sábado, 17 de agosto de 2019

Minha homenagem ao "Seu Toninho"

Flávio Azevedo
Minha homenagem, hoje, vai para o tradicionalíssimo Toninho, batizado em 13/06/1937, na cidade de Carmo, Região Serrana do Norte Fluminense, como Antônio Maurício Torres da Mota. Seu Toninho faz parte da infância de qualquer menino da minha geração, sobretudo pelo seu caminhão, um International fabricado em 1951. Sua ferramenta de trabalho desde que me entendo por gente.

Encontrei Seu Toninho na Mercearia Pé da Serra do amigo, Adriano Luz Freitas; no último sábado (10/08). Na conversa com ele descobri que estava diante de mais um entre tantos brasileiros que começou trabalhar muito cedo, situação responsável por um fenômeno raro nos dias atuais: compromisso, disciplina, afastamento da vagabundagem, ociosidade e outras porcarias.

Antes de vir para Rio Bonito, ele morou em Friburgo. O seu primeiro emprego em Rio Bonito, segundo o nosso homenageado, foi numa cerâmica que existia no bairro Viçosa.

Em 1966, depois de muitos anos trabalhando como empregado em funções variadas (ele era motorista, vendedor e entregador de produtos que vendia para várias cidades do território Fluminense), seu Toninho comprou o caminhão que acabou sendo uma das suas marcas. Todos os meninos da minha geração se lembrarão daquele veículo 'carrancudo' rodando pelas ruas de Rio Bonito.
– Tirei a minha carteira de motorista muito cedo, era tudo muito diferente de hoje e caí no trabalho até que resolvi trabalhar por conta própria. Comprei o caminhão que me acompanha até, hoje, e segui trabalhando – revela seu Toninho.

Que bacana poder contar essa história e homenagear mais uma figura simples da nossa cidade que ajudou, através do seu trabalho humilde, construir um pouco da nossa história. Saúde e força Seu Toninho! Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário