Flávio Azevedo
O presidente da Ascirb, Geison Demier. |
Numa série de
entrevistas com representantes de entidades de classe de Rio Bonito, onde a
nossa reportagem pede aos entrevistados uma análise da atual gestão municipal,
a nossa reportagem ouviu o presidente da Associação Comercial e Industrial de
Rio Bonito (Ascirb), Geison Demier, que está preocupado com a concorrência do
comércio das cidades vizinhas, sobretudo Itaboraí, que promete inaugurar no fim
de 2013 o seu primeiro shopping.
– De fato um acontecimento que possa ser
considerado um marco do novo governo ainda não teve, mas estamos conversando
com a prefeita Solange Almeida regularmente, estamos procurando saber em que
podemos ser útil, estamos buscando participar um pouco mais e a nossa principal
preocupação é com as vendas de Natal, já que a cidade de Itaboraí está com um
baita shopping em construção, ele deve ser inaugurado no fim desse ano e esse
impacto será difícil de ser administrado – comentou Geison, acrescentando que
poder público, o setor comercial e o Sebrae, devem se unir para criar
estratégias que segurem em Rio Bonito, o consumidor local.
Segundo o presidente da Ascirb, o
primeiro trimestre de 2013 deu a impressão de que seria um bom ano para o
comércio, mas houve uma retração e o setor está sentindo bastante esse recuo.
Ele também comentou que a Ascirb está conversando com a prefeita sobre a
possibilidade de se criar estratégias para o Natal, que seria chamado de “Natal
de Luz”. Ainda segundo Geison, a Ascirb está oferecendo possibilidades para
fortalecer os associados, promovendo cursos e colocando a disposição da classe,
um time de consultores que está oferecendo, gratuitamente, opções e dicas para
os associados.
– Nós estamos alavancando parcerias, dando
dicas e opções que possam alavancar os negócios, buscando alternativas e
soluções. Estamos atuando com uma psicóloga, que identifica currículos que se
enquadrem no perfil da empresa; a Ascirb conseguiu mover nesse primeiro
semestre sete cursos em parceria com a Global, estamos buscando parceria com o
Sefet, inclusive, vendo com os empresários a possibilidade de que as suas
empresas ofereçam estágio, ou seja, estamos trabalhando e os resultados têm
sido positivos – destacou.
Sobre parcerias com a recém-criada
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o presidente da Ascirb
afirmou que já manteve conversas com o secretário Flávio Tavares; destacou a
disposição que tem sido demonstrada por ele para que “o Condomínio Industrial
saia daquela grande inércia em que se encontra”; revelou que 24 áreas
concedidas foram retomadas; e contou que em outras seis áreas concedidas, mas que
as obras estavam paralisadas, os proprietários foram chamados a assinar um
Termo de Ajuste de Conduta (TAC), onde eles receberam prazo para concluir os
investimentos que o município espera para o setor.
– Outra grande notícia que vem dessa
Secretaria é a possibilidade de termos outro condomínio Industrial, as Margens
da BR – 101, no sentido Silva Jardim. Inclusive, pelo que eu ouvi a área já
está sendo desapropriada e torço para que o secretário mantenha essa garra e
consiga realizar os seus projetos.
A qualificação profissional da população
riobonitense é classificada pelo líder da classe comercial como “um problema
sério, porque temos muita gente precisando trabalhar, temos empresas com um
número razoável de vagas, esperando gente qualificada para aumentarem a
produção, mas a falta de qualificação não existe e isso, inclusive, contribui
para a estagnação de alguns segmentos”, analisa Geison, destacando que a
prefeita Solange Almeida está trazendo para Rio Bonito, um Senai, escola
profissionalizando que vai formar principalmente para a Construção Civil, a
grande necessidade de Rio Bonito e região.
– Nos preocupa o índice de evasão e
desistência dos cursos profissionalizantes. É fato que o mercado está aí
precisando de mão de obra qualificada, mas também é fato que muitos não estão
aptos para essas vagas. O que fazer? Buscar qualificação. Contudo, não vemos interesse
do trabalhador – pondera o presidente, que reconhece ser importante uma
campanha de conscientização “que desperte a sensibilidade da sociedade e de
todos os seus segmentos”.
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