Flávio Azevedo
Não é de hoje que a Ampla, empresa que
explora o setor de fornecimento de energia elétrica, irrita os seus usuários
com a sua prestação de serviço. Deficiência no atendimento, imprecisão nas
informações aos clientes e agilidade apenas na hora da cobrar a tarifa e/ou cortar
o fornecimento de energia para os inadimplentes, são as observações mais frequentes
entre os clientes da empresa, que também não demonstram satisfação com a Agência
Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que ao ser acionada não toma providências
diante do desserviço da concessionária.
Com a chegada da estação quente e as
consequentes chuvas fortes, naturais a esse período, junto ao natural aumento
do consumo de energia, os apagões são constantes e ninguém é poupado. Até o
coração financeiro do município, onde estão os endereços residenciais e
comerciais mais valorizados de Rio Bonito estão sofrendo com as seguidas
interrupções.
– É um absurdo isso que está acontecendo
em Rio Bonito nos últimos dias... Aliás, há anos, sempre que chega o verão é
essa pouca vergonha e ninguém vê isso! Os últimos dias de dezembro foram
marcados por constantes quedas no fornecimento de energia... Depois volta, acaba
de novo, volta numa fase só, acaba outra vez e retorna mais forte do que o
normal... Não há geladeira ou aparelho de ar refrigerado que aguente esse vai e
vem – desabafa a dona de casa, Antonieta Severo, 48 anos, moradora do Centro.
Se no Centro da cidade, a situação é
complicada, nos bairros e localidades mais distantes o descaso ainda é pior.
Moradores de Cachoeiras dos Bagres reclamam de ter ficado quase 48h sem energia
há cerca de um mês. “A prestação de serviço é tão ruim, que nós identificamos o
problema, era um transformador desarmado, informamos a Ampla, mas ficamos da
noite de uma quinta-feira até a madrugada do domingo seguinte sem energia”,
reclama um morador que pede para não ser identificado.
Em localidades como Rio Vermelho,
Marajó, Praça Cruzeiro, Boqueirão e no 2º e 3º Distritos, Boa Esperança e
Basílio, respectivamente, é possível encontrar histórias de interrupção de
energia que resultaram em prejuízos. Bares e mercearias dessas localidades,
assim como as donas de casa que complementam o orçamento com vendas de sorvete,
picolé ou costuram por encomenda alegam que não podem trabalhar e perdem
mercadorias e clientes.
Na Bela Vista, uma das localidades
mais valorizadas do município, as quedas de energia são constantes. A nossa
reportagem ouviu um membro da equipe de manutenção da AMPLA e ele explicou que
“a supervisão da empresa está deficiente”.
– Aqui, por exemplo,
o carro de emergência todas as vezes que veio fez reparos provisórios. A supervisão
deveria informar à empresa que uma equipe de manutenção precisaria vir fazer o
serviço definitivo. Como isso não aconteceu, o provisório virou definitivo. Qualquer
vento ou chuva mais forte arrebentava a emenda provisória. Hoje, os usuários
estão dando sorte, porque a nossa viatura é de manutenção, viemos direto de São
Gonçalo e estamos fazendo o serviço definitivo – revelou o técnico que pediu ter
a sua identidade preservada.
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