domingo, 16 de fevereiro de 2020

Lula e o Papa

Flávio Azevedo
Penso ser uma tremenda perda tempo o patrulhamento que está sendo feito sobre o Papa Francisco, por ele ter recebido o ex-presidente, Lula. O Papa precisa ser olhado sob três prismas. O chefe de estado, o líder religioso e o homem. Na condição de representante máximo do cristianismo no catolicismo, eu ressalto que os evangelhos estão repletos de relatos de Jesus de Nazaré se encontrando com fariseus, publicanos, mulheres adúlteras, líderes militares, pessoas mesquinhas, gente do povo... E, por isso, Jesus era duramente criticado pelos escribas e fariseus. Nesse caso da visita do Lula ao Papa, cuidado para você não estar sendo o “fariseu” dos tempos modernos.

Também convém destacar que o Papa é um líder político e um chefe de estado. O ex-presidente Lula, querendo você ou não é um ex-chefe de estado. Picareta ou não, ele tem representatividade e lastro internacional, Aliás, gostando você ou não Lula é uma liderança política mundial e esse encontro nada mais é do que uma reunião entre um chefe de estado (o Papa) e um ex-chefe de estado (Lula).

Por último e não menos importante é necessário entender que o Papa é um homem. Ele tem paixões, preferências, clube de futebol de coração, opinião, ideologia política, músicas preferidas, cor preferida; e entendo ser natural que seus atos como líder de estado, mesmo eu não concordando, retratem valores que ele sempre carregará com ele.

Se nos incomoda a chatice da esquerda, também é incômoda a chatice da direita. Encerro essa pequena reflexão frisando a importância de termos cuidado para não sermos os fariseus “hipócritas e sepulcros caiados” (palavras de Jesus), que dizimavam a hortelã, o endro e o cominho, mas negligenciavam os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé (palavras de Jesus).

OBS: eu me entendo como conservador, eu me identifico com a direita, na Economia eu gosto da linha liberal (respeito quem tem ideologia contrária), tenho certeza que Lula é picareta e entendo que ele deveria estar preso. Todavia, acho esse patrulhamento é infrutífero e uma tremenda perda de energia (as razões estão acima). Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário