terça-feira, 24 de abril de 2012

Tanguá revitaliza biblioteca municipal Mário Lago

Flávio Azevedo

O programa “O Tempo em Rio Bonito” recebeu no último domingo (22/04), o subsecretário de Cultura de Tanguá, Reginaldo Serrano; e a Bibliotecária Simone da Conceição Silva Costa, que vieram falar da revitalização da Biblioteca Municipal Mário Lago, situada na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, no Centro de Tanguá. O espaço foi reformulado e passou por uma adequação técnica para melhor atender aos usuários.

A reabertura da Biblioteca aconteceu na última sexta-feira (20/04), quando aconteceu o 1º Café com Livros. Além do novo ambiente, um típico café rural, com direito a aipim, café com suco de cana, bolos e produtos tradicionais da região foi servido a quem compareceu ao evento.

Para o subsecretário, a prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a ‘compreender’ o mundo à nossa volta. “Um dos nossos principais objetivos é criar um espaço agradável para que as pessoas se sintam atraídas pela leitura”.

Já a bibliotecária ressaltou a importância de espaço que conta, atualmente, com um acervo de 5 mil livros (eram 10 mil). “Esse livros, porém, estavam defasados, deteriorados, desorganizados e o volume de duplicatas era grande. Agora tudo está organizado. Os livros que não estavam ultrapassados, nós mandamos para as bibliotecas das escolas do município e para a Biblioteca Comunitária da Vila Côrtes”.

Apelo

Durante a entrevista a bibliotecária fez um apelo saudosista e emocionado sobre um assunto que é uma inquietação de todo riobonitense que se preocupa com Arte, Cultura e aprecia livros: a situação da Biblioteca Municipal Celso Peçanha.
– Eu tenho muita preocupação e saudades daquele espaço. O que foi feito dela? Quando ela voltará a ser o que era? Eu cresci utilizando aquele espaço. Não acho justo que as novas gerações sejam privadas de uma ferramenta tão importante! Vamos recuperar a nossa Biblioteca!”, apelou Simone

Um comentário:

  1. Tenho a certeza de que a iniciativa que nós de Tanguá, com o imprescindível apoio do prefeito Carlos Roberto Pereira,tivemos pode e deve ser realizada por outros municípios que por caso, estejam passando por semelhante problema.
    Nós fomos pessoas certas, no lugar e hora certos, para realizar o mesmo objetivo.
    Reforço o meu apelo:
    Autoridades de Rio Bonito, por favor, agilizem a revitalização da Biblioteca Pública Municipal Celso Peçanha.

    Simone Conceição da Silva Costa
    Bibliotecária e Documentalista
    CRB7 6301

    ResponderExcluir