segunda-feira, 7 de abril de 2014

Comandante da 3ª CIA da PM critica pouca participação popular no Conselho de Segurança

Victor Hugo Ximenes 
Nem os ativistas que vivem filosofando nas mídias sociais comparecem as reuniões do CCS.
Ocorrida no dia 11 de março, a reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CCS) serviu para oferecer esclarecimentos à população quanto a reivindicações feitas na reunião do mês anterior. Com cerca de apenas dez participantes da sociedade civil, ficou claro que a população riobonitense está preocupada em reclamar, mas somente através das redes sociais. Ou seja, sem qualquer participação efetiva.

O presidente do CCS, José Balbino afirmou, que, de acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo, câmeras de monitoramento serão instaladas em breve em diversos pontos da cidade, assim como quebra-molas no bairro da Bela Vista, o que deve fazer os veículos transitarem em menor velocidade (esses dispositivos já estão sendo instalados).

O Tenente Sodré, comandante da 3ª CIA da Polícia Militar (Rio Bonito), tirou diversas dúvidas sobre os assuntos relacionados a atuação da PM, que “não é responsável por sinalização de trânsito, mas sim por combater à criminalidade”. Ele também criticou a baixa participação popular nas reuniões, pois, segundo ele, “só aparecem uns gatos pingados”.

E foram esses gatos pingados que se assustaram com a notícia dada por ele. Perguntado sobre a possibilidade de aumento do efetivo da PM, a resposta foi que, de acordo com o Secretário Estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, não há previsão para a chegada de novos policiais, pelo menos até 2016, já que a prioridade é mandar os novos recrutas para as Unidade de Polícia Pacificadoras (UPP), no Rio de Janeiro.

A próxima reunião está agendada para o mesmo local, na sede da 35ª Subseção da OAB, na Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira, em frente ao antigo fórum, no próximo dia 8 de abril. É muito importante a participação de todos.

Fonte: Secom/RB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário