Nos dias 26 e 27 de setembro, o Lona na Lua desembarcou na cidade de Itaocara, no Noroeste Fluminense. A viagem da trupe faz parte da circulação do espetáculo ‘Cuidando das águas do Rio’, que tem patrocínio da Águas do Rio e Instituto Aegea, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e é uma realização do Lona na Lua, Ministério da Cultura e Governo Federal.
O projeto contempla estudantes de escolas públicas e até agora já beneficiou 8,2 mil alunos. Itaocara é a oitava cidade atendida dentro de um calendário, que segundo o diretor Zeca Novais, democratiza a arte em todo o estado. “O projeto cumpre o seu objetivo de levar arte aos quatro cantos do Rio de Janeiro. Alguns municípios não contam com teatro, nem cinema. Estimular o aprendizado através do teatro e associar eventos artísticos à educação é uma característica forte desta ação. Estamos muito felizes com o resultado”.
Em Itaocara, o Lona na Lua se apresentou na quadra municipal para as escolas: E. M. E. I. Jaysa Vieira Pinheiro, C. M. Prof. Nildo C. Nara, C. M. Teotônio Brandão Vilela, Creche E. M. Tia Dorothéa, E. M. João Manoel dos Santos, E. M. Profª Tereza Mangelli, Creche E. Tia Norma, E. M. José Maria de Almeida, E. M. Maria Alice Soares da Gama, E. M. Dr. Péricles Correa da Rocha, E. M. Deputado José Sally, E. M. Coronel José Antônio Teixeira, E. M. Ana Leopoldina, Escola Municipalizada Prof. Genésio Maurício de Aguiar e Associação Pestalozzi de Itaocara.
Ao todo, o Lona na Lua vai percorrer 12 cidades e apresentar a peça para milhares de estudantes. Inicialmente, a estimativa era alcançar 9,6 mil crianças, mas esse número deve chegar a cerca de 13 mil. Todas as 48 apresentações contam com uma intérprete de LIBRAS para traduzir o espetáculo, além de visita guiada para crianças com deficiência (PcD) aos bastidores da apresentação.
Nos dias 24 e 25 de outubro, o projeto visita a cidade de Duas Barras e promete divertir centenas de crianças. “Cada viagem se torna mais especial que a outra. Ver o brilho nos olhos das crianças é muito bonito. Nos aguardem, Duas Barras. Estamos chegando!”, finaliza a Assistente de Direção Jéssica Vieira.
Fonte: Ascom/Lona na Lua
Nenhum comentário:
Postar um comentário