terça-feira, 21 de agosto de 2012

IDEB da rede municipal de Rio Bonito continua evoluindo

Flávio Azevedo

Segundo dados apresentados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), do Ministério da Educação (MEC), a Rede Municipal de Educação de Rio Bonito está crescendo acima das metas estabelecidas. O município recebeu a pontuação 4.8 e superou a meta de 4.4 que era o desafio proposto para 2011. A marca supera, inclusive, a meta já estipulada para 2013, que é de 4.7. De acordo com os dados oferecidos pelo MEC, o município saiu de 3.5, no ano de 2005, para os atuais 4.8, quase a pontuação estipulada para 2015, quando a meta será 4.9.

Nas escolas municipais, a melhor pontuação entre as unidades da 4ª série ao 5º ano é da Escola Municipal Paulo Pffeil (5.7). A unidade é seguida pela Jaudeti Curi, de Rio Vermelho (5.3); Serra do Sambê (5.2) e Professor Honesto Almeida de Carvalho (5.0). A pior colocação é da Escola Municipal Sete de Maio, de Nova Cidade (3.8), que só é superada pelas escolas Albino Thomaz de Souza Filho (Conjunto Monteiro Lobato), Castro Alves (Catimbau Pequeno) e Escola Municipal da Posse (Sambê), que não tiveram média na Prova Brasil, segundo o site do MEC.

Entre as escolas que oferecem da 8ª série ao 9º ano, a maior pontuação (4.7) é da Escola Municipal Dr. Astério Alves de Mendonça. A unidade é seguida pelas escolas Professor Honesto Almeida de Carvalho (4.6); Raulbino Pereira de Mesquita, do Parque Indiano (4.5); e Kingston de Souza Mota, no Parque Andréa (4.1). Apenas a Escola Municipal Maria Lídia Coutinho, de Rio do Ouro, não pontuou, também por não ter média da Prova Brasil.

Rede estadual

Já as notícias da rede estadual não são boas. Como aconteceu em 2009, os números alcançados estão abaixo da meta estipulada pelo MEC. A educação estadual em Rio Bonito alcançou apenas 4.4 pontos, e deveria, segundo tabela do IDEB ter alcançado 5.5. Os dados deixam patente que houve regressão na pontuação da rede estadual, que em 2005 alcançou 4.7 e em 2012 registra 4.4

Das escolas estaduais de Rio Bonito, a melhor ranqueada foi o Colégio Estadual Roberto Pereira dos Santos (5.3), seguido pelos Colégios Estaduais Desembargador José Augusto Coelho Rocha Júnior (Bela Vista); e Bernardino da Costa Lopes (Boa Esperança), que alcançaram 4.5 de pontuação. O pior do ranking foi o Colégio Estadual José Matoso Maia Forte (Praça Cruzeiro), que alcançou 3.5 na pontuação do IDEB. As escolas Antonio Lopes Campos Filho (Basílio) e Dyrceu Rodrigues da Costa não pontuaram porque não alcançaram média da Prova Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário