quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Barão do Rio Branco promove projeto ‘MPB nas Escolas’

Por Flávio Azevedo

Com o objetivo de encontrar talentos e estimular os dotes artísticos dos alunos, o Colégio Estadual Barão do Rio Branco, realizou no último dia 12 de novembro, o projeto “MPB nas Escolas”, uma das propostas de ensino da Secretaria Estadual de Educação (Seeduc). O projeto foi direcionado a turma do 1º ano do ensino médio, turno da manhã e foi orientado pelo professor Wanderlei Valadares.

Entre outras iniciativas, os alunos produziram um vídeo onde documentaram a evolução do ritmo sertanejo. O entendimento das músicas trabalhadas no projeto também foi apresentado no vídeo, feito no laboratório de informática do colégio. Outro grupo mostrou uma versão remix de duas músicas de Tim Maia. Os alunos também apresentaram a música “Velha Infância”, dos Tribalistas e outras músicas.

O ambiente da escola foi preparado para o evento com cartazes feitos por alunos de várias turmas do ensino fundamental. Os trabalhos abordaram a origem de alguns ritmos brasileiros como Pagode, Funk, Sertanejo, entre outros.

– Podemos concluir que o grande segredo para o sucesso de projetos como este é a integração, a colaboração e cada um assumindo seu papel no processo de aprendizado. Na educação, pensar pequeno é crime! É limitar o grande potencial que o ser humano possui de criar e recriar, de acordo com o ambiente educacional, porque ambiente deve propiciar o aprendizado – disse o professor.

O professor também destacou a importância da educação familiar. Ele destacou que os seus pais desenvolveram entre ele e os seus irmãos, o gosto pela organização, a começar pelo ambiente familiar. “A limpeza era algo que minha mãe valorizava muito. O diálogo era exercitado constantemente. Os conflitos eram comuns, porque somos pessoas diferentes, mas a reconciliação era celebrada constantemente”.

– Depois que participei do projeto “MPB nas Escolas”, eu cheguei à conclusão que ainda é possível! Aproveito para pedir aos que detém o poder que não usem a educação, mas usem de educação e sejam coerentes nessa área – frisou Wanderlei, que deixou uma mensagem aos alunos: “queridos alunos, creiam que, realmente, vocês são diamantes a serem lapidados. Mostrem o seu valor!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário