terça-feira, 18 de junho de 2019

Vereador Humberto Belgues tem se consolidado como nova liderança da Região

Flávio Azevedo
Vereador Humberto Belgues durante a posse em 01/01/2019
O vácuo de lideranças, a desconfiança do brasileiro com a classe política e o novo momento político administrativo que se desenha no país; abriu um hiato que pode ser muito positivo para o vereador Humberto Belgues (PSL). Exercendo o seu terceiro mandato, ele assumiu a presidência da Câmara Municipal pela primeira vez em janeiro desse ano. A notícia da escolha de Humberto para comandar o Legislativo foi recebida com desconfiança, sobretudo pelos integrantes do governo Mandiocão. O receio dos governistas nasce no fato de Humberto ser ligado ao grupo político da ex-prefeita Solange Almeida e ter sido eleito, em 2016, no palanque do deputado, Marcos Abrahão. A voz contundente nas críticas a gestão do prefeito José Luiz Antunes; também estimulava essa desconfiança.

Ouvido pela nossa reportagem, o vereador revela que a mudança de atitude na relação com o chefe do poder Executivo não é nada estratégico. “Nas eleições de 2018 o brasileiro sinalizou nas urnas que deseja uma postura diferente dos seus representantes. O político que ignora essa realidade vai acabar perdendo o bonde da historia”, revela Humberto, que de certo modo decepcionou aqueles que contavam que ele faria oposição sistemática ao governo municipal.
– É claro que eu tenho divergências de pensamento com o prefeito José Luiz, ele também tem visão de mundo diferente da minha em vários aspectos e isso normal, porque as pessoas são diferentes. Por outro lado, temos muitas ideias similares e podemos usar isso para buscar o melhor para Rio Bonito. Em vez de explorar nossas diferenças eu prefiro usar as similaridades. Seguimos fiscalizando o Executivo, cobrando as melhorias, apontando o que precisa ser melhorado, mas isso não significa que precisamos ser inimigos como querem alguns. Quando isso acontece quem sai prejudicado é sempre a população – afirma Humberto, acrescentando que ele é vereador e chefe de um poder (Legislativo), o que exige “maturidade e sabedoria”.
O vereador Humberto Belgues entrega Título de Cidadã Riobonitense ao ex-deputado, Alexandre Santos; esposo da deputada federal, Soraya Santos.
A Sessão Solene da Câmara Municipal, na noite do último dia 07/05, por ocasião do aniversário de 173 anos do município, comprova que o presidente da Casa está prestigiado pelos colegas de parlamento, pelo poder Executivo, presença maciça na solenidade; e também por lideranças políticas regionais. Homenageada com Título de Cidadão Riobonitense, a deputada federal, Soraya Santos (PL); enviou mensagem de vídeo para Humberto Belgues e acrescentou que o gabinete dela é uma extensão do gabinete do vereador em Brasília. “Mandei um pedaço de mim para receber a homenagem que me deixou muito feliz”, disse a deputada se referindo ao ex-deputado, Alexandre Santos, seu esposo, que a representou na Sessão Solene.

A liderança do presidente da Câmara, Humberto Belgues; também é percebida na relação com políticos da Região e representantes do governo do estado. A gestão de sucesso a frente do poder Legislativo em Rio Bonito tem levado Humberto a estreitar laços com políticos de Araruama, Tanguá, Saquarema e outros municípios.
– Os problemas que os municípios enfrentam são iguais e foram provocados pelo pacto federativo que precisa ser revisto; pela dificuldade administrativa que o governo do estado tem enfrentado para repassar recursos e isso requer troca de ideias e experiências. É um ajudando o outro a encontrar saída para as mais variadas situações. A administração pública não é para amadores e aventureiros. A política mudou muito, a legislação muda o tempo todo e quem não presta atenção corre o risco de inviabilizar sua vida pública – conclui Humberto.

A Sessão Solene da Câmara Municipal de Rio Bonito está disponível em nosso canal no YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário