segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Minha Lorena e o Clube de Desbravadores

Nesse domingo (22/09) estive na Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) de Rio Bonito acompanhando mais uma atividade do Clube de Desbravadores. A preletora da noite foi a minha filha Lorena, que trouxe reflexões sobre Sansão, personagem bíblico que oferece várias lições, sobretudo para os jovens. Sansão foi desobediente a aliança que tinha com Deus e negligente a função de juiz do povo hebreu.

A programação da noite finalizou a Semana de Evangelismo dos Desbravadores, que começou na última quarta-feira (18).

Mas quem são os Desbravadores e qual a finalidade desse departamento? São meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos que se reúnem semanalmente para desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.

Vibram com atividades ao ar livre. Gostam de acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas e cavernas. Aprendem cozinhar ao ar livre, fazer fogo sem fósforo, demonstram habilidade para variadas atividades e aprendem valorizar disciplina, organização e senso de equipe através da ordem unida (Civismo). Aprendem a se abster do fumo, do álcool e drogas em geral e manter em equilíbrio a saúde física, mental e espiritual.
Os clubes são divididos internamente em unidades (obedecendo a lógica das infantarias militares). Os membros adultos, jovens e crianças trabalham em equipe procurando ser úteis à comunidade. São treinados para prestar socorro em calamidades, estão preparados para participam de campanhas comunitárias e ajudar pessoas carentes. Em tudo são estimulados a desenvolver amor a Deus, a Pátria, a família, ao Clube de Desbravadores e fazer amigos.

Os Desbravadores estão presentes em mais de 160 países. São 90 mil sedes e cerca de 1,5 milhão em todo mundo. Como programa oficial da IASD existe desde 1950, sendo a participação franqueada a meninos e meninas de qualquer credo religioso. A ideia do Clube de Desbravadores originalmente nasceu em 1919, com Arthur Spalding; que organizou um clube juvenil de "Escoteiros Missionários" inspirado no escotismo idealizado pelo reverendo, Robert Baden-Powell.

Inicialmente Spalding queria somente oferecer aos filhos adolescentes e seus coleguinhas, atividades que os desafiasse e estimulasse a criatividade deles. Certamente nunca imaginou que 105 anos depois essa ideia alcançaria 1,5 milhões crianças e adolescentes em todo mundo. Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário