segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Lona na Lua apresenta espetáculo para 1,3 mil crianças em Itaocara

Nos dias 26 e 27 de setembro, o Lona na Lua desembarcou na cidade de Itaocara, no Noroeste Fluminense. A viagem da trupe faz parte da circulação do espetáculo ‘Cuidando das águas do Rio’, que tem patrocínio da Águas do Rio e Instituto Aegea, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e é uma realização do Lona na Lua, Ministério da Cultura e Governo Federal.

O projeto contempla estudantes de escolas públicas e até agora já beneficiou 8,2 mil alunos. Itaocara é a oitava cidade atendida dentro de um calendário, que segundo o diretor Zeca Novais, democratiza a arte em todo o estado. “O projeto cumpre o seu objetivo de levar arte aos quatro cantos do Rio de Janeiro. Alguns municípios não contam com teatro, nem cinema. Estimular o aprendizado através do teatro e associar eventos artísticos à educação é uma característica forte desta ação. Estamos muito felizes com o resultado”.
Em Itaocara, o Lona na Lua se apresentou na quadra municipal para as escolas: E. M. E. I. Jaysa Vieira Pinheiro, C. M. Prof. Nildo C. Nara, C. M. Teotônio Brandão Vilela, Creche E. M. Tia Dorothéa, E. M. João Manoel dos Santos, E. M. Profª Tereza Mangelli, Creche E. Tia Norma, E. M. José Maria de Almeida, E. M. Maria Alice Soares da Gama, E. M. Dr. Péricles Correa da Rocha, E. M. Deputado José Sally, E. M. Coronel José Antônio Teixeira, E. M. Ana Leopoldina, Escola Municipalizada Prof. Genésio Maurício de Aguiar e Associação Pestalozzi de Itaocara.

Ao todo, o Lona na Lua vai percorrer 12 cidades e apresentar a peça para milhares de estudantes. Inicialmente, a estimativa era alcançar 9,6 mil crianças, mas esse número deve chegar a cerca de 13 mil. Todas as 48 apresentações contam com uma intérprete de LIBRAS para traduzir o espetáculo, além de visita guiada para crianças com deficiência (PcD) aos bastidores da apresentação.

Nos dias 24 e 25 de outubro, o projeto visita a cidade de Duas Barras e promete divertir centenas de crianças. “Cada viagem se torna mais especial que a outra. Ver o brilho nos olhos das crianças é muito bonito. Nos aguardem, Duas Barras. Estamos chegando!”, finaliza a Assistente de Direção Jéssica Vieira.

Fonte: Ascom/Lona na Lua

domingo, 29 de setembro de 2024

O riobonitense até desconfia do estrangeiro, mas não é “xenófobo”

A disputa política em Rio Bonito/RJ está atraindo pessoas de outros centros para o nosso território. O bairrismo é característica nossa e certa desconfiança com “estrangeiros” também. Por vezes declarações infelizes geram até alguma antipatia. Nos últimos dias, por exemplo, alguém que entrevistava um dos candidatos a prefeito da cidade deu uma declaração que desagradou. Estou falando da história dos “fuzis e carro blindado”.

A mim em particular essa declaração incomodou bastante. Mas é preciso ter equilíbrio para que o zelo com a nossa terra não se transforme em “xenofobia”. E o que é “xenofobia”? É aversão, medo, preconceito, hostilidade ou rejeição a pessoas e grupos percebidos como estrangeiros ou diferentes.

Embora eu tenha ficado muito incomodado com a declaração do tal entrevistador e seja característica riobonitense certa desconfiança com estrangeiros, a “xenofobia” não é uma característica nossa. Aliás, não são poucos os estrangeiros que ajudaram a construir a sociedade riobonitense. Sírio-libaneses, portugueses, espanhóis, italianos, japoneses, entre outros; são muitos os estrangeiros no processo de consolidação da sociedade riobonitense.

E para provar que a “xenofobia” não é um traço de Rio Bonito, eu gostaria de lembrar novamente que nesse fim de semana (27-29/09), o nosso território está recebendo o 42º Congresso dos Músicos Batistas Fluminenses. Sediou o evento a Primeira Igreja Batista (PIB) de Rio Bonito. A postura dos “estrangeiros” organizadores do congresso me impressionou.
O site do evento (https://ambf.com.br/congresso/?page_id=47) chamou a minha atenção porque além de promover o congresso também promoveu Rio Bonito. A imagem que acompanha esse texto é o print do site, especificamente a aba onde estão publicadas fotos de cantinhos conhecidos do nosso município.

Penso que é dessa forma que o estrangeiro deve se comportar no território alheio. Mamãe nos ensina, desde pequenos, que quando visitamos a casa dos outros precisamos demonstrar respeito, educação e saber se comportar. Também é ensinamento de mamãe que devemos receber bem quem nos visita.

O site do 42º Congresso dos Músicos Batistas Fluminenses fez um descritivo interessantíssimo, realçando que Rio Bonito conta com uma série de atrações. Fala da arquitetura colonial e da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, erguida no século XIX, “um exemplo notável desse patrimônio arquitetônico”.

Também ressalta as opções de lazer ao ar livre, as trilhas, as cachoeiras e a rica e diversa fauna e flora. Frisa ainda a gastronomia local ressaltando que “os visitantes podem se deliciar com a famosa culinária caipira e as delícias da cozinha regional”, entre outras considerações que despertam a curiosidade de quem ainda não conhece Rio Bonito.

Tenho certeza que cumprimentando e agradecendo o pastor, Luciano Cozendey; líder máximo da PIB de Rio Bonito, eu estou cumprimentando e agradecendo extensivamente os batistas locais e visitantes que aqui estiveram nesse fim de semana. Como dito no início, o riobonitense não é “xenófobo”, mas se aborrece quando vê o seu território recebendo classificações injustas, exageradas e mentirosas. Por outro lado, alegra o riobonitense ver a agenda positiva da cidade sendo percebida e propagada. Gratidão e vamos em frente! #flavioazevedo

Onde estão os fuzis?

Onde estão os fuzis? Cadê a violência desenfreada que está forçando as pessoas de Rio Bonito/RJ andar de carro blindado? Vou fazer outras perguntas: quem é o sujeito que além de não conhecer Rio Bonito, abre a boca para falar uma sandice dessas? Tenho mais perguntas: cadê as autoridades de Rio Bonito, que diante de uma declaração tresloucada como essa ainda não se pronunciaram repudiando essa fala?

Prefeitura, Câmara de Vereadores, Polícia Civil, Polícia Militar, instituições de classe como OAB, CDL... Todos precisam se posicionar diante dessa fala mentirosa que desvaloriza nosso território. Não é uma declaração inocente e cria na cabeça de pessoas sem cérebro e/ou que não conhecem Rio Bonito, uma imagem deturbada do município. Vou preferir acreditar que as autoridades ainda não viram essa maluquice que foi dita sobre nosso território.

E como ninguém até agora se pronunciou, na condição de Conselheiro Municipal de Turismo, na condição de integrante da Associação Turística do Município, na condição de profissional da área do Turismo (gerencio uma pousada e sou condutor de visitantes) e na condição de alguém que nos últimos cinco anos busca mostrar as belezas de Rio Bonito e suas potencialidades, eu decidi responder essa declaração descabida que prova em definitivo que muita gente daqui e de fora não conhece o município.

O tráfico é uma multinacional que está presente em todo mundo. É uma organização forte com presença em todos os segmentos da sociedade. Rio Bonito, como qualquer cidade do planeta, tem representatividade dessa organização. Agora, dizer que tem gente portando fuzil para todo lado ao ponto das pessoas terem que andar de carro blindado para se proteger... Isso é mais do que um exagero... É uma ofensa aos riobonitenses.

Há cerca de cinco anos estou junto de alguns amigos buscando apresentar Rio Bonito como um destino interessante para o Turismo, para visitação, para receber excursões, para realização de eventos... Podemos ganhar qualquer dia o título de “Cidade dos Casamentos”, porque pessoas de todo Rio de Janeiro estão vindo casar em Rio Bonito. Escolhem vir para cá, entre várias razões, por conta da tranquilidade que nossa cidade oferece.

Agora veja você... Enquanto profissionais de variados segmentos potencializam as qualidades de Rio Bonito, alguém que conhece patavinas do nosso território fala algo que não é só exagero. É mentira. Não têm pessoas portando fuzil nas ruas de Rio Bonito. Não tem ninguém andando de carro blindado por aqui por conta da insegurança. Quem usa esse tipo de proteção é deslumbrado, quer aparecer ou simplesmente precisa por passar regularmente por territórios que exige essa medida.

Eu conheço Rio Bonito. Conheço o nosso território em todas as suas extremidades. Conheço nosso sertão, os nossos mirantes, conheço cada cume da cordilheira de montanhas da Serra do Sambê. Na condição de quem conhece o município de ponta a ponta, eu convido você a vir visitar Rio Bonito. prepare-se para ficar impressionado com a “Cidade Risonha”, que tem sim os seus problemas, precisamos dar solução para que ela fique ainda melhor, mas trata-se de um dos territórios mais lindos da Região Turística Caminhos da Mata.

Eu sei que estamos em período eleitoral. Sei que esse é um momento de mentiras, exageros, promessas, brigueiro, lorota e também sei que tudo isso faz parte do jogo. Mas, por favor, usem essas ferramentas sem atrapalhar o trabalho sério de profissionais e grupos que estão comprometidos de verdade com Rio Bonito e seu crescimento. Aliás, se puderem fortalecer a agenda positiva de Rio Bonito, suas potencialidades e trazer soluções para nossas vulnerabilidades, sem desvalorizar o produto Rio Bonito... Isso seria também de grande ajuda! Gratidão e vamos em frente! #flavioazevedo

Munir Calil promove show “Interpretando com Elas”

O teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Bonito/RJ recebeu nessa sexta-feira (27/09), o show “Interpretando com Elas”. Idealizado e produzido pelo ator e cantor, Munir Calil; que recebeu cantoras riobonitenses que têm alguma história com ele ao longo da sua carreira artística. Subiram ao palco, Gabi Castilho, Faela Rocker, Cirinha Velloso, Sheila Sá e Paula Brito. Uma profusão de ritmos e estilos marcou a noite e levantou o público que lotou as dependências da casa. Vamos em frente! #flavioazevedo


quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Fluminense cai diante do Atlético/MG e deixa lições

O Clube Atlético Mineiro jogou uma partida próxima da perfeição na noite dessa quarta-feira (25/09) contra o meu Fluminense, pelas quartas de final da Copa Libertadores. A partida foi disputada em Minas Gerais. Tirando o pênalti defendido pelo excelente Fábio (perdido por Hulk), tudo deu muito certo para o time mineiro. É difícil exigir razoabilidade do torcedor, mas vamos admitir: não foi só a covardia do Fluminense que decidiu a parada para os mineiros. O Atlético fez uma partida que beirou a perfeição! Deixaram tudo em campo!

Tricolores estão inconformados com a eliminação (natural), mas sejamos razoáveis e honestos: hoje, o Atlético jogou muita bola. Anulou o Fluminense. O técnico deles que não é bom, hoje, foi muito bem e deu o tal “nó tático” no técnico tricolor. Há muito tempo o Atlético não fazia uma partida tão encaixada. Não é só uma questão de covardia do Fluminense (Flu foi conservador sim), mas o Atlético jogou bem d+. Não reconhecer o mérito do adversário é uma das piores características da raça humana!

Aos torcedores do Fluminense que não conseguem ter maturidade para reconhecer a superioridade do adversário e aceitar que um dia o time do seu coração pode tomar um sapeca iaiá, porque isso faz parte do Futebol, eu gostaria de convidá-los a revistar a final do Campeonato Carioca de 2023, quando o Fluminense jogou tudo que podia e mais um pouco contra a forte equipe do Flamengo e sagrou-se campeão.

Terminado aquele FlaxFlu, os flamenguistas estavam revoltados, falaram um monte a respeito do time deles, a diretoria mandou o técnico Paulo Souza embora... Se comportaram como se o Flamengo tivesse perdido para um time de várzea. Aqui acrescento que por conta de certa soberba esquizofrênica, natural ao torcedor, ignoraram que naquela tarde o Fluminense fez uma partida quase perfeita... Jogou tudo que podia e venceu.

Não reconhecer o mérito do outro é uma lástima! Penso que só gente sem saúde mental não consegue reconhecer quando o outro é superior, seja no Esporte ou na vida. Nem sempre é possível vencer, ser o melhor. Derrotas, infortúnios e frustrações fazem parte da vida e do Futebol. Por isso esse desporto é tão apaixonante.

Nessa fatídica noite de quarta-feira, diante do Clube Atlético Mineiro, o Fluminense foi o Flamengo da final do Carioca de 2023. O Atlético simplesmente não deixou o Fluminense jogar e seus atletas deixaram tudo em campo. Os criativos, Áreas e Ganso; foram anulados os 90 minutos. O Atlético jogou o que não jogava há muito tempo.

Agora é concentrar no resto da temporada, porque o grande título do Fluminense em 2024, segundo Thiago Silva (e eu concordo com ele): “é permanecer na elite do Brasileirão”, depois do primeiro turno horroroso que o time fez. Eu acredito ser muito possível, sobretudo estando fora das Copas. Vamos em frente e saudações tricolores! #flavioazevedo

“Tempo de Mudança” na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa quarta-feira (25/09), Dia Nacional do Rádio, está no ar. Hoje, fazendo reflexões a respeito do “tempo de mudança” que chega a Rio Bonito. Você acompanha essa tendência ou prefere a tradição da tranquilidade? A mudança que o riobonitense raiz não deseja é patrocinada pela sociedade dominante. São figuras que confabulam e corrompem no conforto do anonimato oferecido pelas sombras, mas publicamente posam de inocentes e indignados. Vamos em frente! #flavioazevedo


Fala Rio Bonito Podcast – Andrezinho Shock o Poeta do Funk

O 36º episódio do Fala Rio Bonito Podcast dessa terça-feira (24/09) dialogou com Andrezinho Shock, sua carreira, influências, passagem pelo Futebol profissional, histórias e causos da luta até o reconhecimento do público de todo Brasil que o consagrou “Poeta do Funk”. Entrevista disponível em nossa Fanpage e YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=npr_cg6yQss). Vamos em frente! #flavioazevedo

Alex Sertanejo e sua carreira na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa terça-feira (24/09) está no ar. Hoje, recebendo o cantor e compositor, Alex Sertanejo. Em pauta a carreira de 32 anos de sucesso, reflexões a respeito do meio artístico, canções, letras, atualidades no segmento, o efeito da internet e da tecnologia no meio musical, entre outros. Vamos em frente! #flavioazevedo


segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Show "Interpretando com Elas" na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa segunda-feira (23/09) está no ar. Hoje, pautando a bagunça ocorrida no Centro de Rio Bonito na manhã do último do sábado (21). Hoje também estamos recebendo o cantor e promoter de eventos culturais, Munir Calil; que nessa sexta-feira (27), no teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Bonito, a partir das 20h30min, promove o show "Interpretando com Elas". Ingressos através do telefone (21) 98485-8599 (WhatsApp). Vamos em frente! #flavioazevedo


Bem vindos ao tempo da “mudança”!

Ao longo dos últimos anos cresce em Rio Bonito o desejo por “mudança”. Essa vontade e os discursos nessa direção ecoam mais alto nos períodos eleitorais como esse que estamos atravessando. Ao que tudo indica o “tempo de mudança” chegou. O principal indicativo disso é a presença de uma personagem política que não é riobonitense raiz participando do processo eleitoral (candidato a prefeito) com reais chances de vencer.

Para o riobonitense raiz alguém de fora participando da política local sempre foi algo inadmissível. Mas com o passar do “tempo” um processo de “mudança” foi iniciado. O primeiro nome ‘estrangeiro’ a figurar de forma significativa em Rio Bonito e quebrar esse bairrismo aconteceu com a médica veterinária, Solange Almeida; que para se inserir no cenário político de Rio Bonito precisou se travestir de riobonitense. Fixou residência no interior do município (Catimbau) e começou ajudar aquela gente que só era lembrada em período eleitoral. Solange foi percebida e abraçada por um riobonitense raiz, o ex-prefeito, Aires Abdalla; que a lançou na política.

Nesse ponto se faz necessário entender o comportamento da sociedade riobonitense. Até muito pouco tempo, para ingressar na política, no comércio ou na vida social em Rio Bonito, um ‘estrangeiro’ obrigatoriamente tinha que chegar de mãos dadas com um ‘nativo’. Sem esse “passaporte” o risco de não ser aceito pela “sociedade riobonitense” era grande. O “de fora” era submetido a uma espécie de estágio probatório. Seus interesses e objetivos eram analisados, sua linha política e pretensões investigadas. Caso ele não demonstrasse ameaça ao status quo, aos grupos e famílias dominantes e fosse entendido como alguém “controlável” estava apto a ser recebido pela “sociedade riobonitense”.

A médica veterinária, Solange Almeida; entendeu esse jogo, se mostrou dócil (os dominantes adoram esse perfil) e aproveitou um vácuo na hierarquia política (falecimento de Bidinho) para chegar a Prefeitura de Rio Bonito em 1997. Aproveitou que o saudoso, Felix Jorge; favorito naquela eleição, apresentou uma vice que não era controlável e venceu. Por conta do perfil desinteressado e aparentemente controlável, Solange conseguiu três mandatos de prefeita e inaugurou novos tempos e novas práticas na política local.

Seu grande rival, o ex-prefeito, José Luiz Antunes (Mandiocão); filho da terra, apesar de centralizador e teimoso também é controlável. Se o controle vem de pessoas da sua confiança ele nem percebe estar sendo dominado. A sociedade dominante revezou a dupla Solange/Mandiocão no comando de Rio Bonito por quase três décadas. A dupla usou práticas até então condenadas pelo riobonitense raiz. Por exemplo, trazer ‘estrangeiros’ para ocupar funções relevantes da administração pública. E o riobonitense foi acostumando com os ‘alienígenas’.
Durante esse tempo, na Câmara Municipal, nenhum estrangeiro conseguiu ser vereador. A sociedade dominante e a dupla Solange/Mandiocão sempre trabalharam para formar um Legislativo dócil, manipulável e com figuras dispostas a fazer o jogo sujo da classe dominante sem que ela aparecesse. Esse modus operandi já era prática nos tempos da dupla Bidinho/Aires e permaneceu no período Solange/Mandiocão. Ao longo de 60 anos a sociedade dominante não formou novas lideranças. Os líderes quem conseguiram superar o controle dos dominantes acabaram tendo trajetórias claudicantes, desqualificadas e por vezes sabotadas.

O estupendo pensador italiano, Nicolau Maquiavel; escreveu que “um reino dividido é fácil de ser conquistado”. Parece que depois de 60 anos alguém descobriu essa vulnerabilidade na então inexpugnável sociedade riobonitense, decidiu confrontar os dominantes, enfrentar os seus tentáculos e encarar a guarda pretoriana dos dominantes.

Independente das intenções do ‘alienígena’, esse agente externo está sendo acolhido por muitos ‘nativos’ e a culpa é da sociedade dominante. Não perca tempo culpando os políticos, porque eles, seja no Executivo e no Legislativo, são meras ferramentas da sociedade dominante. Funcionam como misseis teleguiados. A verdade é que a sociedade dominante treme diante da possibilidade de ter alguém sem amarras locais (parentesco, amizade, consideração por favores e razões inimagináveis). O estrangeiro impõe tanto medo à sociedade dominante que ela insufla suas ferramentas contra qualquer possibilidade de mudança.

Eu sinceramente não sei se vai “mudar” na eleição de 06/10/2024... Mas garanto ao amigo leitor que essa não será a última invasão “alienígena” ao território de Rio Bonito. Se não acontecer agora não é possível precisar por mais quanto tempo o “modo raiz riobonitense” vai resistir, uma vez que há décadas estamos carentes de soldados leais e lideres valorosos. Afinal, ao longo de 60 anos a sociedade dominante não permitiu a criação de bons soldados e a formação de líderes determinados e arrojados. Agora aguenta cambada! Conseguiram evitar as novas lideranças locais, mas correm o risco de perder o poleiro para os ‘alienígenas’. Vamos em frente! #flavioazevedo

Movimento Norte Amarelo movimenta fim de semana em Rio Bonito

Manhã desse domingo (22/09), o Parque Natural Vale Verde e Praça Aécio Mansur, no bairro Green Valley, em Rio Bonito/RJ, recebeu o Movimento Norte Amarelo. As atividades começaram com Treino Funcional de 5 km que promoveu um conjunto de atividades (corrida e caminhada). Brindes foram distribuídos entre os participantes. A iniciativa do evento, que contou com inúmeros parceiros, é da Academia Norte, uma das referências em Educação Física, em Rio Bonito. Os participantes “amarelaram” as ruas da cidade durante a atividade. A inscrição foi 5 kg de alimento. Vamos em frente! #flavioazevedo


Minha Lorena e o Clube de Desbravadores

Nesse domingo (22/09) estive na Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) de Rio Bonito acompanhando mais uma atividade do Clube de Desbravadores. A preletora da noite foi a minha filha Lorena, que trouxe reflexões sobre Sansão, personagem bíblico que oferece várias lições, sobretudo para os jovens. Sansão foi desobediente a aliança que tinha com Deus e negligente a função de juiz do povo hebreu.

A programação da noite finalizou a Semana de Evangelismo dos Desbravadores, que começou na última quarta-feira (18).

Mas quem são os Desbravadores e qual a finalidade desse departamento? São meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos que se reúnem semanalmente para desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.

Vibram com atividades ao ar livre. Gostam de acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas e cavernas. Aprendem cozinhar ao ar livre, fazer fogo sem fósforo, demonstram habilidade para variadas atividades e aprendem valorizar disciplina, organização e senso de equipe através da ordem unida (Civismo). Aprendem a se abster do fumo, do álcool e drogas em geral e manter em equilíbrio a saúde física, mental e espiritual.
Os clubes são divididos internamente em unidades (obedecendo a lógica das infantarias militares). Os membros adultos, jovens e crianças trabalham em equipe procurando ser úteis à comunidade. São treinados para prestar socorro em calamidades, estão preparados para participam de campanhas comunitárias e ajudar pessoas carentes. Em tudo são estimulados a desenvolver amor a Deus, a Pátria, a família, ao Clube de Desbravadores e fazer amigos.

Os Desbravadores estão presentes em mais de 160 países. São 90 mil sedes e cerca de 1,5 milhão em todo mundo. Como programa oficial da IASD existe desde 1950, sendo a participação franqueada a meninos e meninas de qualquer credo religioso. A ideia do Clube de Desbravadores originalmente nasceu em 1919, com Arthur Spalding; que organizou um clube juvenil de "Escoteiros Missionários" inspirado no escotismo idealizado pelo reverendo, Robert Baden-Powell.

Inicialmente Spalding queria somente oferecer aos filhos adolescentes e seus coleguinhas, atividades que os desafiasse e estimulasse a criatividade deles. Certamente nunca imaginou que 105 anos depois essa ideia alcançaria 1,5 milhões crianças e adolescentes em todo mundo. Vamos em frente! #flavioazevedo

Meu Batman Day

O Batman Day, quando se celebra o aniversário do Batman, é celebrado em 21/09. O “Cavalheiro das Trevas” ou “Vigilante Noturno”, alcunhas do “Homem Morcego”; é um dos super-heróis mais famosos do mundo. Sua primeira aparição foi em 1939 na revista Detective Comics #27, publicada pela DC Comics. O Batman foi criado pelo desenhista, Bob Kane; e sua história é obra do escritor, Bill Finger.

O Batman Day foi celebrado pela primeira vez em 2014, para homenagear os 75 anos da estreia do herói nas tirinhas da DC. Nesse sábado (21/09), quando ele completou 85 anos eu nem pude homenagear o personagem fictício que mais curto e tenho prazer de dar vida em eventos e atividades educativas.
Esse ano, o Farol Santander, um dos ícones culturais de São Paulo, foi transformado em Gotham City para comemorar os 85 anos do Batman. Até o próximo dia 28 de setembro os fãs do Cavaleiro das Trevas podem mergulhar no universo do Homem Morcego com uma série de eventos e atrações temáticas. O grande destaque aconteceu exatamente nesse sábado (21), quando rolou até Bat-sinal nos céus paulistanos, numa referência a magia do Batman. Vamos em frente! #flavioazevedo

domingo, 22 de setembro de 2024

Agora, um pouco de história de Rio Bonito...

Em 1884, uma insurreição de riobonitenses e de capangas dos Portela, família dominante da sociedade riobonitense da época, retirou da cadeia pública o escravo alforriado, Manuel Samburá; e o trucidou em praça pública para vingar a morte do fazendeiro, José Fonseca Portela; assassinato por Samburá com golpes de inchada.

Samburá fugiu da cena do crime, mas havia se apresentado ao delegado, Marcírio Mendonça Santos; delatado outros três escravos que participaram do crime (Venâncio Grande, Manoel Rosa e Felipe Ingabé) e revelado  ter sido estimulado a matar José Fonseca Portela pelo agente dos Correios da localidade de Boa Esperança, José Espíndola. Mesmo assim, a revelia da polícia, o preso foi retirado da cadeia pelas pessoas de bem da ‘sociedade riobonitense’, morto e despedaçado em praça pública.

Outro fato: o meu avô contava que quando ele era criança, ele não sabia precisar a data, houve um confronto generalizado entre Batistas e Católicos no Centro de Rio Bonito. Havia uma igreja Batista no sertão da Serra do Sambê. A família do vovô e todos os vizinhos do alto da Serra do Sambê congregavam nesse templo.

“Certa ocasião, sabe?” - era assim que meu avô iniciava suas histórias - aqueles batistas vieram ao Centro de Rio Bonito. Meu avô dizia que estava acontecendo uma procissão. Por ser criança, ele não tinha lembranças exatas, mas ele acreditava ser o Dia da Padroeira de Rio Bonito (08/12), “porque era feriado (o que atraiu os sertanejos batistas para cidade) e por conta da procissão”.

Em determinado momento um daqueles batistas gritou alguma coisa pejorativa em direção a procissão. Vovô contava que essa provocação despertou a ira dos católicos e eles vieram pra cima dos batistas. Uma briga generalizada começou e os batistas (homens, mulheres e crianças) foram escorraçados serra acima. A carreira que tomaram foi até perto de seus sítios.

Se meu avô nasceu em 1902 e ele dizia ser criança na época desse fuzuê, seria razoável afirmar que esse ocorrido se deu em 1909 ou 1910, quando ele tinha entre sete e oito anos. Ele contava que aos 10 anos, em 1912, já trabalhava e ressaltava que esse fato aconteceu num tempo que ele ainda não trabalhava.

Outro fato: em 1919, na Câmara Municipal de Rio Bonito, durante uma disputa de presidência do Legislativo (à época a Câmara tinha também atribuição de poder Executivo), o capanga do coronel Ramiro Pereira, um dos postulantes à presidência, baleou e matou o vereador, Joaquim de Castro; que teria dado voto decisivo contrário a Ramiro Pereira, figura dominante da época.

Outro fato: em 1962, assaltantes do Banco Predial, localizado no Centro de Rio Bonito (Rua XV de Novembro), foram encurralados e executados um a um. Caminhões foram parados nas saídas da rua e enquanto os assaltantes tentavam fugir, de cima das casas e prédios os riobonitenses alvejaram os assaltantes. Todos foram mortos.

Fato recente: na manhã desse sábado (21/09/2024), aconteceu uma bagunça no Centro de Rio Bonito. A confusão envolveu grupos políticos e seus simpatizantes. Diante desse ocorrido chama a minha atenção a reação de algumas pessoas que certamente não conhecem com profundidade a história do município.

Assustados e com olhar de espanto, “porque Rio Bonito é terra de gente pacata e ordeira” (rsrsrsrsrs) esses desatentos a história riobonitense estão falando e escrevendo que “nunca ninguém viu isso acontecer por aqui”. Lorota! Por aqui impera o falso moralismo e um bom mocismo ‘fake’. Já vimos acontecer sim, são fatos registrados e foram coisas muito pior que essa briga de torcida que aconteceu na manhã desse sábado. Ou seja, menos, por favor! Bem menos!

Vamos em frente! #flavioazevedo

Campanha Setembro Amarelo, depressão e ideação suicida pautas do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa sexta-feira (20/09) está no ar. Hoje, pautando a campanha Setembro Amarelo e os temas depressão e ideação suicida. Acontecendo de modo itinerante, o programa visitou na Pousada e Restaurante AmanhaSer da Terra e dialogar a respeito desses temas com o médico João Jorge Cabral Nogueira. Resiliência, resignação, ressignificação de experiências ruins também foram questões pensadas com o entrevistado. Vamos em frente! #flavioazevedo


sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Flamengo e Peñarol pela Copa Libertadores 2024 e a mídia estrábica

O Flamengo foi derrotado pelo Peñarol nessa quinta-feira (19/09), no Maracanã, em jogo válido pelas quartas de final da Copa Libertadores. O time uruguaio venceu pelo placar de 1x0. É claro que o flamenguista está “P” da vida com o resultado e os culpados começam a ser procurados e apontados. O elenco do Flamengo é superior ao do Peñarol, mas qualquer pessoa acostumada com o Futebol sabe que isso não é suficiente para ser vitorioso.

O culpado preferido para a derrocada rubro-negra dessa quinta-feira é o treinador Tite. Foi xingado no fim da partida, hostilizado pelo torcedor, execrado pelos youtubers flamenguistas no pós-jogo... Não precisa ser um analista para entender que o Flamengo não tem um bom time, apesar do elenco milionário. E aqui se faz necessário lembrar que “time” é uma coisa, “elenco” ou “plantel” de jogadores é outra. Ao longo da história do Futebol nós cansamos de ver grandes elencos que formaram times sofríveis e elencos fracos e/ou medianos que se tornaram times inesquecíveis. O próprio Flamengo tem vários desses exemplos ao longo da sua história.

Mas está na mídia, nos meus colegas jornalistas, o grande mau que por vezes aniquila o Flamengo. Está na imprensa o nascedouro do que chamo “megalomania” do flamenguista. É que a análise jornalística do time do Flamengo é desonesta, seja para criticar ou enaltecer. As contratações, os movimentos da diretoria, a vida pessoal dos atletas, tudo é sempre acima do tom. Antigamente porque queriam vender jornal, hoje, porque querem ter cliques nos sites e redes sociais.

Para colocar as coisas no seu devido lugar é preciso lembrar que no Futebol, o quesito “camisa”, “tradição”, “tamanho da torcida” são também determinantes para se alcançar vitórias. O flamenguista sabe disso. E o Peñarol não é uma baranga qualquer. É um dos grandes do Futebol sul-americano e do Futebol mundial. Esse clube foi cinco vezes campeão da Copa Libertadores (1960, 1961, 1966, 1982 e 1987) e três vezes campeão do mundo (1961, 1966 e 1982). O Peñarol é do tamanho ou maior que o Flamengo.

Todavia, como estamos falando do Flamengo, a mídia apresenta o Peñarol ao flamenguista como se fosse um clube de várzea. Galera, metade da população uruguaia torce pelo Peñarol. O Flamengo é chamado de “nação” por ser a maior torcida do Brasil, mas esse quantitativo está muito longe de ser metade do país. Já o Peñarol é a paixão de metade do povo uruguaio. Dá para perceber a dimensão disso?

Fosse o adversário do Peñarol qualquer outro time brasileiro e ele entrasse em campo com o time Sub-11, a imprensa tupiniquim iria destacar todos esses detalhes históricos do Peñarol, ressaltaria a grandeza dos uruguaios, falariam outra vez do “Maracanazo”, quando o Uruguai ganhou o Brasil na final da Copa de 1950 e criariam um clima de apreensão para o torcedor. Mas como o adversário é o Flamengo, o grande Peñarol é apresentado como se fosse uma agremiação esportiva qualquer.

Quanto ao treinador Tite, cantado em prosa e versos pela mídia, eu gostaria de revisitar a demissão do Renato Gaúcho quando esteve no Flamengo. Talvez Renato tenha sido o melhor treinador do Flamengo depois que Jorge Jesus foi embora. Teve resultados muito mais relevantes que o Tite. Conseguiu formar um bom time e perdeu aquela fatídica Copa Libertadores por falha individual de um atleta. Todavia, Renato Gaúcho gosta de usar óculos de sol, gosta de mulher e o mais grave: votou em Bolsonaro... Essas escolhas, sobretudo o voto em Bolsonaro, causam asco nas figuras que transitam na mídia. Resultado? A imprensa encheu tanto o saco, insuflou tanto o torcedor contra o Renato, que ele acabou demitido.

Já o Tite é da patota. Ao longo dos últimos anos fez várias declarações de amor ao Lula e ao PT... Atitudes que a mídia acha uma gracinha. Aliás, qualquer um que se identifica com o espectro de esquerda a velha imprensa sempre defende e/ou passa pano. Penso que somente uma hecatombe faria a mídia cavar a demissão do Tite. Inclusive, os argumentos que estão mais para “passada de pano”, por exemplo, vários atletas lesionados, jogadores estrangeiros que estão sempre servindo a seleção do seu país, já estão sendo apresentados.

Em fim, que o Flamengo reverta esse cenário e consiga superar o Peñarol em Montevidéu; que o Botafogo despache o São Paulo no Morumbi; e que o meu Fluminense supere mais uma vez o Clube Atlético Mineiro, dessa vez em Belo Horizonte. Vai ser bem bacana ver três cariocas nas semifinais da Copa Libertadores. Vamos em frente! #flavioazevedo

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Queimadas e incêndios florestais na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa quinta-feira (19/09) está no ar. Hoje, pautando o caso das queimadas e incêndios florestais em todas as regiões do Brasil. Durante o período eleitoral que estamos atravessando, o que candidatos a prefeito e vereador estão falando sobre isso? A sociedade tem essa preocupação ou presta atenção somente na fofoca eleitoral? É urgente mudar a mentalidade “porca” e “motor serra” por uma mentalidade preservacionista. Vamos em frente! #flavioazevedo


EMPRETEC e Festival de Esquetes da FETAERJ na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa quarta-feira (18/09) está no ar. Hoje, pautando temas como o EMPRETEC, que rola na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Bonito amanhã a partir das 18h; e o 11º Festival de Esquetes da Fetaerj que acontece a partir de amanhã e se estende até domingo (22) na Sociedade Musical e Dramática Rio Bonitense, a partir das 19h. Vamos em frente! #flavioazevedo


terça-feira, 17 de setembro de 2024

A Cadeirada do Datena

O nível de puritanismo de determinadas pessoas é muito curioso! Chega ser pueril e/ou senil, a fala de analistas políticos e jornalistas da velha imprensa a respeito de qualquer assunto. Do interior de suas bolhas ideológicas e do conforto dos estúdios climatizados, essas personagens seguem com pose de ‘oráculo’. Esses profissionais ignoram solenemente que as situações olhadas com o tradicional “meu Deus! Que horror!” é puro suco de humanidade e de brasilidade.

Outra verdade é que o cretinismo (doença causada por hipofunção da glândula tireoide) ideológico tem tomado conta da cobertura política no Brasil, no mundo e se espraia também pelas análises a respeito de qualquer outro tema que transite pela pauta do comportamento e dos costumes.

Isso fica muito nítido ao analisarmos a cobertura jornalística das tretas nos debates entre candidatos a prefeito da cidade de São Paulo. Para quem não soube, o apresentador José Luiz Datena agrediu Pablo Marçal com uma cadeira, no debate do último domingo (15/09). Penso que igual aconteceu com Faraó, que mesmo sofrendo com as pragas insistia em manter os hebreus escravizados, os integrantes da velha imprensa seguem igual Faraó com o coração endurecido e não reconhecendo os efeitos da internet e das redes sociais no cotidiano das pessoas.

A condução dos debates, geralmente entre figuras que se hostilizam o tempo todo, expõe certa parvoíce das empresas de informação que organizam esses confrontos. O enrijecimento das regras, estratégia para dominar Pablo Marçal, deixa candidatos bobões gessados e os criativos muito tranquilos para usar tudo que for possível ao seu favor. Políticos e jornalistas ainda não entenderam que lacração pra cima do Pablo Marçal o favorece.

A respeito da cadeirada no Pablo Marçal, ato que deixou jornalistas boquiabertos como se estivessem lidando com monges recém-saídos da clausura. Em particular eu vejo como um caso de desequilíbrio que pode ser vivido por qualquer pessoa. Quem nunca teve vontade de dar uma cadeirada em alguém? Por outro lado, quem nunca provocou um coleguinha igual fez Pablo Marçal? Não podemos aprovar os tais atos, concordo, mas posar de puritano para comentar o assunto é hipócrita e demagogo.

Os debates entre candidatos, surgidos em 1960 nos Estados Unidos, são sim elementos de entretenimento. A mídia não quer que você saiba disso, mas a verdade é essa. Também vale acrescentar que debates no Brasil, sem a interferência dos marqueteiros e maquiadores de comportamento, sempre levarão para frente das câmeras o mais puro suco de brasilidade e do gênero humano. Isso significa que podem acontecer cadeiradas, provocações, xingamentos, exageros, mentiras e aqui entre nós: tudo isso acaba atraindo muito mais a atenção de quem assiste do que as tais propostas, boa parte delas coisas inexequíveis. Vamos em frente! #flavioazevedo

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

“Pitanga com Banana” é ótima opção em Rio Bonito

Se você não conhece o restaurante “Pitanga com Banana”, saiba que esse espaço é um reforço importante para o setor gastronômico e turístico de Rio Bonito/RJ. Programe-se para passar por essa casa que recebe seus clientes nos feriados e fins de semana a partir das 11h.
Localizado em Cachoeira dos Bagres, ver espaço como esses funcionando me enchem de alegria, por serem resultados do fomento ao Turismo que buscamos há anos criar através do Rio Bonito Convention & Visitors Bureau, a associação turística do município. Vamos em frente! #flavioazevedo

Treinão-RB e Onda Verde movimentam o Esporte em Rio Bonito

Nesse domingo (15/09) desportistas do segmento de corrida e caminhada participaram do movimento “Onda Verde” (comemorando o Dia do Profissional de Educação Física), promovido em parceria com o Treinão-RB. 

O complexo natural do bairro Green Valley, que envolve a Praça Aécio Mansur e o Parque Natural Vale Verde, recebeu a concentração e a solenidade de premiação do evento. Mais um espetáculo de atividade esportiva outdoor em Rio Bonito.
O Treinão-RB é uma realização do grupo Corredores de Rio Bonito e rola todo terceiro domingo de cada mês de forma itinerante. Vamos em frente! #flavioazevedo #esporteésaúde #visiteriobonito

“Interpretando com Elas” no palco da CDL em 27/09

No próximo dia 27 de setembro, no teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Bonito/RJ, a partir das 19h30min, o cantor, Munir Calil; sobe ao palco para o show “Interpretando com Elas”, onde receberá artistas como Sheila Sá, Paula Brito, Cirinha Veloso, Gabi Castilho, Faela Rocker. Estamos aguardando apresentações que prometem impressionar o público. 

Também responsável pela produção do “Interpretando com Elas”, Munir afirma que “você nunca viu um show assim”. Informações no número de telefone: (21) 98485 – 8599. Vamos em frente! #flavioazevedo

Transplante, transplantados e atividades pós-transplante no Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa segunda-feira (16/09) está no ar. Hoje, recebendo o transplantado, Márcio Paraíso. Em pauta a vida dos transplantados, como acontece os transplantes, seus protocolos e os eventos esportivos voltados aos transplantados, entre eles a Remada Setembro Verde que rola na manhã do próximo dia 28/09, na Urca, no Rio de Janeiro. Vamos em frente! #flavioazevedo


Começou o 10º Encontro Nacional de Motociclistas Rainhas do Asfalto

Começou nessa sexta-feira (13/09) o 10º Encontro Nacional de Motociclistas Rainhas do Asfalto, que se estende até domingo (15). No palco quebrando tudo uma das bandas presentes no evento, a Thunder Rock. No domingo, além dos shows, haverá exposição de carros antigos e as manobras da audaciosa trupe da Angel’s Wheeling Moto Show. O evento está sendo promovido na Av. Dulce Lopes Garcia, no Centro. Vamos em frente! #flavioazevedo


Conhecendo os 127 candidatos a vereador de Tanguá em 2024

O Programa Flávio Azevedo dessa sexta-feira (13/09) está no ar. Hoje, apresentando os 127 candidatos a vereador de Tanguá. Vale ressaltar que o município conta com três candidatos a prefeito, a saber, Mônica Bicudo (Rede); Rodrigo Medeiros (PL) e Válber Carvalho (PP). Vamos em frente! #flavioazevedo


10º Encontro de Motociclistas Rainhas do Asfalto na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa quarta-feira (11/09) está no ar. Hoje, recebendo Roberto Leal na Estrada e Cacá Freitas lideranças do 10º Encontro de Motociclistas Rainhas do Asfalto que rola em Tanguá nesse fim de semana (13 a 15). 

Na sexta-feira as atrações são as bandas Vernissage, Retrô-Visor, Thunderock e Fabinho do Blues Trio. Já no sábado o público será embalado com Sonora, Clássicos do Rock, Eletric Berry, Tukas Band, Rock Sound Machine e Helenadetroia.Rock.

No domingo, quando também haverá exposição de carros antigos, sobem ao palco, Viny Mendonça Rock, Rota Sound, Time Machine, Edu Gomes e Rafael Redgrave. A audaciosa trupe da Angel’s Wheeling Moto Show também é atração do domingo.

O evento será realizado na Av. Dulce Lopes Garcia, no Centro. Vamos em frente! #flavioazevedo

"Cinquenta: a Travessia Para Plenitude da Vida", na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa terça-feira (10/09) está no ar. Hoje, recebendo a educadora, palestrante, escritora e psicanalista, Luciana Figueiredo. Em pauta o livro "Cinquenta: a Travessia Para Plenitude da Vida", obra que esperamos ser a primeira de muitas da nossa entrevistada. Vamos em frente! #flavioazevedo


5º Encontro de Empreendedores de Posse dos Coutinhos é pauta no Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa segunda-feira (09/09) está no ar. Hoje, a pauta é Empreendedorismo com a presidente do Projeto Mulheres Vencedoras, Fabiana Babo; que está acompanhada do parceiro do projeto Lucas Ribeiro. Também é assunto o 5º Encontro de Empreendedores de Posse dos Coutinhos, no dia 28/09, a partir das 9h. O evento é aberto ao público e entrada franca. Vamos em frente! #flavioazevedo


Pablo Marçal e a falência da Comunicação tradicional

Pablo Marçal é sem dúvida o fenômeno das eleições municipais de 2024. Disputando a Prefeitura de São Paulo na condição de franco atirador, ele enfrenta conglomerados político-partidários que tem ramificações nacionais. A audácia e a boa Comunicação de Marçal fizeram o país olhar para “Terra da Garoa” com interesse e curiosidade. Esperança e desconfiança também são sentimentos comuns entre aqueles que olham os movimentos do empresário. Uma vez eleito, Marçal pode se revelar um grande picareta ou consolidar-se na condição de nova liderança do espectro ideológico de direita.

Essa reflexão, porém, não tem a pretensão de endeusar ou demonizar Pablo Marçal. Escrevo essas linhas para chamar a sua atenção para o modus operandi da Comunicação do empresário e suas estratégias. A impressão que tenho é de estamos diante de um sujeito inteligente, estrategista, que pensa muito rápido e domina como poucos a nova forma de fazer Comunicação.

Destaco a maneira criativa e inovadora com que ele usa a internet e as ferramentas do ambiente virtual, por exemplo, as redes sociais. É nítido que o objetivo principal dele é comunicar-se com o eleitor de forma direta, compreensível e transformar alcance em votos. Está claro também que Pablo Marçal percebeu tendências atuais da sociedade e entendeu que comportamento (usos e costumes), nacionalismo e religiosidade; atraem a simpatia de boa parte das pessoas.

O que chama mais minha atenção, porém, é o quinhão que cabe aos jornalistas. Pablo Marçal é um dos poucos que percebeu a raiva que parte da sociedade nutre por esses profissionais. Atualmente quem enfrenta jornalistas agrada. E não há o que reclamar, porque foram os jornalistas que se meteram nessa situação. Sem nenhum constrangimento eles permitiram que suas paixões ideológicas contaminassem a notícia e o exercício da Comunicação.

Desde 2018, quando o Brasil deixou de ser ideologicamente claudicante, boa parte dos jornalistas se entrincheirou no espectro ideológico de esquerda. Dessa trincheira arquitetaram maneiras de desconstruir o que não passa pelo crivo ideológico de esquerda. Sem nenhum pudor os meus colegas apoiaram movimentos políticos que ferem cláusulas pétreas da Constituição Federal, por exemplo, o direito de ir e vir e a liberdade de expressão.

Noutros tempos, para se informar, a sociedade tinha como único caminho o rádio, os jornais, as revistas e a TV. Embora posem como concorrentes, no fundo trata-se de um consorcio empresarial de Comunicação que visa unicamente seus interesses econômicos e ideológicos. Essa postura foi assumida no período pandêmico quando formaram o “consórcio de veículos de imprensa”.

Por décadas os veículos de informação mandaram e desmandaram na política, no comportamento, na moda, nos discursos, nas preferências... Até que chegou a Internet e suas temidas redes sociais. Essa novidade tornou possível questionar pensamentos dominantes e confrontar discursos. Por outro lado, Internet e redes sociais possibilitaram a desconstrução de oráculos (marcas, coisas e pessoas) que nada mais eram que produtos midiáticos.

Encastelados em suas ideologias e modo de enxergar a existência, a maior parte dos jornalistas está vendo esvair pelos dedos a credibilidade. As redes sociais acabaram com a aura de divindade desses profissionais. Aliás, quanto mais relevante é o empregador mais pedante é o sujeito.

A verdade é que Pablo Marçal está deitando e rolando sobre a teimosia e arrogância dos meus colegas jornalistas, hoje, trocados aos borbotões por ‘youtubers’ e ‘influencers’. Outra verdade é que a corrida eleitoral de São Paulo está mostrando um caminho e para percorrer basta não brigar com os fatos.

Os paradigmas mudam, mais os meus colegas não. Pelo contrario. A maioria se aliou ao pensamento ultrapassado e antidemocrático. É impressionante ver jornalistas tentando nos convencer de que “precisamos regular as redes sociais”, “por limites a Internet” e “plataformas devem ser empasteladas”, simplesmente por primarem pela liberdade de expressão e permitir que pensamentos antiquados a modernidade sejam confrontados. A estratégia derradeira e desesperada é provar que somos néscios e que não temos condições de usar o cérebro sem que tenhamos um oráculo dizendo “saiba porque isso é bom”.

Vamos em frente! #flavioazevedo

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Conhecendo os 128 candidatos a vereador de Rio Bonito em 2024

O Programa Flávio Azevedo dessa sexta-feira (06/09) está no ar. Hoje, juntos, via site do Tribunal Superior Eleitoral apresentaremos os 128 candidatos ao cargo de vereador de Rio Bonito/RJ. Vamos em frente! #flavioazevedo

ADEMIR CHÃ DO RIO DO OURO – AGIR – 36036
ADRIANA AMARAL DOS CACHORROS – DC – 27999
ALAN GAMARRA – MDB – 15000
ALEX DA GUARDA CIDADANIA – 23111
ALEXANDRE GARÇA – AGIR – 36789
ALINE DO PROJETO – SOLIDARIEDADE – 77555
ALIOMAR GUIMARÃES – PL – 22222
ANA MARIA NOGUEIRA – REDE SUSTENTABILIDADE – 18000
ANDRÉ CABRAL – SOLIDARIEDADE – 77000
ANDRÉA FOGAÇA – AGIR – 36888
ANDREIA VIANNA – REDE SUSTENTABILIDADE – 18888
ANDRESSA CARLA – CIDADANIA – 23356
ANINHA BRITO – UNIÃO BRASIL – 44000
ARI QUINTANILHA – AGIR – 36333
BABALU – DC – 27700
BILU DO BASÍLIO – PMB – 35445
BRUNA DE AÉCINHO – CIDADANIA – 23233
BRUNO MARRETA – PV – 43123
CAIO CAVALINHO – PL – 22456
CARLA DA PINACOTECA – DC – 27000
CARLINHOS DA PRAÇA – CIDADANIA – 23444
CARLOS GUARDA – UNIÃO BRASIL – 44044
CÉLIO VELOSO – REPUBLICANOS – 10111
CESAR VITORINO – PSB – 40777
CLAUDINHO DO BUM BUM LANCHES – AGIR – 36000
COMISSÁRIO FERNANDO – REPUBLICANOS – 10000
DAVID CARDOSO – PSB – 40000
DAWSON DA CULTURA – AGIR – 36222
DILON DE BOA ESPERANÇA – PL – 22123
DIÓRLE – CIDADANIA – 23333
DRª CINTIA – PSD – 55000
DRº LUCAS PONCE – PSB – 40321
DUDU – CIDADANIA –  23000
DUDU DA MANGUEIRA – PV – 43000
EDELIR NEGÃO – PL – 22000
EDUARDO MARINS – PL – 22022
ELBA MASCARENHAS – PL – 22110
ELZA RODRIGUES – REPUBLICANOS – 10999
ERICA DO RIO VERMELHO – PSD – 55237
ÉRITON MARRETA DA SERRA – PSD – 55713
FABIO PEDREIRO – PMB – 35035
FAUSTÃOZINHO – PODEMOS – 20123
FELIPE DE RIO SECO – PSB – 40444
FLAVIO CARTEIRO – PT – 13000
GEISON SANTOS – AGIR – 36321
GILBERTO DA SAUDE – DC – 27555
GUDINHO JOGADOR – UNIÃO BRASIL – 44777
HUMBERTO – CIDADANIA – 23123
INDIARA TEIXEIRA – PSB – 40164
ISMAEL DONDO – PV – 43777
JEFFERSON DO TAXI – REDE SUSTENTABILIDADE – 18022
JEFINHO JOGADOR – PSD – 55123
JOSÉ LUIZ VOVÔ – REDE SUSTENTABILIDADE – 18111
JOUBERT BORGES – PMB – 35888
JUNINHO TERREIRÃO – PSD – 55444
JUNIOR ANTUNES – MDB – 15123
KBÇA DA OBRA – SOLIDARIEDADE – 77888
LÉA NEVES – MDB – 15015
LEILA GOULART – PODEMOS – 20222
LETICIA ALFRADIQUE – PSB – 40111
LINDINHO – PL – 22100
LORRAYNE RAYSSA DRª BOIADEIRA – PSD – 55005
LUAN SOUZA – PODEMOS – 20333
LUCIANA BEZZ – PL – 22610
LUIS ALBERTO DO RIO VERMELHO – PSD – 55762
LUIZ DA LUZ – SOLIDARIEDADE – 77601
MAICON ROCHA – MDB – 15190
MARA PERES – PV – 43222
MÁRCIA FAUSTO – PMB – 35777
MARCINHO BOCÃO – UNIÃO BRASIL – 44555
MARCIO CAVALO – UNIÃO BRASIL – 44444
MARCIO PEREIRA – DC – 27177
MARCO AURÉLIO MIGUEZ – REPUBLICANOS – 10234
MARCOS PAULO BARBEIRO – MDB – 15500
MARIANE ABENÇOADA – UNIÃO BRASIL – 44855
MARLENE ASSISTENTE SOCIAL – MDB – 15789
MARQUINHOS DO HAMBURGUER – PMB – 35111
MARQUINHOS LUANDA – UNIÃO BRASIL – 44333
MARTINHA DA LANCHONETE – AGIR – 36111
MAZINHO BOMBA – REDE SUSTENTABILIDADE – 18555
MEL CARDOZO – PSB – 40456
MESTRE JOÃO – PSB – 40034
MICHAEL ROBERT – PL – 22111
MIRILZA ALVES – SOLIDARIEDADE – 77500
MONIQUINHA DA SAÚDE – AGIR – 36444
NALDINHO DO FORRÓ – PMB – 35345
NAZA – REPUBLICANOS – 10987
NELIO PEDREIRO – REDE SUSTENTABILIDADE – 18123
NELMA SÁ – PL – 22333
NELSINHO DO CAJUEIRO – REPUBLICANOS – 10023
NENÉM DE BOA ESPERANÇA – CIDADANIA –  23456
NURIELEN GOULART – UNIÃO BRASIL – 44111
PAULO SERGIO BINHO – PMB – 35001
PEDRO IVO – PODEMOS – 20321
PR.PAULO FREIRES – REPUBLICANOS – 10333
PROFESSOR ADALMIR CARDOSO – CIDADANIA – 23222
PROFESSOR ANDRÉ ARAUJO – MDB – 15555
RAFAEL DO RIO DO OURO – UNIÃO BRASIL – 44123
RAFAEL SODRE – PSD – 55555
REIS – PSB – 40123
ROBERT IECKER – REPUBLICANOS – 10010
ROBINHO DO CAVALO RUSSO – DC – 27127
RODRIGO DA FARMÁCIA – PODEMOS – 20000
RODRIGO DIAS DE JOÃO BIGODE – PSD – 55777
ROLANDO BALBI – MDB – 15678
ROMULO LAJE – REPUBLICANOS – 10123
ROSA – PODEMOS – 20777
ROSE DE VAGUINHO CARTEIRO – SOLIDARIEDADE – 77123
RUAN DO DESEMBARGADOR – PODEMOS – 20122
SAULO DA SAÚDE – SOLIDARIEDADE – 77777
SINEI BARBEIRO – MDB – 15006
SOL DO CAJUEIRO – DC – 27777
TANIO PINTOR – PMB – 35555
TEILOR – SOLIDARIEDADE – 77100
THAIS SIQUEIRA – PODEMOS – 20061
TIA ANA DO SACOLÉ – CIDADANIA –  23449
TIA DA FOTO – MDB – 15065
TIA ELÔ – PSB – 40007
TIELE MORAIS – PT – 13123
VALERIA DOS GATINHOS – REPUBLICANOS – 10100
VANDERLEI ENFERMEIRO – SOLIDARIEDADE – 77133
VINICIUS SILVA UNIVERSITÁRIO – DC – 27277
WAL CARVALHO A WAL DO PANDEIRO – PMB – 35000
WALMECIR DA PADARIA – PMB – 35123
WELINGTON DOIR – SOLIDARIEDADE – 77444
WELINGTON TAVARES BEBE – PSD – 55525
WELLINGTON BELGUES – AGIR – 36123
ZÉ MAGRINHO – UNIÃO BRASIL – 44222

Fonte: site do Tribunal Superior Eleitoral



Noite Gourmet Musical do Instituto Osório & Marins na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa quarta-feira (04/09) está no ar. Hoje, recebendo as idealizadoras e gestoras do Instituto Osório & Marins, Ariane Marins e Fernanda Osório. Em pauta a “Noite Gourmet Musical”, evento beneficente promovido pelo Instituto no próximo sábado (07), no Esporte Clube Fluminense (19h); e ações do Instituto em cerca de três anos de atividade.


Fala Rio Bonito Podcast – Secretário de Saúde Laumar Cidaco

O 34º episódio do Fala Rio Bonito Podcast dessa terça-feira (03/09) recebeu o secretário de Saúde de Rio Bonito, Laumar Cidaco. Há dois meses comandando a pasta, o entrevistado prestou contas do que tem sido feito durante sua gestão, como enxerga a Saúde Pública em Rio Bonito e falou de projetos futuro. Vamos em frente! #flavioazevedo

“Quem não se comunica se trumbica!”

O filósofo pernambucano, Abelardo Barbosa; que a maior parte das pessoas conhece como “Chacrinha”, cunhou o bordão “quem não se comunica se trumbica”. Por que estou escrevendo isso? Porque cada dia que passa aumenta a minha certeza de que a grande falha do governo Peixe é a falta de uma Comunicação mais assertiva com a população. E vale frisar que o prefeito Leandro Netto não é responsável sozinho por essa falha. Todos os seus colaboradores, staffs, conselheiros e equipe de confiança; estão inseridos nessa “falta de Comunicação”, principal nascedouro de boa parte das insatisfações com sua gestão.

Para entender melhor esse cenário é importante refletir a respeito da Comunicação em tempos pós-modernos. A verdade é que as sociedades interioranas ainda não entenderam a importância da Comunicação. É nítido que os adultos não conseguiram enxergar que, sobretudo as novas gerações, estão 24 horas ligadas nas redes sociais. Por falar nelas, as redes sociais, a moçada inserida na política ignora por completo que ela, as redes sociais, estão influenciando a percepção das pessoas. Seja a Política, o mundo corporativo, os usos e costumes, o comportamento, a Ciência ou a Religião... Tudo, hoje, é influenciado diretamente pelas redes sociais. O segmento que mais acusa essa fragilidade é o político, que segue preso aos anos 90 em seus discursos, práticas e modos de comunicar.

Por exemplo, no município de São Paulo, por conta da Internet, das redes sociais e de uma Comunicação assertiva, o candidato a prefeito, Pablo Marçal; está dando um show nos adversários e esculachando os profissionais de Comunicação, um bando de gente arrogante que também está presa nos anos 90, sobretudo por não aceitar que a TV, o rádio e o impresso (jornais e revistas) não têm mais a força de persuasão que tinha num passado recente.
E por ficarem brigando com as ferramentas que a Internet oferece, consumidas com avidez, sobretudo pelas novas gerações, os meus colegas jornalistas estão assessorando mal os seus clientes e chegam a cometer o desatino de apoiar censura e concordar com essa maluquice de regulação da Internet (redes sociais). O argumento pífio e descabido é o “combate Fake News”. Para quem não sabe, “Fake News” é o que nós chamávamos de “boato” na época que não havia internet. Ou seja, isso sempre existiu, a culpa não é da Internet.

Mas voltando ao governo Peixe, nessa terça-feira (03/09), eu entrevistei o secretário municipal de Saúde de Rio Bonito, Laumar Cidaco. Ficou muito nítido que alguém articulado, que tem boa argumentação, que comunica bem, não se intimida com o microfone e nem tem melindres ao ser questionado, consegue domar essa fera – existente somente na cabeça dos políticos – chamada “opinião pública”.

Nunca a Comunicação presencial entre os humanos esteve tão ruim. Essa realidade também é real na relação poder público e sociedade. A Psicologia já definiu que a falta de Comunicação entre casais é a principal razão dos divórcios. Curiosamente, essa é a principal insatisfação no casamento entre governante e governados. “Ele sumiu das ruas!”, “Vinha aqui em casa sempre, nunca mais voltou!”, “Passou por mim esses dias e não falou comigo!”... Essas queixas mostram que a Comunicação desse casal, governante e governados, não está saudável.

Assim como no casamento a falta de Comunicação faz o cônjuge enxergar defeitos que não foram percebidos no namoro, quando os diálogos eram constantes, havia maior intimidade e a temperatura do amor era alta; no casamento entre governante e governados a falta de Comunicação também faz realçar os defeitos, sobretudo porque o “Ricardão” (a oposição), o tempo todo fica assediando o cônjuge insatisfeito com promessas e a clássica frase: “você é muito especial para passar por isso... Eu cuidaria muito melhor de você!”. A metáfora que usei pode até ser engraçado para você, mas é a realidade!

Espero muito sinceramente que não só em Rio Bonito, mas no Brasil e em todos os poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), a forma de enxergar a Comunicação ganhe outros contornos. Que se entenda definitivamente que os tempos são outros, que a Internet e suas ferramentas chegaram para ficar e que o aprisionamento em práticas e discursos dos anos 90 distancia a sociedade, sobretudo os mais jovens, das lideranças de qualquer segmento, porque “quem não se comunica, se trumbica!”.

Vamos em frente! #flavioazevedo

Ideação suicida e valorização da vida na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa segunda-feira (02/09) está no ar. Hoje, recebendo o psicanalista, professor e neurocientista cognitivo, Noel Jorge. Em pauta a campanha Setembro Amarelo que busca conscientizar a sociedade a respeito da ideação suicida e potencializar a valorização da vida. O entrevistado informa um número assustador: “o índice mais alto de suicídio no mundo acontece em indivíduos com idade entre 12 e 18 anos” e comenta o tema da campanha do Setembro Amarelo de 2024: “se precisar, peça ajuda!”. Vamos em frente! #flavioazevedo