sábado, 26 de janeiro de 2013

Novo Fórum de Rio Bonito homenageia ilustre riobonitense


Flávio Azevedo

Ao lado dos filhos e viúva do juiz Mauro Prevot, o novo espaço foi inaugurado no último dia 23/01. 
O poder Judiciário de Rio Bonito está em novo endereço desde o último dia 23 de janeiro, quando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJERJ), desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, inaugurou o novo fórum da comarca, que recebeu o nome do juiz riobonitense Mauro Luiz Barboza Prevot, que faleceu no último dia 10 de dezembro. Construído com recursos sustentáveis, o prédio está localizado na Av. Antonio Carlos Guadelupe (Via Verde) s/nº, próximo ao Green Valley. A comarca tem atualmente 96 mil processos.

O presidente Manoel Alberto ressaltou que o Órgão Especial chancelou integralmente, na sessão do último dia 21 de janeiro, a indicação do nome do juiz Mauro Prevot para o novo Fórum e descreveu as qualidades do homenageado. “Ele é uma unanimidade. Tinha elevado senso de justiça e sensibilidade. Além disso, ele não era só seresteiro, era poeta e cantor”, destacou o presidente lembrando a participação importante do magistrado na liderança do tradicional Grupo de Serenata Lua Branca.

Sobre a construção do novo fórum, o presidente do TJERJ voltou a destacar que a ideia é “antecipar o crescimento natural da região, porque com o advento do Comperj haverá uma explosão de demandas. Sendo assim, nós temos que ter olhos no futuro”. Quem também demonstrou satisfação com o novo Fórum foi a juíza Roberta dos Santos Braga Costa.
– É um fórum maravilhoso, dotado de características relevantes, como acessibilidade e segurança para receber população com dignidade – disse a juíza que apoiou a homenagem feita ao colega falecido Mauro Prevot e acrescentou: “Temos hoje o coração em festa por esta homenagem”.

Presente ao evento, a prefeita Solange Almeida (PMDB) disse que o novo fórum foi erguido numa área nobre da cidade, próximo das novas sedes da Defensoria Pública e da OAB, além da 119ª Delegacia Policial, que já está em funcionamento. As novas instalações, além de favorecer o trabalho dos juízes, também vai melhorar o atendimento aos moradores que terão mais conforto e comodidade quando necessitarem de algum serviço no local. “Hoje Rio Bonito vive uma nova realidade populacional e econômica por conta do Comperj. Desta forma, tudo que realizarmos daqui pra frente tem que pensar no crescimento do município para os próximos 20 anos”, destacou.

A chefe do poder Executivo também explicou que, com a inauguração do novo fórum, uma melhor forma de ocupar a antiga sede do judiciário está sendo estudada e existe a possibilidade de ser criado um ‘Corredor Cultural’, no espaço que está ocupado pelos prédios do antigo Fórum, a Defensoria Pública, o Detran e a antiga delegacia.

Agradecimento a homenagem

Em seu perfil no Facebook, Glauce Prevot, filha do juiz Mauro Prevot, descreveu a sua alegria com a homenagem. “Hoje foi inaugurada as novas instalações do Fórum de Rio Bonito, e como não poderia ser diferente, ele ganhou o melhor nome... Juiz Mauro Prevot. Obrigada pelo carinho de todos! É tanto orgulho que nem cabe em mim!”, comemorou. Endossou a postagem de Glauce o também serventuário da Justiça, Cláudio Portela. “Muito merecedor da homenagem, parabéns ao presidente do Tribunal de Justiça e as demais pessoas que o indicaram, pois foi um homem que sempre se dedicou a justiça e as pessoas que mais necessitavam”.

Preocupação

Pensando em estimular o setor cultural do município a prefeita Solange Almeida (ao microfone) pensa em criar um "Corredor Cultural" na Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira (rua do antigo Fórum).
Com a inauguração do Fórum Juiz Mauro Prevot, uma preocupação volta a figurar entre os riobonitenses: o acesso aquele trecho da cidade. O tema já foi debatido inúmeras vezes no Conselho Comunitário de Segurança (CCS) e outros fóruns específicos, mas sem os resultados almejados. A doméstica Elizabeth Souza, de 42 anos, moradora da Caixa D’Água, comentou a distância e a dificuldade para conseguir chegar aquele trecho da cidade.
– Quando levaram a Delegacia para lá eu já achei um absurdo, principalmente pelo fato de não haver condução até lá. Aliás, não são poucas as pessoas que deixam de registrar delitos por conta dessa distância. É visível a falta de acesso. Eu concordo que o município tem que crescer, sei que a descentralização da cidade é necessária, já ouvi muita gente falando sobre isso, mas como nós vamos fazer para chegar lá? Agora, o Fórum também foi para lá. E aí? As autoridades precisam o quanto antes solucionar esse problema – cobrou a doméstica.

Defende o mesmo pensamento, o pedreiro Antonio Carlos Silveira, de 29 anos, morador da Praça Cruzeiro. De acordo com ele, “a falta de planejamento do poder público é irritante”. O pedreiro comentou que ele tem pouco estudo, mas sabe pensar e preparar um terreno para erguer uma casa, “as nossas autoridades, porém, não conseguem fazem o mesmo”.
– Eu concordo inteiramente que esses prédios têm que sair do Centro da cidade, porque não aguentamos mais esse Trânsito. O problema é que eles pensam a mudança, mas esquecem o planejamento. Junto com as obras do novo Fórum, eles tinham que ter pensado a pavimentação daquele trecho e a reclamada linha de ônibus. Afinal de contas, quem manda nesse negócio, a Prefeitura ou a São Geraldo? – provocou o pedreiro.

Diante da falta de Transporte Público para aquele trecho da cidade, o programa Flávio Azevedo (Rádio Sambê FM/98,7) sugeriu que algum cidadão comece a realizar lotadas para o local. “Eu tenho certeza que no outro dia, milagrosamente, aparecerão fiscais, policia, autoridades e até ônibus. Mas enquanto alguém não toma essa iniciativa, o poder público continua inerte e deitado em berço esplendido. Se a linha é deficitária, que se pense em outros prestadores de serviço para esse trecho. Não importa se será van, ônibus, carrinho de mão, fusca, bicicleta etc., mas que tenha o serviço”, disparou o comunicador, enquanto comentava o assunto.

Solenidade

A inauguração foi muito concorrida e contou com a presença da viúva do juiz Mauro Prevot e seus três filhos; os prefeitos dos municípios de Rio Bonito e Itaboraí, Solange Almeida e Helil Cardoso, respectivamente; o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, deputado Paulo Melo; dos desembargadores Carlos José Martins Gomes e Custódio Tostes; das promotoras de Justiça  Marcela Navega e Priscila Vaz; entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário