terça-feira, 9 de julho de 2013

Não basta só reclamar, tem que participar!

Flávio Azevedo

A prefeita Solange Almeida durante entrevista concedida em 28 de junho de 2013.
Divulgada a entrevista da prefeita Solange Almeida, eu ouço uma enxurrada de reclamação sobre a gestão municipal atual. O interessante é que em 2009, algo semelhante acontecia com o ex-prefeito Mandiocão. A propósito, quem vota nessas pessoas? Pergunto isso, porque, depois de eleitos, Mandiocão com mais 16 mil votos; e Solange com mais de 15 mil; eu descubro que ninguém votou neles! Algo similar ocorre com a Câmara de Vereadores. Parece que os parlamentares surgiram naquele lugar. Ninguém votou nos caras!

Por outro lado, eu não vejo 99% dos reclamantes e insatisfeitos, nas reuniões de Conselho, nos Fóruns de debate, onde se “discute administração pública”, que é muito diferente de “falar de política”. Eu sempre estou nesses eventos e me pergunto: “onde estão os críticos?”. Nas reuniões da Câmara, os tais reclamantes dizem que não vão, porque a eles é vedada a palavra. Tudo bem! Mas nos Fóruns e Conselhos, o sujeito pode falar à vontade, mas onde eles estão?

Bem amigos, como eu escrevi recentemente: “reclamar por reclamar, criticar por criticar, ou choramingar no Facebook, sinceramente, não nos leva a lugar algum”, embora eu perceba alguma validade nas reclamações em mídias sociais. Eu, quando resolvo reclamar e criticar, sempre trago, na manga, aquilo que eu entendo como um caminho para o problema que estou apontando. Por exemplo: eu estou criticando os reclamantes e estou dizendo que o lugar de apontar os erros e os caminhos é dentro dos Conselhos e Fóruns que tem aos montes por aí.

O problema é que o próprio cidadão, sob o argumento do “eu não acredito nisso!”, trás descrédito para os Conselhos e Fóruns. Penso que essa postura de incredulidade é uma célebre desculpa para justificar a nossa preguiça de exercer os nossos deveres. Sim, os DIREITOS todos querem ter, mas os DEVERES, esses eu exijo para os outros, porque para mim faz de conta que eu esqueci!

Amigo, sinceramente, não basta só reclamar, tem que participar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário