Flávio Azevedo
No Programa Flávio Azevedo dessa sexta-feira (25/05), nós tratamos da paralisação do setor de transporte de cargas do Brasil, um movimento justo e razoável, mas que gera transtornos ao brasileiro e provoca um preocupante desabastecimento. Na oportunidade, eu apresentei algumas reflexões sobre a dependência que o setor comercial e a economia brasileira têm das rodovias.
Nos últimos 50 anos, o transporte sobre caminhões e ônibus foi incentivado de várias maneiras enquanto outros modais foram preteridos. Num país de dimensões continentais como o Brasil, ser dependente de um único modal de transporte, no caso o rodoviário, demonstra que os governantes entendem ser esse modal mais lucrativo para eles.
Vale destacar que o transporte pela água (rios e litoral) e, sobretudo por ferrovias, como acontece em todos os países desenvolvidos do planeta, no Brasil não ganha força. A reportagem da Globo News mostra que de janeiro a abril de 2018, o governo fez investimento de quase R$ 2 bilhões em rodovias e R$ 120 milhões em ferrovias.
Se usarmos como base os noticiários que envolvem corrupção e a parceria espúria entre empreiteiras, empresas de ônibus e classe política, nós entenderemos a razão do grande incentivo ao transporte rodoviário de carga e passageiros e a consequente construção de rodovias.
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