a iniciativa de recuperar a RJ – 55, não é da Câmara Municipal e da Prefeitura de Rio Bonito, uma vez que a estrada é estadual. A única acusação pertinente sobre a gestão municipal (Executivo e Legislativo), anterior e atual, é a ausência de pressão sobre o governo do Estado, que em Rio Bonito é representado pelo deputado estadual, Marcos Abrahão (PT do B); integrante da base do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB).

“Interesse” só quando é “interessante” 
O trecho havia ficado intransitável depois de ser arrasado pela força da água.
A ex-prefeita, Solange Almeida; integrante do mesmo partido do governador do Estado, o PMDB; não conseguiu, em 2016, convencer Pezão a recuperar a RJ – 55. Todavia, para atender interesses pessoais e de autoproteção, a ex-prefeita foi nomeada, em março de 2017, para a Secretaria Estadual de Proteção e Apoio à Mulher e ao Idoso. Nomeação cancelada dias depois a pedido do Ministério Público Federal (MPF), que informou ao governo estadual, que a ex-prefeita tem condenação em segunda instância por ato de improbidade administrativa.

Já o atual governo municipal, liderado pelo prefeito Mandiocão, um ano depois de ter assumido o comando do município ainda não conseguiu resolver essa questão. Muita diligência, interesse, estratégia e padrinhos atuantes; somente para viabilizar a candidatura dele à Prefeitura de Rio Bonito no pleito de 2016. O chefe do Executivo estava com as suas contas relativas ao exercício de 2012 rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Câmara Municipal. Apesar da ficha suja e da inelegibilidade, através dos seus padrinhos e corpo jurídico, Mandiocão moveu céus e terra para participar do pleito e foi vitorioso! 

Em ambas histórias o curioso é que para alcançar benefícios para a coletividade, por exemplo, a recuperação da RJ – 55, não existe igual dedicação e interesse como se percebe com o que é de interesse fisiológico e para benefício deles.
A força da água que levou a passagem provisória sendo observada do que sobrou da ponte da RJ - 55, danificada desde 29/02/2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário